Registros de Representação Semiótica de funções quadráticas: uma análise das soluções utilizadas por licenciandos em Matemática
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v8i1.19231Palavras-chave:
Licenciatura em Matemática, Registros de Representação Semiótica, Ensino de MatemáticaResumo
Em meio às dificuldades que os estudantes possuem sobre o estudo e a apreensão do conceito de funções e a importância do conteúdo que interage com diversas áreas do conhecimento, tais como as Ciências da Natureza e suas Tecnologias, e pelo fato de que seu ensino é desenvolvido pelo professor de Matemática, esta pesquisa buscou identificar os tipos de registros de representação semiótica utilizados por licenciandos em Matemática em tarefas sobre funções quadráticas, após momentos de socialização sobre a Teoria dos Registros de Representação Semiótica. A pesquisa foi desenvolvida com discentes do 2.º e 8.º períodos do curso de licenciatura em Matemática de um campus do Instituto Federal do Espírito Santo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, participante, com interação entre pesquisador e sujeitos. Foi possível observar que os estudantes inicialmente registravam as funções quadráticas prioritariamente pelo registro algébrico e, poucas vezes, pelo gráfico, porém, após o momento de socialização, os estudantes mostraram-se mais desenvoltos na representação do objeto matemático abordado, utilizando os registros algébricos, gráficos, tabular, em linguagem materna e outros. Desse modo, ao utilizar a Teoria dos Registros de Representação Semiótica no processo de ensino de Matemática, percebeu-se que abordagem da teoria proporcionou aos participantes transitar entre vários registros do objeto matemático investigado.
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