Função polinomial do segundo grau: uma prática utilizando o <em>software</em> Geogebra
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v1i1.7359Resumen
Este artigo apresenta um relato de experiência de estágio que consistiu na aplicação de atividades envolvendo o software Geogebra em uma turma de 1º ano do Ensino Médio de uma escola pública do sul da Bahia. A prática objetivou desenvolver com os estudantes uma atividade investigativa de função polinomial do segundo grau. A realização se deu durante o horário de aula, por meio de uma oficina, onde os estudantes apresentaram para os colegas os gráficos elaborados no software. Ao final da oficina os estudantes manifestaram-se positivamente, dizendo que o software proporcionou uma melhor visualização e entendimento da representação gráfica das funções do 2º grau estudadas.
Descargas
Citas
BENITTI, F. Exploring the Educational Potential of Robotics in Schools: A Systematic Review. Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), CTTMar, Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada, Rua Uruguai, 458, CP 360, 88302-202 Itajaí, SC, Brazil, 2012.
BROUSSEAU, G. Fondements et méthodes de la didactique des mathématiques. Recherche en didactique des mathématiques. Grenoble, v. 7, n. 2, p. 33-115, 1986.
COWPER, W. Exploring drag-mode geometry. In: Discovering Geometry with a computer – Using Cabri Géomètre. Heinz Schumann and David Green. Ed. Chartwell-Bratt, 1994.
JUNIOR, Raul. O Ensino a distância e as novas tecnologias. Revista Primus Vitam, n°5. 2013.
PAPERT, S. A Máquina das Crianças: Repensando a Escola na Era da Informática. Tradução de Sandra Costa. Porto Alegre: Artes Médicas, 2008.
SOUZA, J. R. Novo olhar: Matemática : 1 / Joamir Roberto de Sousa. – 2. Ed. – São Paulo: FTD, 2013.
ZULATTO, R. B. A. Professores de Matemática que utilizam softwares de Geometria Dinâmica: suas características e perspectivas. Dissertação de Mestrado, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2002.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os autores devem aceitar as normas de publicação ao submeterem a revista, bem como, concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil (CC BY-NC-SA 3.0 BR) que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material. A CC BY-NC-SA 3.0 BR considera os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.