Registros de Representação Semiótica de funções quadráticas: uma análise das soluções utilizadas por licenciandos em Matemática

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v8i1.19231

Palabras clave:

Licenciatura em Matemática, Registros de Representação Semiótica, Ensino de Matemática

Resumen

En medio de las dificultades que tienen los estudiantes para estudiar y comprender el concepto de funciones y la importancia de los contenidos que interactúan con diferentes áreas del conocimiento, como las Ciencias Naturales y sus Tecnologías, y debido a que su enseñanza se desarrolla mediante la Profesora de Matemáticas, esta investigación buscó identificar los tipos de registros de representación semiótica utilizados por los graduados en Matemáticas en tareas sobre funciones cuadráticas, luego de momentos de socialización sobre la Teoría de los Registros de Representación Semiótica. La investigación se desarrolló con estudiantes del 2º y 8º período de la carrera de Matemáticas en un campus del Instituto Federal de Espírito Santo. Se trata de una investigación cualitativa, participativa, con interacción entre investigador y sujetos. Se pudo observar que los estudiantes inicialmente se registraron en funciones cuadráticas principalmente a través del registro algebraico y raramente a través de gráficas, sin embargo, luego del momento de la socialización, los estudiantes se mostraron más desarrollados en la representación del objeto matemático abordado, utilizando el sistema algebraico. registros, gráficos, tabulares, en lengua materna y otros. De esta forma, al utilizar la Teoría de los Registros Semióticos de Representación.  Ningún proceso de enseñanza de Matemáticas puede contribuir a mejorar los índices de aprendizaje de Matemáticas en Brasil, para estudiantes de cualquier nivel educativo.

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Biografía del autor/a

Elemilson Barbosa Caçandre, Secretaria Estadual de Educação do Espírito Santo (SEDU)

Secretaria Estadual de Educação do Espírito Santo (SEDU)

Luceli de Souza, Universidade Federal do Espírito Santo – UFES

Bacharelado em Ciências Biológicas pelo Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas de São José do Rio Preto; Licenciatura em Biologia pelo Centro Universitário Claretiano - CEUCLAR; Mestrado e Doutorado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Rio Claro (SP), Área de Zoologia; Pós Doutorado na área de Educação pela Universidade de São Paulo (USP) na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP - DEDIC). Atuou como Professora Adjunto na Universidade São Francisco (USF) em Bragança Paulista/SP, e atua como Professora Associada da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), em Alegre. Atua no Programa de Pós Graduação Acadêmico "Ensino, Educação Básica e Formação de Professores" da UFES, Alegre, na área de Ensino de Ciências, com pesquisa nas práticas de ensino de ciências e biologia, na divulgação da ciência com temas voltados para a preservação e conservação do ambiente, potencial pedagógico de espaços formais e não formais de ensino, e o uso de metodologias para o ensino e aprendizagem para uma educação inclusiva.

Jorge Henrique Gualandi, Instituto Federal do Espírito Santo - IFES

Possui Habilitação profissional em Magistério pela Escola de 2 Grau Dr "Rage Miguel, graduação em Licenciatura em Matemática pela FAFILE/UEMG - Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Carangola/ Universidade do Estado de Minas Gerais, especialização em Matemática e Estatística pela Universidade Federal de Lavras - UFLA , especialização em Metodologia do Ensino da Matemática, pela AVM-Faculdades Integradas do Rio de Janeiro - RJ, Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pela PUC-MG e Doutorado em Educação Matemática pela PUC-SP . Realizou estágio de Pós-Doutoramento na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESE-IPVC), Portugal (2023). Atualmente é professor do Ifes - Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Cachoeiro de Itapemirim. Professor credenciado do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Educação Básica e Formação de Professores da Universidade Federal do Espírito Santo - UFES - campus de Alegre. Membro do grupo de pesquisa GPEA- Grupo de Pesquisa em Educação Algébrica - PUC/SP, membro do grupo de pesquisa GEPEM-ES - Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Matemática do Espírito Santo e líder do grupo de pesquisa GPEMES - Grupo de Pesquisa em Ensino de Matemática do Espírito Santo. Tem experiência na área de Educação Matemática, com ênfase em Fundamentos de Matemática, Ensino de Geometria ,e Ensino de Álgebra. Possuindo experiência em Formação Inicial e Continuada para Professores que Ensinam Matemática.

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Publicado

2025-08-24

Cómo citar

Caçandre, E. B., Souza, L. de, & Gualandi, J. H. (2025). Registros de Representação Semiótica de funções quadráticas: uma análise das soluções utilizadas por licenciandos em Matemática. TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 8(1), e025003 . https://doi.org/10.30612/tangram.v8i1.19231

Número

Sección

Artículos