A Matemática Financeira e Educação Financeira: impactos na formação inicial do professor
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v2i1.8851Palabras clave:
Matemática Financeira. Educação Financeira. Licenciatura em Matemática.Resumen
A pesquisa em questão apresenta alguns aspectos sobre a presença da disciplina de Matemática no curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual do Oeste do Paraná de Cascavel/PR. Com uma abordagem qualitativa de cunho fenomenológico, esse estudo integra o Projeto de Pesquisa: “A Matemática Financeira e a Educação Financeira no contexto educacional: um olhar para a formação de professores de Matemática”, que é desenvolvido no Instituto Federal do Paraná (IFPR) de Foz do Iguaçu/PR. Nesse sentido, considera-se que o desenvolvimento de competências no processo de formação inicial de um docente de matemática pode ser favorecido por movimentos colaborativos entre as instâncias de ensino: a Educação Superior e a Educação Básica. Além disso, o estudo faz considerações sobre as temáticas matemática financeira e educação financeira e pretende colaborar para um repensar sobre a formação financeira em todos os níveis de ensino, assim como para os cidadãos em geral.
Descargas
Citas
Almeida, Rodrigo Martins de; Junior, Marco Aurelio Kistemann. (2015) O Movimento das Pesquisas em Educação Matemática Financeira Escolar 1999 a 2015. Programa de Pós Graduação em Educação Matemática- UFJF. Disponível em: <http://www.ufjf.br/mestradoedumat/files/2011/09/Produto-educacional-Rodrigo.pdf> . Acesso em: 25/11/2016.
Andretti, Evandro Carlos. (2017) As contribuições do Pibid/Unioeste na formação de professores: subprojetos de matemática de Cascavel e Foz do Iguaçu. 2017. 128 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestrado em Ensino, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu, 2017.
Brasil. (2017) Banco Central do Brasil. Série Cidadania Financeira: estudos sobre educação, proteção e inclusão / Banco Central do Brasil – 5. ed. – Brasília : Banco Central do Brasil. Nota: n. 5. Competências em educação financeira: descrição de resultados da pesquisa da Rede Internacional de Educação Financeira adaptada e aplicada no Brasil. < <http://www.bcb.gov.br/nor/relincfin/serie_cidadania_financeira_pesquisa_infe_br_%200443_2017.pdf> . Acesso em : 10 jan. 2018
Brasil. (1998) Parâmetros Curriculares Nacionais, terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental. Introdução aos Parâmetros Curriculares nacionais. Brasília, MEC/SEF. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/introducao.pdf>. Acesso em: 17/07/2016.
Cidadania financeira. (2017) Educação, proteção e inclusão financeira da população brasileira. Disponível em: < <http://www.bcb.gov.br/pre/pef/port/programa_cidadania_financeira.pdf>. Acesso em 17 nov.
Fiorentini, Dario. (2008) A Pesquisa e as Práticas de Formação de Professores de Matemática em face das Políticas Públicas no Brasil. Bolema: Boletim de Educação Matemática, Rio Claro, v. 21, n. 29, p.43-70. Disponível em: <http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/viewFile/1718/1495>. Acesso em: 30 de maio 2016.
Fiorentini, Dario. (2009) Educação Matemática: diálogos entre a universidade e a escola. In: ENCONTRO GAÚCHO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 10., 2009, Ijuí. Anais... . Ijuí: UnijuÍ, . p. 1 - 20. Disponível em: <http://www.projetos.unijui.edu.br/matematica/cd_egem/fscommand/CO/CO1.pdf>. Acesso em: 23 de maio 2016.
Hofman, R. M, Moro, M.L.F.(2012) Educação matemática e educação financeira: perspectivas para a ENEF. Zetetiké – FE/Unicamp – v. 20, n. 38 – jul/dez . Disponível em: < file:///C:/Users/adria/Downloads/8646609-20690-1-PB.pdf>. Acesso em 02 jun. 2018.
