Potencial de la Gamificación en la Enseñanza de Matemáticas

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v7i2.17802

Palabras clave:

Gamificación, Enseñanza, Aprendizaje

Resumen

Neste artigo foi realizada uma pesquisa para investigar o potencial da gamificação como recurso pedagógico no ensino de matemática. A gamificação envolve a integração de elementos de jogos, desafios e competição no planejamento das aulas. Esta abordagem baseia-se no facto de as crianças e jovens terem uma afinidade natural com ambientes lúdicos, o que pode facilitar o processo de aprendizagem. É uma perspectiva promissora na educação matemática, aproveitando a familiaridade e o interesse dos alunos por jogos e ambientes virtuais para envolvê-los mais ativamente na aprendizagem. Os resultados compararam duas sequências didáticas: uma com aplicação de gamificação na sequência didática e a segunda com aplicação de exposição de conteúdo. Através da aplicação dessas sequências didáticas observou-se que o uso da gamificação influencia positivamente a participação e interação dos alunos em sala de aula.

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Biografía del autor/a

Brivaldo Antonio de Souza Silva, UFPE

Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Centro Acadêmico do Agreste – Caruaru, Pernambuco, Brasil

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Publicado

2024-07-11

Cómo citar

Silva, B. A. de S. (2024). Potencial de la Gamificación en la Enseñanza de Matemáticas. TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 7(2), 168–178. https://doi.org/10.30612/tangram.v7i2.17802

Número

Sección

Experiencias pedagógicas