A Matemática Financeira e Educação Financeira: impactos na formação inicial do professor

Autores/as

  • Adriana Stefanello Somavilla Instituto Federal do Paraná (IFPR) /Foz do Iguaçu http://orcid.org/0000-0002-4368-5658
  • Evandro Carlos Andretti Faculdade União das Américas - UNIAMÉRICA/ Foz do Iguaçu/PR
  • Tania Stella Bassoi Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)/ Campus de Cascavel.

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v2i1.8851

Palabras clave:

Matemática Financeira. Educação Financeira. Licenciatura em Matemática.

Resumen

A pesquisa em questão apresenta alguns aspectos sobre a presença da disciplina de Matemática no curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual do Oeste do Paraná de Cascavel/PR. Com uma abordagem qualitativa de cunho fenomenológico, esse estudo integra o Projeto de Pesquisa: “A Matemática Financeira e a Educação Financeira no contexto educacional: um olhar para a formação de professores de Matemática”, que é desenvolvido no Instituto Federal do Paraná (IFPR) de Foz do Iguaçu/PR. Nesse sentido, considera-se que o desenvolvimento de competências no processo de formação inicial de um docente de matemática pode ser favorecido por movimentos colaborativos entre as instâncias de ensino: a Educação Superior e a Educação Básica. Além disso, o estudo faz considerações sobre as temáticas matemática financeira e educação financeira e pretende colaborar para um repensar sobre a formação financeira em todos os níveis de ensino, assim como para os cidadãos em geral.  

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Biografía del autor/a

Adriana Stefanello Somavilla, Instituto Federal do Paraná (IFPR) /Foz do Iguaçu

- Docente de Matemática do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal do Paraná (IFPR)/Campus Foz do Iguaçu/PR.

- Mestre em Ensino (PPGEN) pela  Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)/ Campus Foz do Iguaçu/PR.

- Pesquisadora e vice-coordenadora do Grupo de Pesquisa  em Educação em Ciências e Matemática (GPECiM).

- Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Sociedade (NEPECS).

 

Evandro Carlos Andretti, Faculdade União das Américas - UNIAMÉRICA/ Foz do Iguaçu/PR

- Mestre em Ensino e Licenciado em Matemática pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE.

- Professor da Faculdade União das Américas - UNIAMÉRICA.

- Professor da Secretaria Estadual de Educação do Estado do Paraná - SEED/PR.

Tania Stella Bassoi, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)/ Campus de Cascavel.

- Professora do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática - Nível Doutorado da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)/ Campus de Cascavel/PR.

- Professora adjunta da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, do colegiado de Matemática do campus de Cascavel/PR.

- Pesquisadora sobre Formação de professores em Ciências e Matemática.

Citas

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Publicado

2019-01-13

Cómo citar

Somavilla, A. S., Andretti, E. C., & Bassoi, T. S. (2019). A Matemática Financeira e Educação Financeira: impactos na formação inicial do professor. TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 2(1), 102–121. https://doi.org/10.30612/tangram.v2i1.8851

Número

Sección

Artículos