Conhecimento Matemático para o Ensino e MTSK: uma revisão de literatura
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v6i1.16921Palavras-chave:
MKT, MTSK, Educação Matemática, Formação de professoresResumo
O Conhecimento Matemático para o Ensino (MKT), desenvolvido por Deborah Ball e colaboradores, e o Conhecimento Especializado do Professor de Matemática (MTSK), proposto por José Carrillo Yáñez e colaboradores, são modelos teóricos desenvolvidos no âmbito da Educação Matemática e se propõem a modelar/mapear os conhecimentos mobilizados por professores durante o exercício docente. Na busca de compreender os usos teóricos e práticos das dimensões do MKT e do MTSK e de estabelecer contribuições desses referenciais à prática docente de professores de Matemática e, portanto, à formação de professores de Matemática, realizamos uma pesquisa bibliográfica de publicações que se sustentaram nos arcabouços desses modelos. O artigo apresenta a análise de 18 publicações, feitas nos anos 2020 e 2021, e categorizadas como trabalhos que: mobilizaram o MKT ou o MTSK para analisar os conhecimentos evidenciados em abordagens sobre/na prática de professores; desenvolveram discussões teóricas envolvendo os referenciais; e, realizaram pesquisa bibliográfica ou documental. Apresentamos alguns questionamentos acerca de possíveis abordagens dos resultados de pesquisas envolvendo os referenciais em tela na formação de professores. Concluímos que, a despeito desses apontamentos, tais trabalhos podem ser usados por professores formadores como referências para enriquecer suas práticas docentes levando em conta as especificidades do conhecimento do professor de Matemática evidenciadas nessas produções. Por fim, enfatizamos o MKT e o MTSK como marcos importantes na Educação Matemática principalmente por convergirem em torno da premissa de que o conhecimento necessário à prática do professor de Matemática não se restringe ao “domínio do conteúdo matemático”.
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