O Recurso Educacional Digital Divertix como artefato para o desenvolvimento do letramento estatístico

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v7i3.18032

Palabras clave:

Educação Estatística, Recurso Educacional Digital, Divertix

Resumen

O Letramento Estatístico (LE) é imprescindível para a formação do indivíduo como um cidadão crítico, consciente e ético, à medida que contribui para a tomada de decisão mediante a análise de situações cotidianas e suas implicações. Diante de sua relevância para a vida cotidiana, destaca-se a necessidade do desenvolvimento deste letramento ao longo da Educação Básica. Nesta perspectiva, o presente estudo tem como objetivo analisar as potencialidades do Recurso Educacional Digital (RED) Divertix para a exploração do Letramento Estatístico. Para isto, realizou-se uma pesquisa teórica, a partir da análise do RED e de reflexões sobre suas possíveis potencialidades para a exploração do Letramento Estatístico. Como resultados, destaca-se que o RED analisado apresenta potencialidade pedagógica para contribuir com o LE, a partir de atividades que requisitam habilidades referentes aos componentes de conhecimento e disposicionais, como a atitude. Cabe salientar ainda, que a mediação do professor é fundamental, especialmente, para guiar a atitude e discussões sobre as temáticas (conhecimento do contexto) apresentadas nas atividades do recurso, a saber: saúde e bem-estar, esportes e brincadeiras.

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Biografía del autor/a

Milena Vasconcelos Gomes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Bolsista CAPES. Mestranda no Programa de Pós- Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PGECM) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Fortaleza -CE, Brasil.

Juscileide Braga de Castro, Universidade Federal do Ceará

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora Adjunta do Departamento de Teoria e Prática do Ensino da Faculdade de Educação na Universidade Federal do Ceará (FACED). Professora Permanente no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (PGECM/IFCE) e do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará (PPGE/UFC) - Fortaleza- CE, Brasil.

Danilo do Carmo de Souza, Universidade Federal do Ceará

Doutorando e mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza, Brasil.

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Publicado

2024-10-01

Cómo citar

Gomes, M. V., Castro, J. B. de, & Souza, D. do C. de. (2024). O Recurso Educacional Digital Divertix como artefato para o desenvolvimento do letramento estatístico. TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 7(3), 57–77. https://doi.org/10.30612/tangram.v7i3.18032

Número

Sección

Artículos