Educação Matemática Crítica: Reflexões sobre o ensino da Matemática no Brasil a partir de recortes da História das Ciências
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v8i1.19285Palavras-chave:
Educação Matemática Crítica, Ensino da Matemática, História das CiênciasResumo
O trabalho retrata a função imediatista e o caráter pragmático da matemática no Brasil desde a colonização e seus reflexos no ensino, com a excessiva valorização de métodos e técnicas em detrimento do estudo de conceitos. O texto mostra fatos da história das ciências no Brasil que ilustram a necessidade de uma matemática com estas características para atender aos anseios econômicos e políticos da nação. Os objetivos do artigo são destacar passagens históricas que relacionam a trajetória das ciências no nosso país e o papel da matemática neste processo em diferentes épocas, sinalizar algumas consequências do extremo pragmatismo para a formação dos indivíduos nesta área do conhecimento e realizar uma análise crítica a respeito do ensino da matemática a partir deste contexto. Este estudo é bibliográfico e seu referencial teórico é construído, especialmente, a partir de trabalhos voltados para a história das ciências no Brasil e para o ensino da matemática.
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