Metodologias Ativas no Ensino de Matemática: percepções de professores da Educação Básica e Superior
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v6i2.17214Palavras-chave:
Estratégias metodológicas, Prática docente, Ensino de matemática, Percepção docenteResumo
O presente estudo teve como objetivo identificar as percepções de professores de matemática em relação ao uso das metodologias ativas em sua prática docente. A pesquisa foi desenvolvida com 34 professores de matemática da educação Básica e Superior de diferentes regiões do país. A metodologia é de cunho qualitativo, teve como instrumento de coleta de dados o questionário online, com perguntas aberta e fechadas. A organização e o processo de análise dos dados deram-se por similaridade, o que possibilitou a criação de gráficos e nuvens de palavras. Os resultados mostram que as metodologias ativas ainda não são plenamente adotadas e integradas no processo de ensino de matemática. Foi possível identificar que 79% dos professores já utilizam as metodologias ativas, no entanto, percebemos que esses ainda têm interesse em ampliar seus conhecimentos em relação as metodologias ativas, desde que estas sejam atrativas ao perfil dos estudantes e possibilitem a compreensão do processo de aplicação, estimulando-os a integrarem em sua prática.
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