Interdisciplinaridade no Ensino Médio: aplicando progressão geométrica e conjuntos fuzzy na intoxicação medicamentosa
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v7i4.17835Palavras-chave:
Conjuntos fuzzy, Meia-vida, Tecnologia digitalResumo
O objetivo do trabalho é propor uma sequência didática para introduzir o conceito de Progressão Geométrica (PG) via modelagem matemática, teoria dos conjuntos fuzzy e reação de neutralização de substâncias químicas, a partir de uma atividade interdisciplinar. A modelagem matemática utilizada para motivar o ensino da PG é a intoxicação por medicamentos. O conceito da lógica fuzzy é abordado previamente para uma melhor compreensão entre as lógicas clássica e fuzzy. Um Sistema Baseado em Regras Fuzzy (SBRF), utilizando o software livre Fuzzy Inference System Professional (FisPro), é construído prevendo possíveis riscos de intoxicação. Em um protótipo que representa o organismo humano são inseridos dados das variáveis de entrada, quantidade de medicamento e velocidade de eliminação do fármaco, e a variável de saída, risco de intoxicação, é obtida. A programação computacional é realizada via plataforma Arduino. O potencial risco de intoxicação é indicado por luzes coloridas inseridas no abdômen do protótipo, variando entre as cores verde, amarelo e vermelho, dependendo do valor de saída do SBRF. Essa sequência didática foi aplicada com estudantes do segundo ano do ensino médio de uma escola pública. A análise do aprendizado foi realizada de forma quantitativa a partir de um jogo interativo utilizando a plataforma Kahoot, obtendo resultados relevantes. É importante salientar que essa abordagem de ensino apresenta uma nova teoria aos estudantes do ensino médio, analisando fenômenos imprecisos a partir de um tema contemporâneo transversal, mediante as tecnologias digitais.
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