Mitã rekopayvaa: a origem da criança com deficiência na cosmovisão guarani e kaiowá

el origen de los niños con discapacidad en la cosmovisión guaraní y kaiowá

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/riet.v4i2.18103

Palavras-chave:

Criança com deficiência;, Guarani e kaiowá; , Interculturalidade

Resumo

As famílias guaranis e kaiowás que têm crianças com deficiência apresentam uma insegurança de deixarem seus filhos na escola. As escolas, por sua vez, têm apresentado dificuldades pedagógicas de recebê-las e contribuir para seu desenvolvimento emocional e intelectual através de práticas pedagógicas pautadas numa perspectiva intercultural, bilíngue, diferenciada e específica.  Os desafios educacionais nesse campo são múltiplos, complexos e com alguns tabus. Sendo assim, o objetivo dessa pesquisa foi compreender a cosmovisão de famílias guaranis e kaiowás sobre a origem da criança com deficiência, pois compreendemos que essa ausência de saber tem se constituído como um hiato para elaboração efetiva de políticas públicas e de práticas pedagógicas que sejam capaz de atender as demandas pedagógicas das crianças com deficiência. Essa pesquisa foi desenvolvida na Terra Indígena de Yvykuarusu e Takuaraty, conhecida como Aldeia Paraguassu, Município de Paranhos, Mato Grosso do Sul, no segundo semestre de 2023. A pesquisa é qualitativa e de natureza exploratória. Os resultados apontam que a origem da criança com deficiência  na cosmovisão das famílias guarani e kaiowás ocorre devido à ausência do ritual de batismo, à realização de casamento entre pessoas com nível de parentesco muito próximos e pela desobediência do pai e da mãe com relação às regras a serem seguidas no período da gestação, parto, amamentação e alimentação da criança. Concluímos que na contemporaneidade é preciso compreender a origem da criança indígena com deficiência relacionada à necropolítica de estado, articulando a cosmovisão as atividades criminosas do agronegócio, à degradação ambiental e a violência territorial.

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Biografia do Autor

Regiani Magalhaes de Yamazaki, Universidade Federal da Grande Dourados

Docente na Faculdade Intercultural Indígena (Faind), Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD.

Dourados, Mato Grosso do Sul-MS, Brasil

Elizangela Fernandes, Universidade Federal da Grande Dourados

Professora da Educação Básica e graduação completa no Teko Arandu. Universidade Federal da Grande Dourados.

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Publicado

2024-12-06

Como Citar

Yamazaki, R. M. de, & Fernandes, E. (2024). Mitã rekopayvaa: a origem da criança com deficiência na cosmovisão guarani e kaiowá : el origen de los niños con discapacidad en la cosmovisión guaraní y kaiowá. Revista Interdisciplinar Em Educação E Territorialidade – RIET, 4(2), 10–27. https://doi.org/10.30612/riet.v4i2.18103

Edição

Seção

DOSSIÊ- PRÁTICAS INCLUSIVAS EM DIFERENTES ESPAÇOS SOCIAIS DE ATENÇÃO A PESSOAS INDÍGENAS