Sala de Aula Invertida na Formação Continuada de Professores que Ensinam Matemática: um estado da arte das produções científicas
The flipped classroom model in math teachers’ continuing education: revisiting scientific studies
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v7i4.18153Palavras-chave:
Sala de Aula Invertida, Formação de Professores, Metodologia AtivaResumo
A metodologia de Sala de Aula Invertida (SAI) tem se estabelecido progressivamente como uma prática educacional nos primeiros 20 anos do século XXI, embora ainda enfrente desafios significativos para sua adoção efetiva por professores em sala de aula. Nesse cenário, este estudo visa identificar e descrever pesquisas nacionais e internacionais sobre o uso do SAI na formação continuada de docentes de matemática. Para explorar esse tema, elaborou-se a seguinte questão orientadora: Como foram desenvolvidas e divulgadas as experiências de formação continuada com a SAI para professores de matemática? A fim de responder a essa questão, foi conduzida uma pesquisa bibliográfica focada no Estado da Arte, analisando periódicos classificados pela Plataforma Sucupira da CAPES, de qualis A1 a B5, publicados entre 2006 e 2022. A análise dos dados foi realizada por meio da técnica de Análise de Conteúdo. De forma geral, os resultados destacam a necessidade de expandir os estudos sobre o SAI na formação continuada de professores, considerando que a aplicação dessa metodologia no ensino pode facilitar o aprendizado de conteúdos matemáticos pelos alunos.
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