Organização político-pedagógica e curricular na formação de professores do campo em ciências da natureza no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/riet.v1i1.12588

Palavras-chave:

Formação de professores. Formação por área. Matriz Curricular.

Resumo

A Licenciatura em Educação do Campo é um curso em consolidação daí surge a necessidade de discutir a formação de professores da Educação do Campo no âmbito acadêmico de nosso país, tendo como foco suas contribuições para o desenvolvimento rural e para a sociedade nacional, bem como para a superação de processos de exclusão socio-históricos para educação desses sujeitos. Como as LEdoCs com habilitação em Ciências da Natureza organizam o trabalho político-pedagógico e curricular por área na formação inicial de professores? Para responder à pergunta utilizamos as técnicas da análise documental dos Projetos Político-Pedagógicos dos cursos de Licenciatura em Educação do Campo com habilitação em Ciências da Natureza no Brasil. Nossa intenção com essas análises não é propor uma maneira certa ou errada de se formar professores do Campo nem tecer comparações entre os PPPs dos cursos analisados, mas compreender como esses processos formativos, mesmo que parcialmente, contribuem para o fortalecimento da Educação do Campo.

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Biografia do Autor

Geize Kelle Ribeiro, Universidade Federal de Catalão (UFCAT)

Licenciada em Química e Especialista em Ensino de Ciências e Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano) – Campus Iporá. Mestra em Educação pela Universidade Federal de Goiás, transição para Universidade Federal de Catalão. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa e Extensão em Ensino de Ciências e Formação de Professores - GEPEEC – UFCAT/CNPq. E-mail: geize.ribeiro1@gmail.com ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4053-7788

Wender Faleiro, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Licenciado e Bacharel em Ciências Biológicas, Licenciado em Pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU); Mestre em Ecologia e Conservação de Recursos Naturais e Doutor em Educação pela UFU. Pós Doutor em Educação pela PUC-GO. Atualmente é Professor da Unidade Acadêmica Especial de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Federal de Goiás, transição para Universidade Federal de Catalão. Líder - Fundador do Grupo de Pesquisa e Extensão em Ensino de Ciências e Formação de Professores – GEPEEC – UFCAT/CNPq. E-mail: wender.faleiro@gmail.com

ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6419-296X

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Publicado

2020-12-15

Como Citar

Ribeiro, G. K., & Faleiro, W. (2020). Organização político-pedagógica e curricular na formação de professores do campo em ciências da natureza no Brasil. Revista Interdisciplinar Em Educação E Territorialidade – RIET, 1(1), 221–244. https://doi.org/10.30612/riet.v1i1.12588