Gamificação como recurso de ensino da matemática
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v7i2.17802Palavras-chave:
Gamificação, Ensino, AprendizagemResumo
Neste artigo, foi conduzida uma pesquisa para investigar o uso da gamificação como recurso pedagógico no ensino da matemática. A gamificação consiste em incorporar elementos de jogos, como desafios e competição, na estrutura do plano de aula. Dessa forma, os recursos utilizados na gamificação são adaptados para o ensino da matemática, com o objetivo de atrair a atenção e o foco dos estudantes. Essa abordagem se baseia no fato de que crianças e jovens tendem a ter uma aproximação prazerosa com os ambientes dos gemes, o que pode facilitar o processo de aprendizagem, uma abordagem promissora no ensino da matemática, pois aproveita a familiaridade e o interesse dos estudantes por jogos e ambientes virtuais para engajá-los no processo de aprendizagem. Os resultados comparam dois contextos de aulas diferentes, um com a aplicação da gamificação na estrutura do plano de aula, e outro com uma simples revisão dos conteúdos, no qual foi possível perceber que o uso da gamificação apresentaram melhores resultados na maioria da questões aplicadas com estudantes dos dois grupos analisados.
Downloads
Referências
Chang, T., Lee, W., Fu, H., Lin, Y., & Hsuech, H. (2007). A study of an augmented CPFR model for the 3C retail industry. Supply Chain Management: An International Journal, 12(3), 200-209. http://dx.doi.org/10.1108/13598540710742518
Kotler, P., & Keller, K. L. (2005). Administração de marketing (12a ed.). São Paulo: Prentice Hall.
Lima, E. C. P. (1997). Privatização e desempenho econômico: teoria e evidência empírica [Texto para discussão, Nº 532]. Brasília, DF: IPEA.
Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. (n.d.). Ações setoriais para o aumento da competitividade da indústria brasileira. Recuperado em 19 de setembro, 2007, de http://www2.desenvolvimento.gov.br/sitio/publicacoes/desProducao/desProducao.php
Segatto-Mendes, A. P. (2001). Teoria de agência aplicada à análise de relações entre os participantes dos processos de cooperação tecnológica universidade-empresa (Tese de doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-24012002-114443
Silva, A. B., & Pereira, A. A. (2004, setembro). Fatores de influência na gestão das empresas de pequeno e médio porte da grande Florianópolis/SC. Anais do Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, Curitiba, PR, Brasil, 28.
Tanure, B., Evans P., Cançado, V. L. (2010). As quatro faces de RH: analisando a performance da gestão de Recursos Humanos em empresas no Brasil. Revista de Administração Contemporânea, 14(4), 594-614. Recuperado de http://www.anpad.org.br/periodicos/arq_pdf/a_1074.pdf. http://dx.doi.org/10.1590/S1415-65552010000400003
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho é licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported License.
Os autores devem aceitar as normas de publicação ao submeterem a revista, bem como, concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil (CC BY-NC-SA 3.0 BR) que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material. A CC BY-NC-SA 3.0 BR considera os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.