O desenvolvimento de conceitos estatísticos por meio da Investigação Matemática

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v2i4.9007

Palabras clave:

Autonomia. Investigação Matemática. Letramento Estatístico.

Resumen

Discutimos neste artigo os resultados de uma atividade que explorou alguns conceitos estatísticos por meio de uma investigação matemática realizada por alunos ingressantes da graduação do curso de Matemática da Universidade Federal do Pará, campus universitário do Marajó/Breves. O objetivo principal foi desenvolver a autonomia dos alunos para tratar e interpretar dados estatísticos como elementos essenciais para uma tomada de decisão. Foi proposto aos alunos acompanhar, organizar e analisar as pesquisas de intenção de votos dos candidatos à presidência da república do Brasil de 2018 com o intuito de fazer a projeção do vencedor a partir da análise dos dados coletados. A atividade ocorreu durante 15 dias do mês de setembro de 2018, e contou com a participação de 6 alunos do curso de licenciatura em Matemática. A partir dos resultados, notamos elementos do Letramento Estatístico de Gal (2002), bem como aspectos da Investigação Matemática de Ponte (2005).

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Biografía del autor/a

Francisco José Moreira Araújo, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Aluno do curso de Licenciatura em Matemática da UFPA Campus Universitário do Marajó/Breves

Robson dos Santos Ferreira, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Professor da Faculdade de Matemática da UFPA Campus Universitário do Marajó/Breves.

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Publicado

2019-12-07

Cómo citar

Araújo, F. J. M., & Ferreira, R. dos S. (2019). O desenvolvimento de conceitos estatísticos por meio da Investigação Matemática. TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 2(4), 03–18. https://doi.org/10.30612/tangram.v2i4.9007

Número

Sección

Artículos