“Projeto Dengue”: a modelagem matemática e a leitura e escrita do mundo com a matemática em projetos de trabalho
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v8i1.19218Palavras-chave:
Educação Matemática Crítica, Modelagem Matemática, projetos de trabalhoResumo
A educação deve abordar questões sociopolíticas que afetam o contexto educacional, permitindo aos alunos usar a matemática e outros conhecimentos para compreender e agir sobre sua realidade, criticamente e colaborativamente. Logo, se faz necessário propostas educacionais que permitam aos estudantes desenvolver essas competências. O objetivo deste trabalho é apreender a percepção de estudantes do ensino médio, participantes de um projeto de trabalho, acerca da relevância do problema, estratégia pedagógica, aprendizados matemáticos e das habilidades de escrita e leitura do mundo com a matemática. A pesquisa, qualitativa, exploratória e aprovada pelo comitê de ética, contou com 25 alunos do 3º ano do ensino médio - 15 compuseram o corpus de análise. O instrumento de coleta de dados foi um questionário online, submetido à análise de conteúdo temática, com categorias a priori. Os resultados apontam a estratégia de ensino como interessante e capaz de atribuir significados práticos aos conteúdos teóricos, embora complexa. Apesar de sinalizar a importância de abordar problemas reais, alguns alunos não se sentem aptos a lidar sobre novos problemas usando a matemática. Entretanto, identificaram interdisciplinaridades, atribuindo importância à matemática, à modelagem e adquirindo confiança para manipular essas ferramentas. A análise delineou possibilidades e limitações acerca da utilização dessa estratégia de ensino não tradicional. A aplicação prática do conteúdo e a abordagem de problemas reais contribuíram à formação crítica dos alunos. Porém, tais propostas devem ser mais frequentes ao longo da Educação Básica, para que os estudantes mudem sua visão acerca da matemática e do papel social da escola.
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