Registros de Representação Semiótica de funções quadráticas: uma análise das soluções utilizadas por licenciandos em Matemática

Authors

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v8i1.19231

Keywords:

Licenciatura em Matemática, Registros de Representação Semiótica, Ensino de Matemática

Abstract

In the midst of the difficulties that students have in studying and understanding the concept of functions and the importance of content that interacts with different areas of knowledge, such as Natural Sciences and their Technologies, and due to the fact that their teaching is developed by the Mathematics teacher, this research sought to identify the types of semiotic representation registers used by Mathematics graduates in tasks on quadratic functions, after moments of socialization on the Theory of Semiotic Representation Registers. The research was developed with students from the 2nd and 8th periods of the Mathematics degree course on a campus of the Federal Institute of Espírito Santo. This is qualitative, participatory research, with interaction between researcher and subjects. It was possible to observe that the students initially registered in quadratic functions primarily through the algebraic register and rarely through graphs, however, after the moment of socialization, the students showed themselves to be more developed in the representation of the mathematical object addressed, using algebraic registers, graphs, tabular, in mother tongue and others. In this way, when using the Theory of Semiotic Representation Registers.  No Mathematics teaching process can contribute to improving Mathematics learning rates in Brazil, for students at any educational level.

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Author Biographies

Elemilson Barbosa Caçandre, Secretaria Estadual de Educação do Espírito Santo (SEDU)

Secretaria Estadual de Educação do Espírito Santo (SEDU)

Luceli de Souza, Universidade Federal do Espírito Santo – UFES

Bacharelado em Ciências Biológicas pelo Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas de São José do Rio Preto; Licenciatura em Biologia pelo Centro Universitário Claretiano - CEUCLAR; Mestrado e Doutorado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Rio Claro (SP), Área de Zoologia; Pós Doutorado na área de Educação pela Universidade de São Paulo (USP) na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP - DEDIC). Atuou como Professora Adjunto na Universidade São Francisco (USF) em Bragança Paulista/SP, e atua como Professora Associada da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), em Alegre. Atua no Programa de Pós Graduação Acadêmico "Ensino, Educação Básica e Formação de Professores" da UFES, Alegre, na área de Ensino de Ciências, com pesquisa nas práticas de ensino de ciências e biologia, na divulgação da ciência com temas voltados para a preservação e conservação do ambiente, potencial pedagógico de espaços formais e não formais de ensino, e o uso de metodologias para o ensino e aprendizagem para uma educação inclusiva.

Jorge Henrique Gualandi, Instituto Federal do Espírito Santo - IFES

Possui Habilitação profissional em Magistério pela Escola de 2 Grau Dr "Rage Miguel, graduação em Licenciatura em Matemática pela FAFILE/UEMG - Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Carangola/ Universidade do Estado de Minas Gerais, especialização em Matemática e Estatística pela Universidade Federal de Lavras - UFLA , especialização em Metodologia do Ensino da Matemática, pela AVM-Faculdades Integradas do Rio de Janeiro - RJ, Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pela PUC-MG e Doutorado em Educação Matemática pela PUC-SP . Realizou estágio de Pós-Doutoramento na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESE-IPVC), Portugal (2023). Atualmente é professor do Ifes - Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Cachoeiro de Itapemirim. Professor credenciado do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Educação Básica e Formação de Professores da Universidade Federal do Espírito Santo - UFES - campus de Alegre. Membro do grupo de pesquisa GPEA- Grupo de Pesquisa em Educação Algébrica - PUC/SP, membro do grupo de pesquisa GEPEM-ES - Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Matemática do Espírito Santo e líder do grupo de pesquisa GPEMES - Grupo de Pesquisa em Ensino de Matemática do Espírito Santo. Tem experiência na área de Educação Matemática, com ênfase em Fundamentos de Matemática, Ensino de Geometria ,e Ensino de Álgebra. Possuindo experiência em Formação Inicial e Continuada para Professores que Ensinam Matemática.

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Published

2025-08-24

How to Cite

Caçandre, E. B., Souza, L. de, & Gualandi, J. H. (2025). Registros de Representação Semiótica de funções quadráticas: uma análise das soluções utilizadas por licenciandos em Matemática. TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 8(1), e025003 . https://doi.org/10.30612/tangram.v8i1.19231

Issue

Section

Article