Percepções de licenciandos em matemática acerca da resolução de problemas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v6i3.17220

Palavras-chave:

Ensino de Matemática, Formação inicial, Tendência Matemática

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar as percepções de licenciandos em Matemática acerca da resolução de problemas como tendência metodológica para o ensino. Os registros foram produzidos em uma turma do primeiro semestre do curso de Licenciatura em Matemática de uma Universidade Federal do Rio Grande do Sul, matriculados na disciplina de Introdução à Educação Matemática. Esses registros foram analisados a partir da Análise Textual Discursiva de Moraes e Galiazzi (2007). Da análise, emergiram duas categorias que envolvem a resolução de problemas: potencialidades e desafios. Como potencialidades destaca-se entendimentos e percepções dos professores; elaboração dos problemas e a mediação pedagógica e formação inicial, já como desafios romper com o ensino tradicional; aprendizagem Matemática e as particularidades dos estudantes. Por fim, destaca-se que a resolução de problemas perpassando a formação inicial é fundamental para que os licenciandos possam se apropriar e, por conseguinte, levar para a prática pedagógica.

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Biografia do Autor

Tanise Novello, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora em Educação Matemática pela Universidade Federal de Santa Catarina

Carla Denize Ott Felcher, Universidade Federal de Pelotas

Carla Denize Ott Felcher é graduada em Matemática pela Universidade Católica de Pelotas (UCPEL), especialista em Educação Matemática pela mesma Universidade. Também é especialista em Pedagogia Gestora com ênfase em Administração, Supervisão e Orientação Educacional pelas Faculdades Integradas da Rede de Ensino Univest - Santa Catarina. Mestra em Polí­ticas e Gestão da Educação, CLAEH, Monteví­deo. Doutora em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil. Professora da Universidade Federal de Pelotas junto ao Departamento de Educação Matemática.

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Publicado

2023-12-21

Como Citar

Novello, T., & Felcher, C. D. O. (2023). Percepções de licenciandos em matemática acerca da resolução de problemas. TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 6(4), 68–91. https://doi.org/10.30612/tangram.v6i3.17220

Edição

Seção

Artigos