Gamificação como recurso de ensino da matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v7i2.17802

Palavras-chave:

Gamificação, Ensino, Aprendizagem

Resumo

Neste artigo, foi conduzida uma pesquisa para investigar o uso da gamificação como recurso pedagógico no ensino da matemática. A gamificação consiste em incorporar elementos de jogos, como desafios e competição, na estrutura do plano de aula. Dessa forma, os recursos utilizados na gamificação são adaptados para o ensino da matemática, com o objetivo de atrair a atenção e o foco dos estudantes. Essa abordagem se baseia no fato de que crianças e jovens tendem a ter uma aproximação prazerosa com os ambientes dos gemes, o que pode facilitar o processo de aprendizagem, uma abordagem promissora no ensino da matemática, pois aproveita a familiaridade e o interesse dos estudantes por jogos e ambientes virtuais para engajá-los no processo de aprendizagem. Os resultados comparam dois contextos de aulas diferentes, um com a aplicação da gamificação na estrutura do plano de aula, e outro com uma simples revisão dos conteúdos, no qual foi possível perceber que o uso da gamificação apresentaram melhores resultados na maioria da questões aplicadas com estudantes dos dois grupos analisados.

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Biografia do Autor

Brivaldo Antonio de Souza Silva, UFPE

Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Centro Acadêmico do Agreste – Caruaru, Pernambuco, Brasil

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Publicado

2024-07-11

Como Citar

Silva, B. A. de S. (2024). Gamificação como recurso de ensino da matemática. TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 7(2), 168–178. https://doi.org/10.30612/tangram.v7i2.17802

Edição

Seção

Experiências pedagógicas