“Projeto Dengue”: a modelagem matemática e a leitura e escrita do mundo com a matemática em projetos de trabalho

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v8i1.19218

Palavras-chave:

Educação Matemática Crítica, Modelagem Matemática, projetos de trabalho

Resumo

A educação deve abordar questões sociopolíticas que afetam o contexto educacional, permitindo aos alunos usar a matemática e outros conhecimentos para compreender e agir sobre sua realidade, criticamente e colaborativamente. Logo, se faz necessário propostas educacionais que permitam aos estudantes desenvolver essas competências. O objetivo deste trabalho é apreender a percepção de estudantes do ensino médio, participantes de um projeto de trabalho, acerca da relevância do problema, estratégia pedagógica, aprendizados matemáticos e das habilidades de escrita e leitura do mundo com a matemática. A pesquisa, qualitativa, exploratória e aprovada pelo comitê de ética, contou com 25 alunos do 3º ano do ensino médio - 15 compuseram o corpus de análise. O instrumento de coleta de dados foi um questionário online, submetido à análise de conteúdo temática, com categorias a priori. Os resultados apontam a estratégia de ensino como interessante e capaz de atribuir significados práticos aos conteúdos teóricos, embora complexa. Apesar de sinalizar a importância de abordar problemas reais, alguns alunos não se sentem aptos a lidar sobre novos problemas usando a matemática. Entretanto, identificaram interdisciplinaridades, atribuindo importância à matemática, à modelagem e adquirindo confiança para manipular essas ferramentas. A análise delineou possibilidades e limitações acerca da utilização dessa estratégia de ensino não tradicional. A aplicação prática do conteúdo e a abordagem de problemas reais contribuíram à formação crítica dos alunos. Porém, tais propostas devem ser mais frequentes ao longo da Educação Básica, para que os estudantes mudem sua visão acerca da matemática e do papel social da escola.

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Biografia do Autor

Bruno Damien da Costa Paes Jürgensen, Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais

Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais, Campus Santos Dumont (IF Sudeste MG)

Breno Cézar da Costa, Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais

Licenciando em Matemática no Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais.

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Publicado

2025-09-15

Como Citar

Jürgensen, B. D. da C. P., & Costa, B. C. da. (2025). “Projeto Dengue”: a modelagem matemática e a leitura e escrita do mundo com a matemática em projetos de trabalho. TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 8(1), e025030. https://doi.org/10.30612/tangram.v8i1.19218

Edição

Seção

EDIÇÃO TEMÁTICA: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA