Extensão rural com foco na otimização da nutrição animal: estudo de caso sobre prática e aditivos a produção de bovinos em Mato Grosso do Sul
DOI:
https://doi.org/10.30612/realizacao.v11i21.18782Palavras-chave:
Nutrição, Produção, Produtividade, ResultadosResumo
Este estudo de caso analisa a atuação de profissionais veterinários na nutrição animal, destacando a importância da formulação de dietas e das estratégias de manejo para otimizar a produção e garantir rentabilidade. Com o aumento da demanda por alimentos, a eficiência na produção torna-se essencial, especialmente em regiões como Mato Grosso do Sul. A empresa de consultoria agropecuária, em parceria com a empresa de nutrição animal, desenvolveu um trabalho que envolve visitas a propriedades e acompanhamento técnico, visando aprimorar o desempenho dos animais. O estudo abrangeu diversas fazendas e focou na qualidade da alimentação e no uso de aditivos, como narasina e monensina, que demonstraram resultados superiores em ganhos de peso. Além disso, foram analisados aspectos cruciais, como a qualidade da água e a adequação dos cochos, fundamentais para a saúde e produtividade animal. Os resultados indicam a viabilidade econômica do uso de aditivos e ressaltam a necessidade de orientação técnica, uma vez que práticas inadequadas podem resultar em prejuízos significativos para os produtores. Assim, este estudo de caso evidencia que a combinação de tecnologia e acompanhamento especializado é essencial para a sustentabilidade e lucratividade na nutrição animal.
Downloads
Referências
ALBANDES, T.F; COSTA, P.T; FARIAS, G.D; VAZ, R.Z; SILVEIRA, I. D. B; MOREIRA, S.M; SILVEIRA, R.F. Características comportamentais dos bovinos: Aspectos básicos, processo de aprendizagem e fatores que as afetam. Revista Eletrónica de Veterinaria, v. 18, n. 9, p. 1-16, 2017.
BICA, G.S; MACHADO FILHO, L.C.P; TEIXEIRA, D.L; SOUZA, G.P.P. PROBST, R. Comportamento e desempenho de bovinos de corte supridos com açude ou bebedouro. In: 3ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia, 24 a 27 jul. 2006, João Pessoa - PB. Anais... João Pessoa: Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2006. p.1-7.
CAPPELLOZZA, B.I; LASMAR, P.V.F; REIS, F.T; OLIVEIRA, L; HOE, F; BOEHLER, R. M; LEIBOVICH, J; STARKEY, R; SIMAS, J; COOKE, R.F. Efeitos do tipo de suplemento e inclusão de narasina na ingestão de suplementos por touros de corte Bos indicus pastejando forragem de estação quente. Translational Animal Science, v. 3, n. 1, p. 263–273, 2019. DOI: https://doi.org/10.1093/tas/txy113
DUFFIELD, T.F; MERRILL, J. K; BAGG, R. N. Meta-análise dos efeitos da monensina em bovinos de corte sobre eficiência alimentar, ganho de peso e consumo de matéria seca. Journal of Animal Science, v. 90, n. 12, p. 4583-4592, 2012.
MEDEIROS, S.R; GOMES, R.C; BUNGENSTAB, D.J. (Orgs.). Nutrição de bovinos de corte: fundamentos e aplicações. Brasília, DF: Embrapa Gado de Corte, 2015.
NICODEMO, M.L.F. Uso de aditivos na dieta de bovinos de corte. Campo Grande: Embrapa Gado de Corte, 2001. 54 p. (Documentos / Embrapa Gado de Corte, ISSN 1517-3747; 106).
ODONGO, N.E; WANG, Y; LAL, M. Efeitos a longo prazo da alimentação com monensina na produção de metano em vacas leiteiras em lactação. Journal of Dairy Science, v. 90, p. 1781-1788, 2007.
POLIZEL, D.M; FERRAZ, M.V.C; GOBATO, L.G.M; PIRES, A.V. A adição de narasina em uma mistura mineral melhora o desempenho de novilhos Nelore em pastejo. Journal of Animal Science, v. 95, p. 545, 2017.
TOSETI, L.B. Efeitos de diferentes aditivos e fontes de volumosos na dieta de bovinos confinados. Tese (Doutor em Qualidade e Produção Animal) – Universidade de São Paula, Pirassununga, São Paulo, 2020. 94 p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Felipe Santos Leonel, Maria Fernanda Castro Burbarelli, Alexander Alexandre Almeida, Creilda Santos Alves, Mariana Belloni
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista aceitam as normas de publicação, bem como, concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material. A Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional considera os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.