Educação Matemática Crítica: Reflexões sobre o ensino da Matemática no Brasil a partir de recortes da História das Ciências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v8i1.19285

Palavras-chave:

Educação Matemática Crítica, Ensino da Matemática, História das Ciências

Resumo

O trabalho retrata a função imediatista e o caráter pragmático da matemática no Brasil desde a colonização e seus reflexos no ensino, com a excessiva valorização de métodos e técnicas em detrimento do estudo de conceitos. O texto mostra fatos da história das ciências no Brasil que ilustram a necessidade de uma matemática com estas características para atender aos anseios econômicos e políticos da nação. Os objetivos do artigo são destacar passagens históricas que relacionam a trajetória das ciências no nosso país e o papel da matemática neste processo em diferentes épocas, sinalizar algumas consequências do extremo pragmatismo para a formação dos indivíduos nesta área do conhecimento e realizar uma análise crítica a respeito do ensino da matemática a partir deste contexto. Este estudo é bibliográfico e seu referencial teórico é construído, especialmente, a partir de trabalhos voltados para a história das ciências no Brasil e para o ensino da matemática.

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Biografia do Autor

Valessa Leal Lessa de Sá Pinto, Universidade Federal Fluminense

Universidade Federal Fluminense (UFF)

Angelo, Grupo Tapevas

Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil (2011). Diretor de Operações do Grupo Tapevas , Brasil.

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Publicado

2025-09-15

Como Citar

Pinto, V. L. L. de S., & Siqueira, A. S. (2025). Educação Matemática Crítica: Reflexões sobre o ensino da Matemática no Brasil a partir de recortes da História das Ciências. TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 8(1), e025032. https://doi.org/10.30612/tangram.v8i1.19285

Edição

Seção

EDIÇÃO TEMÁTICA: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA