Potential of Gamification in Mathematics Teaching

Authors

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v7i2.17802

Keywords:

Gamification, Teaching, Learning

Abstract

Neste artigo foi realizada uma pesquisa para investigar o potencial da gamificação como recurso pedagógico no ensino de matemática. A gamificação envolve a integração de elementos de jogo, desafios e competição no planejamento das aulas. Esta abordagem baseia-se no facto de as crianças e jovens terem uma afinidade natural com ambientes de jogo, o que pode facilitar o processo de aprendizagem. É uma perspectiva promissora na educação matemática, alavancando a familiaridade e o interesse dos alunos em jogos e ambientes virtuais para envolvê-los mais ativamente na aprendizagem. Os resultados compararam duas sequências de ensino: uma com aplicação de gamificação na sequência didática e a segunda com aplicação de exposição de conteúdo. Através da aplicação dessas sequências de ensino, observou-se que o uso da gamificação influencia positivamente a participação e interação dos alunos em sala de aula.

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Author Biography

Brivaldo Antonio de Souza Silva, UFPE

Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Centro Acadêmico do Agreste – Caruaru, Pernambuco, Brasil

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Published

2024-07-11

How to Cite

Silva, B. A. de S. (2024). Potential of Gamification in Mathematics Teaching. TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 7(2), 168–178. https://doi.org/10.30612/tangram.v7i2.17802

Issue

Section

Pedagogical Experiences