Conceitos estatísticos revelados em um ambiente de aprendizagem prisional do Estado de São Paulo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v7i3.17910

Palavras-chave:

Conceitos Estatísticos, Ambiente de Aprendizagem Prisional , Cidadania.

Resumo

Neste artigo, objetivamos identificar e discutir os conceitos estatísticos apresentados em um livro didático e revelados em uma entrevista concedida por um professor que atua na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), no nível Ensino Médio, em uma unidade prisional do Estado de São Paulo. Nesse sentido, a discussão será feita em uma perspectiva teórica, de abordagem qualitativa, de tipologia Estudo de Caso atrelado à pesquisa documental, tomando como referência as pesquisas realizadas, especialmente por Gal (2002) e Lopes (2008). Dentre os resultados, destacamos a importância do professor que atua nesse ambiente relacionar a investigação com a Educação Estatística, partindo de uma prática voltada à problematização, visando o desenvolvimento do exercício da cidadania. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruno Monteiro Riva, Unicsul

Coordenador Pedagógico e Vice Diretor Administrativo no Centro de Ressocialização de Mogi Mirim - SP. Centro de Ressocialização de Mogi 

Priscila Bernardo Martins, Universidade Cruzeiro do Suk

Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)

Liberdade – São Paulo, São Paulo, Brasil.

Referências

Resolução nº 03 de 11 de março de 2009., Resolução (2009) (Brasil).

Resolução nº 02 de 19 de maio de 2010., Resolução (2010) (Brasil).

Constituição de 1988, Constituição (1988) (Brasil). https://www.lexml.gov.br/urn/urn:lex:br:federal:constituicao:1988-10-05;1988

Lei nº 9.394 de 20/12/1996, Lei n.º 9394 (1996, 23 de dezembro) (Brasil). Diário Oficial da União. https://legis.senado.leg.br/norma/551270

Cazorla, I. M., & Castro, F. C. d. (2008). O papel da estatistica na leitura do mundo: o letramento estatistico. Publicatio UEPG: Ciencias Humanas, Ciencias Sociais Aplicadas, Linguistica, Letras e Artes, 16(1), 45–53. https://doi.org/10.5212/publicatiohum.v.16i1.045053

Campos, C. R. (2007). A Educação Estatística: uma investigação acerca dos aspectos relevantes à didática da Estatística em cursos de graduação (Tese de Doutorado). Universidade Estadual Paulista, Rio Claro.SP, Brasil. Recuperado de https://bdtd.ibict.br/vufind/Record/UNSP_1e18b71cfa03dfeb30b775da3303adb

Ribeiro Campos, C., Jacobini, O. R., Wodewotzki, M. L., & Ferreira, D. H. (2011). Educação Estatística no Contexto da Educação Crítica. Boletim de Educação Matemática, 24(39), 473-494.

Gal, I. (2002). Adults' Statistical Literacy: Meanings, Components, Responsibilities. International Statistical Review / Revue Internationale de Statistique, 70(1), 1. https://doi.org/10.2307/1403713

Godoy, A. S. (1995). Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. Revista de Administração de Empresas, 35(2), 57–63. https://doi.org/10.1590/s0034-75901995000200008

D’ambrozio, U. (1996). Educação matemática: da teoria à prática. Campinas: Papirus.

Lopes, C. E. (2008). O ensino da estatística e da probabilidade na educação básica e a formação dos professores. Cadernos CEDES, 28(74), 57–73. https://doi.org/10.1590/s0101-32622008000100005

Organização das Nações Unidas - ONU. (1948). Declaração universal dos direitos humanos. [s.l.]: Nações Unidas.Recuperado de

https://www.unicef.org/brazil/declaracao-universal-dos-direitos-humanos

Downloads

Publicado

2024-10-01

Como Citar

Riva, B. M., & Martins, P. B. (2024). Conceitos estatísticos revelados em um ambiente de aprendizagem prisional do Estado de São Paulo. TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 7(3), 151–175. https://doi.org/10.30612/tangram.v7i3.17910

Edição

Seção

Experiências pedagógicas