A Matemática Financeira e Educação Financeira: impactos na formação inicial do professor
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v2i1.8851Keywords:
Matemática Financeira. Educação Financeira. Licenciatura em Matemática.Abstract
A pesquisa em questão apresenta alguns aspectos sobre a presença da disciplina de Matemática no curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual do Oeste do Paraná de Cascavel/PR. Com uma abordagem qualitativa de cunho fenomenológico, esse estudo integra o Projeto de Pesquisa: “A Matemática Financeira e a Educação Financeira no contexto educacional: um olhar para a formação de professores de Matemática”, que é desenvolvido no Instituto Federal do Paraná (IFPR) de Foz do Iguaçu/PR. Nesse sentido, considera-se que o desenvolvimento de competências no processo de formação inicial de um docente de matemática pode ser favorecido por movimentos colaborativos entre as instâncias de ensino: a Educação Superior e a Educação Básica. Além disso, o estudo faz considerações sobre as temáticas matemática financeira e educação financeira e pretende colaborar para um repensar sobre a formação financeira em todos os níveis de ensino, assim como para os cidadãos em geral.
Downloads
References
Almeida, Rodrigo Martins de; Junior, Marco Aurelio Kistemann. (2015) O Movimento das Pesquisas em Educação Matemática Financeira Escolar 1999 a 2015. Programa de Pós Graduação em Educação Matemática- UFJF. Disponível em: <http://www.ufjf.br/mestradoedumat/files/2011/09/Produto-educacional-Rodrigo.pdf> . Acesso em: 25/11/2016.
Andretti, Evandro Carlos. (2017) As contribuições do Pibid/Unioeste na formação de professores: subprojetos de matemática de Cascavel e Foz do Iguaçu. 2017. 128 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestrado em Ensino, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu, 2017.
Brasil. (2017) Banco Central do Brasil. Série Cidadania Financeira: estudos sobre educação, proteção e inclusão / Banco Central do Brasil – 5. ed. – Brasília : Banco Central do Brasil. Nota: n. 5. Competências em educação financeira: descrição de resultados da pesquisa da Rede Internacional de Educação Financeira adaptada e aplicada no Brasil. < <http://www.bcb.gov.br/nor/relincfin/serie_cidadania_financeira_pesquisa_infe_br_%200443_2017.pdf> . Acesso em : 10 jan. 2018
Brasil. (1998) Parâmetros Curriculares Nacionais, terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental. Introdução aos Parâmetros Curriculares nacionais. Brasília, MEC/SEF. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/introducao.pdf>. Acesso em: 17/07/2016.
Cidadania financeira. (2017) Educação, proteção e inclusão financeira da população brasileira. Disponível em: < <http://www.bcb.gov.br/pre/pef/port/programa_cidadania_financeira.pdf>. Acesso em 17 nov.
Fiorentini, Dario. (2008) A Pesquisa e as Práticas de Formação de Professores de Matemática em face das Políticas Públicas no Brasil. Bolema: Boletim de Educação Matemática, Rio Claro, v. 21, n. 29, p.43-70. Disponível em: <http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/viewFile/1718/1495>. Acesso em: 30 de maio 2016.
Fiorentini, Dario. (2009) Educação Matemática: diálogos entre a universidade e a escola. In: ENCONTRO GAÚCHO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 10., 2009, Ijuí. Anais... . Ijuí: UnijuÍ, . p. 1 - 20. Disponível em: <http://www.projetos.unijui.edu.br/matematica/cd_egem/fscommand/CO/CO1.pdf>. Acesso em: 23 de maio 2016.
Hofman, R. M, Moro, M.L.F.(2012) Educação matemática e educação financeira: perspectivas para a ENEF. Zetetiké – FE/Unicamp – v. 20, n. 38 – jul/dez . Disponível em: < file:///C:/Users/adria/Downloads/8646609-20690-1-PB.pdf>. Acesso em 02 jun. 2018.
Lorenzato, Sérgio; Fiorentini, Dario.(2001) O profissional em Educação Matemática. Santos: UNISANTA. Disponível em: <http://sites.unisanta.br/teiadosaber/apostila/matematica>. Acesso em: 12 de out. 2015
Manzini, E. J. (2007) Considerações sobre a transcrição de entrevistas. In: Manzini, E. J. A entrevista como instrumento de pesquisa em Educação e Educação Especial: uso e processo de análise. Marília, SP: UNESP, p. 1-17. 2007. Disponível em: <http://www.oneesp.ufscar.br/texto_orientacao_transcricao_entrevista> . Acesso em: 17/05/ 2016
Martins, J. & Bicudo, M.A.V. (1989)A Pesquisa Qualitativa em Psicologia: fundamentos e recursos básicos. São Paulo: Moraes/ EDUC.
Milone, Giuseppe. (2006) Matemática financeira. São Paulo: Thomson Learning.
Mota, Marcelo Nunes.(2016) Literácia financeira de educadores : um estudo na rede pública do município de Sorocaba. 98 f. Dissertação (Controladoria Empresarial) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo. Disponível em: < http://tede.mackenzie.com.br/jspui/handle/tede/3166> . Acesso em 15 jan 2018.
Muniz, I. Jr. (2010) Educação Financeira: Conceitos e Contextos para o Ensino Médio. In: X Encontro Nacional de Educação Matemática – X ENEM, 2010, Salvador. X ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2010.
Mutti, G. S. L.; Somavilla, Adriana Stefanello . Postura fenomenológica de investigação: relatando experiências de pesquisa no contexto da Educação Matemática. In: II Semana Acadêmica da Licenciatura em Matemática - II SALIMAT, 2017, Foz do Iguaçu. Anais de Resumos - II Semana Acadêmica da Licenciatura em Matemática, 2017. v. 1. p. 14-17.
Paraná. Secretaria de Estado da Educação. (2008) Secretaria de Estado da Educação. Diretrizes Curriculares da Educação Básica – Matemática. Curitiba:. Disponível em: <http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/diretrizes/dce_mat.pdf>. Acesso em 16/08/2016.
Pereira, Maria Neusa de Lima; Curi, Edda. (2012)Formação de professores de matemática sob o ponto de vista de alunos formandos. REnCiMa, v. 3, n. 2, p. 116‐124, jul/dez. Disponível em: < http://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/112/74>. Acesso em 01 jun 2018.
Pimenta, Selma Garrido; Lima, Maria Socorro Lucena. (2004)Estágio e Docência. São Paulo: Cortez.
Ponte, João Pedro da. (2002) A vertente profissional da formação inicial de professores de matemática. In: Educação Matemática em Revista, n. 11 A. p. 3-8.
Ponte, João Pedro da.(2008) A investigação em educação matemática em Portugal: Realizações e perspectivas. In. Luengo-gonzález, R. et. al. (Ed.), Investigación en educación matemática. Badajoz: SEIEM, 2008. p. 55-78
Sbem. (2013) A formação do professor de matemática no curso de licenciatura: reflexões produzidas pela comissão paritária SBEM/SBM. Brasília: Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Boletim Sbem, n. 21, p. 1-42, fev. Disponível em: <http://www.sbembrasil.org.br/files/Boletim21.pdf>. Acesso em 05/01/2017.
Silva, a. M, Powell; A. B. (2013) Um programa de Educação Financeira para a Matemática Escolar da Educação Básica. XI Encontro Nacional de Educação Matemática: Retrospectiva e Perspectiva. Curitiba, Paraná.
Silva, Inglid Teixeira; Selva, Ana Coelho Vieira.(2018) Programa de educação financeira nas escolas – ensino médio: uma análise das orientações contidas nos livros do professor e suas relações com a matemática. REnCiMa, v. 9, n. 1, p. 140-157. Disponível em: < http://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/1293/953> . Acesso em 02 jun 2018.
Somavilla, Adriana Stefanello. (2017) A inserção da disciplina de Matemática Financeira nos cursos de Licenciatura em Matemática dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia da Região Sul do Brasil. 2017. Dissertação- Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu, 2017.
Somavilla, Adriana Stefanello; Bassoi, Tania Stella. (2017) A matemática financeira nos cursos de licenciatura em matemática. Saarbrücken, Alemanha: Novas Edições Acadêmicas, v.1. p.128. ISBN: 9783330996229.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors must accept the publication rules when submitting the journal, as well as agree to the following terms:
(a) The Editorial Board reserves the right to make changes to the Portuguese language in the originals to maintain the cultured standard of the language, while respecting the style of the authors.
(b) Authors retain the copyright and grant the journal the right to first publication, with the work simultaneously licensed under the Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil (CC BY-NC-SA 3.0 BR) that allows: Share - copy and redistribute the material in any medium or format and Adapt - remix, transform, and create from the material. CC BY-NC-SA 3.0 BR considers the following terms:
- Attribution - You must give the appropriate credit, provide a link to the license and indicate whether changes have been made. You must do so under any reasonable circumstances, but in no way that would suggest that the licensor supports you or your use.
- NonCommercial - You may not use the material for commercial purposes.
- Sharing - If you remix, transform, or create from material, you must distribute your contributions under the same license as the original.
- No additional restrictions - You may not apply legal terms or technological measures that legally restrict others from doing anything that the license permits.
(c) After publication, authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online - in institutional repositories, personal page, social network or other scientific dissemination sites, as long as the publication is not for commercial purposes.