A Educação Matemática Crítica na Educação de Jovens e Adultos: perspectivas atuais das pesquisas
current research perspectives
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v8i1.19138Palavras-chave:
Educação de Jovens e Adultos, Revisão de Literatura Sistemática, Educação Matemática CríticaResumo
Este presente artigo tem como objetivo verificar como o campo da Educação Matemática Crítica (EMC) têm abordado a Educação de Jovens e Adultos (EJA) nos seus trabalhos acadêmicos recentes. Tomando como referência duas preocupações caras para EMC, a materacia e as leituras e escritas de mundo por meio da matemática, buscamos entender como tais preocupações têm se apresentado nas pesquisas que tomam a EJA - uma modalidade da Educação Básica cujos educandos são atravessados por diferentes questões sociais - como contexto de pesquisa. Como metodologia de pesquisa, realizamos uma revisão sistemática de literatura - que contou tanto com técnicas qualitativas quanto quantitativas para produzir e analisar os dados e resultados. Utilizando como registros artigos de periódicos, dissertações e teses que tivessem como temas centrais as temáticas citadas, observamos uma preferência por estudos baseados em experiências de sala de aula, além de uma recorrência no uso de obras que interligam EJA e EMC. Além disso, a Educação Financeira apresentou-se como um tema frequente, ajudando a contextualizar os conteúdos matemáticos sob um viés crítico. Como apontamentos finais, percebemos uma consonância teórica nas pesquisas analisadas, mas a ausência de teses nos revela uma possível lacuna a ser preenchida futuramente.
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