A Educação Matemática Crítica na Educação de Jovens e Adultos: perspectivas atuais das pesquisas

current research perspectives

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v8i1.19138

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, Revisão de Literatura Sistemática, Educação Matemática Crítica

Resumo

Este presente artigo tem como objetivo verificar como o campo da Educação Matemática Crítica (EMC) têm abordado a Educação de Jovens e Adultos (EJA) nos seus trabalhos acadêmicos recentes. Tomando como referência duas preocupações caras para EMC, a materacia e as leituras e escritas de mundo por meio da matemática, buscamos entender como tais preocupações têm se apresentado nas pesquisas que tomam a EJA - uma modalidade da Educação Básica cujos educandos são atravessados por diferentes questões sociais - como contexto de pesquisa. Como metodologia de pesquisa, realizamos uma revisão sistemática de literatura - que contou tanto com técnicas qualitativas quanto quantitativas para produzir e analisar os dados e resultados. Utilizando como registros artigos de periódicos, dissertações e teses que tivessem como temas centrais as temáticas citadas, observamos uma preferência por estudos baseados em experiências de sala de aula, além de uma recorrência no uso de obras que interligam EJA e EMC. Além disso, a Educação Financeira apresentou-se como um tema frequente, ajudando a contextualizar os conteúdos matemáticos sob um viés crítico. Como apontamentos finais, percebemos uma consonância teórica nas pesquisas analisadas, mas a ausência de teses nos revela uma possível lacuna a ser preenchida futuramente.

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Biografia do Autor

Leonardo Maciel dos Santos, UERJ

Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FEBF-UERJ)

Gabriela Barbosa, FEBF-UERJ

Possui Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997), especialização em Administração Escolar pela Universidade Castelo Branco (1999), especialização em Educação Indígena pela Universidade Federal Fluminense (2007), especialização em Aprendizagem em Matemática pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2005), mestrado em Educação Matemática pela Universidade Santa Úrsula (2002), mestrado profissional em Matemática pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (2015), doutorado (2008) e pós-doutorado (2012) em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e pós-doutorado em Ensino de Matemática (2019) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é coordenadora de disciplina no curso de Licenciatura em Pedagogia da UNIRIO/CEDERJ e professora adjunta do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/FEBF). Atua também como professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação (UERJ/FEBF) e no Mestrado Profissional de Matemática (PROFMAT/UERJ). É membro do GT2 da Sociedade Brasileira de Educação Matemática e coordenadora do Grupo de Estudo, Pesquisa e Aprendizagem em Educação Matemática.Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: etnomatemática, formação de conceitos, linguagem, estratégias de aprendizagem, currículo e formação de professores.

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Publicado

2025-09-14

Como Citar

Santos, L. M. dos, & Barbosa, G. dos S. (2025). A Educação Matemática Crítica na Educação de Jovens e Adultos: perspectivas atuais das pesquisas: current research perspectives. TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 8(1), e025021. https://doi.org/10.30612/tangram.v8i1.19138

Edição

Seção

EDIÇÃO TEMÁTICA: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA