As interfaces da Educação Especial e Inclusiva do povo guarani no oeste do Paraná

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/riet.v4i2.17990

Palavras-chave:

Educação escolar indigena, Inclusão, Sala de recursos

Resumo

As comunidades indígenas foram marcadas historicamente pelo apagamento e desvalorização cultural em detrimento do pensamento europeu. Por isso, a perspectiva da Educação Escolar Indígena tem como premissa a garantia da identidade cultural de cada povo que atende. No entanto, para que a mesma tenha uma proposta intercultural diferenciada, faz-se primordial a formação de professores indígenas para atuarem em sua comunidade, a elaboração de um currículo multicultural, o ensino bilíngue, entre outros aspectos. Diante disso, este trabalho discute a premissa da Educação Especial a partir da mesma analisa, considerando as questões históricas que envolvem a educação escolar indígena na escola da comunidade na comunidade indígena Tekoha Ocoy, a relevância da educação especial como ferramenta inclusiva nesta instituição de ensino. A partir disso, podemos inferir que a cultura possui mobilidade, e que o entendimento das pessoas com necessidades especiais vem se incluindo nesta terra indígena, a partir do diálogo dos professores com as famílias e lideranças sobre a importância do ser diferente, e do respeito pelas diferenças, valorizando a sala de recursos multifuncional nesta realidade escolar.

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Biografia do Autor

Renato Souza da Cruz, Universidade Estadual de Maringá

Doutorando em Educação para Ciências e a Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (PCM-UEM)

Vânia de Fatima Tluszcz Lippert, Universidade Estadual de Maringá

Graduada em Ciências com Habilitação em Matemática pela Universidade do Oeste Paulista (1998). Professora - Secretaria de Educação do Estado do Paraná. Tem experiência na área de Matemática e Educação Especial para alunos com Altas Habilidades/Superdotação. Atuando como professora de matemática e da Sala de Recursos Multifuncional para Altas Habilidades e Superdotação. Cursando Mestrado em Ensino - Linha de Pesquisa: Ensino de Ciências e Matemática - Pelo Programa de Pós Graduação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE - Campus de Foz do Iguaçú - Paraná.

Bruna Marques Duarte, Universidade Estadual de Maringá

Possui graduação em Ciências Licenciatura Plena pela Faculdade Estadual de Educação Ciências e Letras de Paranavaí (2009) em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional ( 2019) e Física pelo Centro Universitário Grande fortaleza (2020). Mestre pelo Programa de Pós Graduação Stricto Sensu - PPIFOR - Unespar - Campus Paranavaí (2015). Doutoranda do programa de Pós Graduação em Educação para a Ciência e Matemática (PCM ) da Universidade Estadual de Maringá- PR. Atualmente é professor da Secretaria de Educação do Estado do Paraná, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, ensino de física, ensino de ciências, concepções alternativas , conhecimento científico, pensamento crítico e metodologias ativas.

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Publicado

2024-12-06

Como Citar

Cruz, R. S. da, Tluszcz Lippert, V. de F., & Marques Duarte, B. (2024). As interfaces da Educação Especial e Inclusiva do povo guarani no oeste do Paraná. Revista Interdisciplinar Em Educação E Territorialidade – RIET, 4(2), 28–46. https://doi.org/10.30612/riet.v4i2.17990

Edição

Seção

DOSSIÊ- PRÁTICAS INCLUSIVAS EM DIFERENTES ESPAÇOS SOCIAIS DE ATENÇÃO A PESSOAS INDÍGENAS