O ensino de geometria e o desenvolvimento do pensamento geométrico: um mapeamento de pesquisas realizadas no estado do Espírito Santo
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v6i1.16883Palavras-chave:
Desenvolvimento do pensamento geométrico, Ensino de geometria, MapeamentoResumo
Buscou-se, neste estudo, mapear as produções que discorrem sobre o desenvolvimento do pensamento geométrico, nas teses e dissertações desenvolvidas nos programas de Pós-Graduação stricto sensu, relacionados à educação e ensino de matemática do estado do Espírito Santo (ES), nos anos de 2012 a 2022. A fundamentação teórica apoiou-se no ensino de geometria, no que concerne ao desenvolvimento do pensamento geométrico. Como embasamento metodológico, utilizou-se a investigação de natureza qualitativa do tipo estudo documental, na concepção de Fiorentini e Lorenzato (2007) e, como princípio metodológico, se caracteriza como um mapeamento na acepção de Biembengut (2007). A análise realizada colocou em evidência as fragilidades no ensino de geometria, o que sugere a necessidade de mais estudos com a abordagem do desenvolvimento do pensamento geométrico, com propostas que contribuam para a construção desse tipo de pensamento e desperte o interesse pelos processos de ensino e de aprendizagem de geometria em todos os níveis de ensino.
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