Programa de Apoio Pedagógico: contribuições para a aprendizagem matemática de alunos do CTISM/UFSM e para a formação inicial de professores

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v2i4.9667

Palabras clave:

Apoio Pedagógico. Aprendizagem Matemática. Formação inicial.

Resumen

Considerando os altos índices de evasão e reprovação no Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (CTISM) surge o “Programa Piloto de Acompanhamento Pedagógico com alunos do CTISM/UFSM: ações de inclusão e sucesso no desempenho acadêmico”, objetivando diminuir os índices de reprovação de estudantes do Ensino Médio. Este projeto tem como metodologia o desenvolvimento de aulas presenciais e atividades de reforço nas disciplinas gerais e profissionais trabalhadas nos cursos oferecidos pelo CTISM. O presente artigo objetiva relatar as ações desenvolvidas durante o ano de 2018 com este projeto na área de Matemática, pelo bolsista com estudantes do Ensino Médio, Proeja[1] e na modalidade subsequente, pois as ações do projeto se expandiram para os demais cursos ofertados no colégio. As práticas realizadas contribuem também com a formação inicial do bolsista e futuro professor de Matemática, e na melhoria da aprendizagem dos estudantes da instituição, pela garantia da compreensão dos conteúdos matemáticos.

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Biografía del autor/a

Andrei Luís Berres Hartmann, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Acadêmico do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Santa Maria.

Mariglei Severo Maraschin, Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (CTISM)

Doutora em Educação e professora do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria.

Citas

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Publicado

2019-12-07

Cómo citar

Berres Hartmann, A. L., & Maraschin, M. S. (2019). Programa de Apoio Pedagógico: contribuições para a aprendizagem matemática de alunos do CTISM/UFSM e para a formação inicial de professores. TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 2(4), 96–105. https://doi.org/10.30612/tangram.v2i4.9667

Número

Sección

Experiencias pedagógicas