Quadriláteros: uma experiência fedathiana utilizando o modelo de Van Hiele
A Federathian Experience Using the Van Hiele Model
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v8i1.19146Palavras-chave:
Quadriláteros, Modelo Van Hiele, Sequência Fedathi, Realidade aumentadaResumo
A prática desenvolvida com estudantes do curso de Doutorado em Ensino de Matemática e Ciências (RENOEN) do Instituto Federal do Ceará (IFCE) envolveu quadriláteros e seu reconhecimento, definição e classificação, tendo como objetivo examinar como a articulação da Sequência Fedathi (SF) e da Realidade Aumentada (RA) pode contribuir para a progressão dos níveis de desenvolvimento do pensamento geométrico de Van Hiele, no estudo dos quadriláteros. Metodologicamente, a pesquisa é qualitativa, de natureza básica, exploratória e de campo. A Sessão Didática (SD) elaborada para essa oficina seguiu os pressupostos da SF e da análise dos níveis de desenvolvimento do pensamento geométrico do Modelo de Van Hiele. Concluiu-se que a maioria dos participantes conheceram o aplicativo Sólidos RA, com uma atividade pautada em problematizações. Nesse processo, percebemos uma transição do nível (1) Visualização para nível 2 (Análise), assim como do nível 2 (Análise) para o nível 3 (Dedução Informal), indicando que a ferramenta favorece melhorias no processo de ensino e aprendizagem de Geometria na Educação Básica, de modo a possibilitar um efetivo desenvolvimento do pensamento geométrico.
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