Construindo Conhecimento Coletivo: Comunidade de Prática na resolução de problemas matemáticos
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v7i4.18471Palavras-chave:
Formação de Professores, Comunidade de Prática, Relações ContextuaisResumo
Este estudo qualitativo envolveu a formação de uma Comunidade de Prática (CoP) em uma escola municipal, com a participação de quatro professores de Matemática do quinto ano e três pesquisadores universitários. O objetivo foi analisar e refletir sobre o ensino da resolução de problemas que envolvem relações contextuais. Os procedimentos incluíram a leitura e a resolução de do problema, diante do qual os professores inicialmente demonstraram dificuldades, especialmente na visualização e representação das quantidades. Foi destacada a necessidade de entender e estabelecer relações entre as quantidades. As professoras discutiram estratégias, como o uso de barras coloridas para representar quantidades, e refletiram sobre a importância de perguntas claras que direcionassem os alunos a pensarem nas relações. Ao longo das sessões, os professores começaram a usar a terminologia adequada e a reconhecer a necessidade de uma abordagem pedagógica mais reflexiva e baseada em relações contextuais. Constatou-se um avanço significativo na compreensão dos professores sobre como abordar e ensinar esse tipo de problema, enfatizando a importância das relações em vez de apenas quantidades.
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