Programa de Apoio Pedagógico: contribuições para a aprendizagem matemática de alunos do CTISM/UFSM e para a formação inicial de professores
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v2i4.9667Keywords:
Apoio Pedagógico. Aprendizagem Matemática. Formação inicial.Abstract
Considerando os altos índices de evasão e reprovação no Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (CTISM) surge o “Programa Piloto de Acompanhamento Pedagógico com alunos do CTISM/UFSM: ações de inclusão e sucesso no desempenho acadêmico”, objetivando diminuir os índices de reprovação de estudantes do Ensino Médio. Este projeto tem como metodologia o desenvolvimento de aulas presenciais e atividades de reforço nas disciplinas gerais e profissionais trabalhadas nos cursos oferecidos pelo CTISM. O presente artigo objetiva relatar as ações desenvolvidas durante o ano de 2018 com este projeto na área de Matemática, pelo bolsista com estudantes do Ensino Médio, Proeja[1] e na modalidade subsequente, pois as ações do projeto se expandiram para os demais cursos ofertados no colégio. As práticas realizadas contribuem também com a formação inicial do bolsista e futuro professor de Matemática, e na melhoria da aprendizagem dos estudantes da instituição, pela garantia da compreensão dos conteúdos matemáticos.Downloads
References
Colégio Técnico Industrial de Santa Maria. (2014). Projeto Político Pedagógico. Recuperado em 04 dezembro, 2018, de https://www.ctism.ufsm.br/institucional/ppp.
Maraschin, M. S., Sehnem, C., Marschal, D., Cassol, L. M., Portugal, L. S. S., Becker, M. U., & Chiappa, R. M. B. (2015). O projeto piloto de acompanhamento pedagógico dos estudantes do CTISM/UFSM. Anais do I Seminário de Políticas Públicas e Ações Afirmativas, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.
Pereira, M. T. F., & Cavedon, N. R. (2009, março). Os bastidores de um estudo etnográfico: trilhando os caminhos teórico-empíricos para desvendar as culturas organizacionais de uma livraria de shopping center. Cadernos EBAPE, 7 (1), pp. 154-168. Recuperado em 12 dezembro, 2018, de http://www.scielo.br/pdf/cebape/v7n1/v7n1a11.pdf?fbclid=IwAR0GCERnspm69a0v9ZUHr9fzRYEXHu6hTcwHR15QLjtGpnk1soLf5xkqRDo.
Queiroz, L. D. (2004). Um estudo sobre a evasão escolar: para se pensar na inclusão escola. Recuperado em 11 dezembro, 2018, de www.anped.org.br.
Silva, N. M., & Aragão, R. F. (2012, dezembro). A observação como prática pedagógica no ensino de geografia. Geosaberes, 3 (6), pp. 50-59. [ISSN 2178-0463]. Recuperado em 12 dezembro, 2018, de http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/174.
Skovsmose, O. (2001). Educação Matemática crítica: a questão da democracia. Campinas, SP: Papirus.
Sousa, A. A., Sousa, T. P., Queiroz, M. P., & Silva, É. S. L. (2011, janeiro/ abril). Evasão escolar no ensino médio: velhos ou novos dilemas? Vértices, 13 (1), pp. 25-37. Recuperado em 11 dezembro, 2018, de http://essentiaeditora.iff.edu.br/index.php/vertices/article/viewFile/1220/641.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors must accept the publication rules when submitting the journal, as well as agree to the following terms:
(a) The Editorial Board reserves the right to make changes to the Portuguese language in the originals to maintain the cultured standard of the language, while respecting the style of the authors.
(b) Authors retain the copyright and grant the journal the right to first publication, with the work simultaneously licensed under the Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil (CC BY-NC-SA 3.0 BR) that allows: Share - copy and redistribute the material in any medium or format and Adapt - remix, transform, and create from the material. CC BY-NC-SA 3.0 BR considers the following terms:
- Attribution - You must give the appropriate credit, provide a link to the license and indicate whether changes have been made. You must do so under any reasonable circumstances, but in no way that would suggest that the licensor supports you or your use.
- NonCommercial - You may not use the material for commercial purposes.
- Sharing - If you remix, transform, or create from material, you must distribute your contributions under the same license as the original.
- No additional restrictions - You may not apply legal terms or technological measures that legally restrict others from doing anything that the license permits.
(c) After publication, authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online - in institutional repositories, personal page, social network or other scientific dissemination sites, as long as the publication is not for commercial purposes.