Quadriláteros: uma experiência fedathiana utilizando o modelo de Van Hiele

A Federathian Experience Using the Van Hiele Model

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v8i1.19146

Palavras-chave:

Quadriláteros, Modelo Van Hiele, Sequência Fedathi, Realidade aumentada

Resumo

A prática desenvolvida com estudantes do curso de Doutorado em Ensino de Matemática e Ciências (RENOEN) do Instituto Federal do Ceará (IFCE) envolveu quadriláteros e seu reconhecimento, definição e classificação, tendo como objetivo examinar como a articulação da Sequência Fedathi (SF) e da Realidade Aumentada (RA) pode contribuir para a progressão dos níveis de desenvolvimento do pensamento geométrico de Van Hiele, no estudo dos quadriláteros. Metodologicamente, a pesquisa é qualitativa, de natureza básica, exploratória e de campo. A Sessão Didática (SD) elaborada para essa oficina seguiu os pressupostos da SF e da análise dos níveis de desenvolvimento do pensamento geométrico do Modelo de Van Hiele.  Concluiu-se que a maioria dos participantes conheceram o aplicativo Sólidos RA, com uma atividade pautada em problematizações. Nesse processo, percebemos uma transição do nível (1) Visualização para nível 2 (Análise), assim como do nível 2 (Análise) para o nível 3 (Dedução Informal), indicando que a ferramenta favorece melhorias no processo de ensino e aprendizagem de Geometria na Educação Básica, de modo a possibilitar um efetivo desenvolvimento do pensamento geométrico.

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Biografia do Autor

Roberto da Rocha Miranda, Universidade Federal do Ceará

Doutor em Ensino (RENOEN-UFC), mestre em Ensino de Matemática e Ciências (ENCIMA) pela Universidade Federal do Ceará (UFC), graduado em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e atua como professor efetivo de Matemática no município de Caucaia. Tem como áreas de interesse evasão escolar, ensino da matemática, metodologias de ensino e didática.

Marcília Cavalcante Viana, Universidade Federal do Ceará

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática (ENCIMA – UFC). Professora da Prefeitura Municipal de Fortaleza desde maio de 2010, atuando como alfabetizadora, nas turmas de 2º ano. Membro do grupo de pesquisa e estudos da Universidade Federal do Ceará G-TERCOA - Grupo Tecendo Redes Cognitivas de Aprendizagem.

Antônio Marcelo Araújo Bezerra, Secretária da Educação do Ceará

Doutor e mestre em Educação Brasileira pela UFC. Graduado em Pedagogia e matemática com especialização em ensino da matemática e gestão escolar. Professor da rede municipal de Caninde Ce e da rede estadual do Ceará.

Maria José Costa dos Santos, Universidade Federal do Ceará

Pós-Doutora pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ProPed/UERJ). Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN. Graduada em Pedagogia e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará (PPGE/UFC). Licenciada em Matemática pela Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL). Pesquisadora e orientadora nos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFC), em Ensino da Rede Nordeste de Ensino (doutorado em Rede (RENOEN/Polo UFC), no Mestrado profissional em Ensino de Ciências e Matemática (ENCIMA/UFC). Coordenadora da formação presencial e online de professores da rede municipal de Fortaleza e da rede estadual, por meio do grupo de estudos (GTERCOA/CNPq), via cursos de extensão na UFC, desde 2014.

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Publicado

2025-10-26

Como Citar

Miranda, R. da R., Viana, M. . C., Bezerra, A. M. A., & Santos, M. J. C. dos. (2025). Quadriláteros: uma experiência fedathiana utilizando o modelo de Van Hiele: A Federathian Experience Using the Van Hiele Model. TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 8(1), e025043. https://doi.org/10.30612/tangram.v8i1.19146

Edição

Seção

Experiências pedagógicas