Registros de Representação Semiótica de funções quadráticas: uma análise das soluções utilizadas por licenciandos em Matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v8i1.19231

Palavras-chave:

Licenciatura em Matemática, Registros de Representação Semiótica, Ensino de Matemática

Resumo

Em meio às dificuldades que os estudantes possuem sobre o estudo e a apreensão do conceito de funções e a importância do conteúdo que interage com diversas áreas do conhecimento, tais como as Ciências da Natureza e suas Tecnologias, e pelo fato de que seu ensino é desenvolvido pelo professor de Matemática, esta pesquisa buscou identificar os tipos de registros de representação semiótica utilizados por licenciandos em Matemática em tarefas sobre funções quadráticas, após momentos de socialização sobre a Teoria dos Registros de Representação Semiótica. A pesquisa foi desenvolvida com discentes do 2.º e 8.º períodos do curso de licenciatura em Matemática de um campus do Instituto Federal do Espírito Santo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, participante, com interação entre pesquisador e sujeitos. Foi possível observar que os estudantes inicialmente registravam as funções quadráticas prioritariamente pelo registro algébrico e, poucas vezes, pelo gráfico, porém, após o momento de socialização, os estudantes mostraram-se mais desenvoltos na representação do objeto matemático abordado, utilizando os registros algébricos, gráficos, tabular, em linguagem materna e outros. Desse modo, ao utilizar a Teoria dos Registros de Representação Semiótica no processo de ensino de Matemática, percebeu-se que abordagem da teoria proporcionou aos participantes transitar entre vários registros do objeto matemático investigado.

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Biografia do Autor

Elemilson Barbosa Caçandre, Secretaria Estadual de Educação do Espírito Santo (SEDU)

Secretaria Estadual de Educação do Espírito Santo (SEDU)

Luceli de Souza, Universidade Federal do Espírito Santo – UFES

Bacharelado em Ciências Biológicas pelo Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas de São José do Rio Preto; Licenciatura em Biologia pelo Centro Universitário Claretiano - CEUCLAR; Mestrado e Doutorado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Rio Claro (SP), Área de Zoologia; Pós Doutorado na área de Educação pela Universidade de São Paulo (USP) na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP - DEDIC). Atuou como Professora Adjunto na Universidade São Francisco (USF) em Bragança Paulista/SP, e atua como Professora Associada da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), em Alegre. Atua no Programa de Pós Graduação Acadêmico "Ensino, Educação Básica e Formação de Professores" da UFES, Alegre, na área de Ensino de Ciências, com pesquisa nas práticas de ensino de ciências e biologia, na divulgação da ciência com temas voltados para a preservação e conservação do ambiente, potencial pedagógico de espaços formais e não formais de ensino, e o uso de metodologias para o ensino e aprendizagem para uma educação inclusiva.

Jorge Henrique Gualandi, Instituto Federal do Espírito Santo - IFES

Possui Habilitação profissional em Magistério pela Escola de 2 Grau Dr "Rage Miguel, graduação em Licenciatura em Matemática pela FAFILE/UEMG - Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Carangola/ Universidade do Estado de Minas Gerais, especialização em Matemática e Estatística pela Universidade Federal de Lavras - UFLA , especialização em Metodologia do Ensino da Matemática, pela AVM-Faculdades Integradas do Rio de Janeiro - RJ, Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pela PUC-MG e Doutorado em Educação Matemática pela PUC-SP . Realizou estágio de Pós-Doutoramento na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESE-IPVC), Portugal (2023). Atualmente é professor do Ifes - Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Cachoeiro de Itapemirim. Professor credenciado do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Educação Básica e Formação de Professores da Universidade Federal do Espírito Santo - UFES - campus de Alegre. Membro do grupo de pesquisa GPEA- Grupo de Pesquisa em Educação Algébrica - PUC/SP, membro do grupo de pesquisa GEPEM-ES - Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Matemática do Espírito Santo e líder do grupo de pesquisa GPEMES - Grupo de Pesquisa em Ensino de Matemática do Espírito Santo. Tem experiência na área de Educação Matemática, com ênfase em Fundamentos de Matemática, Ensino de Geometria ,e Ensino de Álgebra. Possuindo experiência em Formação Inicial e Continuada para Professores que Ensinam Matemática.

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Publicado

2025-08-24

Como Citar

Caçandre, E. B., Souza, L. de, & Gualandi, J. H. (2025). Registros de Representação Semiótica de funções quadráticas: uma análise das soluções utilizadas por licenciandos em Matemática. TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 8(1), e025003 . https://doi.org/10.30612/tangram.v8i1.19231

Edição

Seção

Artigos