Conceitos estatísticos revelados em um ambiente de aprendizagem prisional do Estado de São Paulo

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v7i3.17910

Palabras clave:

Conceitos Estatísticos, Ambiente de Aprendizagem Prisional , Cidadania.

Resumen

Neste artigo, objetivamos identificar e discutir os conceitos estatísticos apresentados em um livro didático e revelados em uma entrevista concedida por um professor que atua na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), no nível Ensino Médio, em uma unidade prisional do Estado de São Paulo. Nesse sentido, a discussão será feita em uma perspectiva teórica, de abordagem qualitativa, de tipologia Estudo de Caso atrelado à pesquisa documental, tomando como referência as pesquisas realizadas, especialmente por Gal (2002) e Lopes (2008). Dentre os resultados, destacamos a importância do professor que atua nesse ambiente relacionar a investigação com a Educação Estatística, partindo de uma prática voltada à problematização, visando o desenvolvimento do exercício da cidadania. 

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Biografía del autor/a

Bruno Monteiro Riva, Unicsul

Coordenador Pedagógico e Vice Diretor Administrativo no Centro de Ressocialização de Mogi Mirim - SP. Centro de Ressocialização de Mogi 

Priscila Bernardo Martins, Universidade Cruzeiro do Suk

Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)

Liberdade – São Paulo, São Paulo, Brasil.

Citas

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Publicado

2024-10-01

Cómo citar

Riva, B. M., & Martins, P. B. (2024). Conceitos estatísticos revelados em um ambiente de aprendizagem prisional do Estado de São Paulo. TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 7(3), 151–175. https://doi.org/10.30612/tangram.v7i3.17910

Número

Sección

Experiencias pedagógicas