O desenvolvimento de conceitos estatísticos por meio da Investigação Matemática
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v2i4.9007Keywords:
Autonomia. Investigação Matemática. Letramento Estatístico.Abstract
Discutimos neste artigo os resultados de uma atividade que explorou alguns conceitos estatísticos por meio de uma investigação matemática realizada por alunos ingressantes da graduação do curso de Matemática da Universidade Federal do Pará, campus universitário do Marajó/Breves. O objetivo principal foi desenvolver a autonomia dos alunos para tratar e interpretar dados estatísticos como elementos essenciais para uma tomada de decisão. Foi proposto aos alunos acompanhar, organizar e analisar as pesquisas de intenção de votos dos candidatos à presidência da república do Brasil de 2018 com o intuito de fazer a projeção do vencedor a partir da análise dos dados coletados. A atividade ocorreu durante 15 dias do mês de setembro de 2018, e contou com a participação de 6 alunos do curso de licenciatura em Matemática. A partir dos resultados, notamos elementos do Letramento Estatístico de Gal (2002), bem como aspectos da Investigação Matemática de Ponte (2005).
Downloads
References
Brasil, Ministério da Educação.(1998) Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio, Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias, Brasília.
Gal, I. (2002) Adult statistical literacy: Meanings, components, responsibilities. International Statistical Review, v. 1, n. 70, p. 1-25.
Godoy, E. V. (2002) Matemática no Ensino Médio: Prescrições das Propostas Curriculares e Concepções de Professores. 2002. 250 f. Dissertação (Mestrado) – Educação Matemática, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo.
Nacarato, Adair. M. (2005) Eu trabalho primeiro no concreto. Revista de Educação Matemática–Vol. 9 No. 1. Pag. 1-6.
Ponte, J. P. (2005) Gestão curricular em Matemática. In GTI (Ed.). O professor e o desenvolvimento curricular. Lisboa: APM.
Portilho, e. Almeida, S. (2008) Avaliando a aprendizagem e o ensino com pesquisa no Ensino Médio. Scielo, v.16, n.60. Acesso em 15/10/2018.
Santos, Caroline. H. M. dos & Bellini, W. (2016) Investigações Matemáticas Em Sala De Aula: Contribuições de uma Tarefa Investigativa no 1° Ano do Ensino Médio. XII Encontro Nacional de Educação Matemática, São Paulo – SP, 13 a 16 de julho de 2016, ISSN 2178-034X.
Teodoro. F. P. & Belline, W. (2013) Investigação matemática em sala de aula na educação básica: um estudo com alunos do 3º ano do ensino médio. VIII Encontro de Produção Científica e Tecnologia. O Método Científico, de 21 a 25 de outubro de 2013. Disponível em http://www.fecilcam.br/nupem/anais. Acesso em 15/10/2018.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors must accept the publication rules when submitting the journal, as well as agree to the following terms:
(a) The Editorial Board reserves the right to make changes to the Portuguese language in the originals to maintain the cultured standard of the language, while respecting the style of the authors.
(b) Authors retain the copyright and grant the journal the right to first publication, with the work simultaneously licensed under the Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil (CC BY-NC-SA 3.0 BR) that allows: Share - copy and redistribute the material in any medium or format and Adapt - remix, transform, and create from the material. CC BY-NC-SA 3.0 BR considers the following terms:
- Attribution - You must give the appropriate credit, provide a link to the license and indicate whether changes have been made. You must do so under any reasonable circumstances, but in no way that would suggest that the licensor supports you or your use.
- NonCommercial - You may not use the material for commercial purposes.
- Sharing - If you remix, transform, or create from material, you must distribute your contributions under the same license as the original.
- No additional restrictions - You may not apply legal terms or technological measures that legally restrict others from doing anything that the license permits.
(c) After publication, authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online - in institutional repositories, personal page, social network or other scientific dissemination sites, as long as the publication is not for commercial purposes.