Análise bibliométrica dos relatos de experiência sobre “Matemática na Educação Infantil” publicados no SHIAM (2013-2017)

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v3i1.11171

Palabras clave:

Matemática na Educação Infantil. Relatos de Experiência. Análise Bibliométrica.

Resumen

Apresentamos resultados de uma pesquisa que objetivou analisar a produção do conhecimento, em relatos de experiências, sobre a Matemática na Educação Infantil. A base de dados central foi o Seminário Nacional de História e Investigação de/em Aulas de Matemática – SHIAM – em que localizamos artigos publicados nos anais das edições de 2013, 2015 e 2017. O referencial teórico-metodológico abrange discussões sobre o que se ensinar “de” e “sobre” Matemática na infância conjugado com um estudo bibliométrico. A análise dos dados revela que a maior parte das atividades desenvolvidas com a criança pequena são destinadas ao trabalho no campo numérico e com destaques para as turmas do jardim de infância, negando assim as possibilidades de promover o pensamento matemático desde a creche. Com o término da investigação, concluímos que é preciso investir em pesquisas e trabalhos formativos, em nível contínuo, com professores que ensinam Matemática desde o trabalho com bebês.

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Biografía del autor/a

Klinger Teodoro Ciríaco, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Professor Adjunto do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas - DTPP - do Centro de Educação e Ciências Humanas - CECH - da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar; Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Campo Grande-MS, atuando na linha de pesquisa "Formação de Professores e Currículo".

Margarida Maria Silva Arantes, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Câmpus Naviraí. Professora de Educação Infantil na rede particular de ensino de Naviraí-MS.

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Publicado

2020-03-30

Cómo citar

Ciríaco, K. T., & Arantes, M. M. S. (2020). Análise bibliométrica dos relatos de experiência sobre “Matemática na Educação Infantil” publicados no SHIAM (2013-2017). TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 3(1), 18–45. https://doi.org/10.30612/tangram.v3i1.11171

Número

Sección

Artículos