Educação Ambiental no Ensino Médio: Estratégias Ativas para a Formação de Uma Consciência Ecológica Sustentável

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/realizacao.v12i23.20142

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Consciência Ecológica, Sustentabilidade

Resumo

Este trabalho apresenta uma experiência de aplicação de estratégias de educação ambiental em uma escola pública de Portel-PA. O objetivo foi modificar a maneira como os alunos compreendem e tratam os recursos naturais. Foram realizadas atividades práticas como elaboração de sabão ecológico, produção de papel semente e arborização da instituição. Os resultados mostraram que essas práticas contribuíram para a conscientização dos alunos sobre a importância da conservação ambiental. A educação ambiental é fundamental para a formação de cidadãos conscientes e responsáveis.

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Biografia do Autor

Luana Jaques de Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul

Possui graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci(2024) e graduação em Ciências Naturais pela Universidade do Estado do Pará(2017). Atualmente é Professora da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação do Estado do Pará.

Flávia Gonçalves Fernandes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul

Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul - Campus Dourados - Área: Informática/Desenvolvimento e Desenvolvimento Web/Design Gráfico. Bacharel em Engenharia da Computação com ênfase em Automação pela Universidade de Uberaba - UNIUBE (2014). Especialista em Formação Pedagógica na Educação Profissional, Científica e Tecnológica pelo IF Goiano (2021). Mestre em Engenharia Biomédica pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU, com linha de pesquisa voltada para Sistemas Computacionais e Dispositivos Aplicados à Saúde (2017). Doutora em Ciências Exatas e Tecnológicas pela Universidade Federal de Catalão (UFCAT), na área de concentração Metodologia da Ciência e Engenharia de Materiais e linha de pesquisa voltada para Métodos Teórico-Computacionais em Ciência de Materiais (2023).

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Publicado

2025-09-29

Como Citar

Oliveira, L. J. de, & Fernandes, F. G. . (2025). Educação Ambiental no Ensino Médio: Estratégias Ativas para a Formação de Uma Consciência Ecológica Sustentável. RealizAção, 12(23), e025010. https://doi.org/10.30612/realizacao.v12i23.20142

Edição

Seção

Artigos