Lorenzato, Sérgio; Fiorentini, Dario.(2001) O profissional em Educação Matemática. Santos: UNISANTA. Disponível em: <http://sites.unisanta.br/teiadosaber/apostila/matematica>. Acesso em: 12 de out. 2015
Manzini, E. J. (2007) Considerações sobre a transcrição de entrevistas. In: Manzini, E. J. A entrevista como instrumento de pesquisa em Educação e Educação Especial: uso e processo de análise. Marília, SP: UNESP, p. 1-17. 2007. Disponível em: <http://www.oneesp.ufscar.br/texto_orientacao_transcricao_entrevista> . Acesso em: 17/05/ 2016
Martins, J. & Bicudo, M.A.V. (1989)A Pesquisa Qualitativa em Psicologia: fundamentos e recursos básicos. São Paulo: Moraes/ EDUC.
Milone, Giuseppe. (2006) Matemática financeira. São Paulo: Thomson Learning.
Mota, Marcelo Nunes.(2016) Literácia financeira de educadores : um estudo na rede pública do município de Sorocaba. 98 f. Dissertação (Controladoria Empresarial) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo. Disponível em: < http://tede.mackenzie.com.br/jspui/handle/tede/3166> . Acesso em 15 jan 2018.
Muniz, I. Jr. (2010) Educação Financeira: Conceitos e Contextos para o Ensino Médio. In: X Encontro Nacional de Educação Matemática – X ENEM, 2010, Salvador. X ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2010.
Mutti, G. S. L.; Somavilla, Adriana Stefanello . Postura fenomenológica de investigação: relatando experiências de pesquisa no contexto da Educação Matemática. In: II Semana Acadêmica da Licenciatura em Matemática - II SALIMAT, 2017, Foz do Iguaçu. Anais de Resumos - II Semana Acadêmica da Licenciatura em Matemática, 2017. v. 1. p. 14-17.
Paraná. Secretaria de Estado da Educação. (2008) Secretaria de Estado da Educação. Diretrizes Curriculares da Educação Básica – Matemática. Curitiba:. Disponível em: <http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/diretrizes/dce_mat.pdf>. Acesso em 16/08/2016.
Pereira, Maria Neusa de Lima; Curi, Edda. (2012)Formação de professores de matemática sob o ponto de vista de alunos formandos. REnCiMa, v. 3, n. 2, p. 116‐124, jul/dez. Disponível em: < http://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/112/74>. Acesso em 01 jun 2018.
Pimenta, Selma Garrido; Lima, Maria Socorro Lucena. (2004)Estágio e Docência. São Paulo: Cortez.
Ponte, João Pedro da. (2002) A vertente profissional da formação inicial de professores de matemática. In: Educação Matemática em Revista, n. 11 A. p. 3-8.
Ponte, João Pedro da.(2008) A investigação em educação matemática em Portugal: Realizações e perspectivas. In. Luengo-gonzález, R. et. al. (Ed.), Investigación en educación matemática. Badajoz: SEIEM, 2008. p. 55-78
Sbem. (2013) A formação do professor de matemática no curso de licenciatura: reflexões produzidas pela comissão paritária SBEM/SBM. Brasília: Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Boletim Sbem, n. 21, p. 1-42, fev. Disponível em: <http://www.sbembrasil.org.br/files/Boletim21.pdf>. Acesso em 05/01/2017.
Silva, a. M, Powell; A. B. (2013) Um programa de Educação Financeira para a Matemática Escolar da Educação Básica. XI Encontro Nacional de Educação Matemática: Retrospectiva e Perspectiva. Curitiba, Paraná.
Silva, Inglid Teixeira; Selva, Ana Coelho Vieira.(2018) Programa de educação financeira nas escolas – ensino médio: uma análise das orientações contidas nos livros do professor e suas relações com a matemática. REnCiMa, v. 9, n. 1, p. 140-157. Disponível em: < http://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/1293/953> . Acesso em 02 jun 2018.
Somavilla, Adriana Stefanello. (2017) A inserção da disciplina de Matemática Financeira nos cursos de Licenciatura em Matemática dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia da Região Sul do Brasil. 2017. Dissertação- Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu, 2017.
Somavilla, Adriana Stefanello; Bassoi, Tania Stella. (2017) A matemática financeira nos cursos de licenciatura em matemática. Saarbrücken, Alemanha: Novas Edições Acadêmicas, v.1. p.128. ISBN: 9783330996229.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os autores devem aceitar as normas de publicação ao submeterem a revista, bem como, concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil (CC BY-NC-SA 3.0 BR) que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material. A CC BY-NC-SA 3.0 BR considera os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.