Ensino Exploratório e Estudo de Aula no contexto da Matemática: algumas aproximações em pesquisas
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v8i1.18769Palavras-chave:
Prática Profissional, Prática Letiva, Tarefas MatemáticasResumo
O artigo analisa pesquisas que tratam sobre o ensino exploratório e o estudo de aula no contexto da Matemática. Questiona: Quais as aproximações entre o ensino exploratório e o estudo de aula em artigos da área de Educação Matemática? Este estudo, de cunho qualitativo, consiste em uma revisão de literatura inspirada no método da Revisão Sistemática para levantamento de dados. Os resultados e discussões mostram a relação entre o ensino exploratório e o estudo de aula pelas tarefas matemáticas; indicam o papel ativo do aluno na resolução das tarefas e discussão coletiva e do professor no planejamento e na articulação da aula, o trabalho coletivo dos professores e o desenvolvimento profissional com ênfase na proposição de práticas letivas embasadas no ensino exploratório e na reflexão das mesmas. Pontua-se a necessidade de outros estudos de revisão para mostrar a proximidade e o distanciamento entre o estudo de aula e ensino na abordagem exploratória.
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