Contribuições das atividades de extensão na formação dos estudantes do curso técnico integrado em informática do IFMS - AQ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/realizacao.v10i19.17237

Palavras-chave:

Atividades extensionistas, Formação integral, Instituto federal

Resumo

Este trabalho pretende apresentar quais foram as contribuições de atividades de extensão na formação de estudantes do Curso Técnico em Informática do Campus Aquidauana do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul no período de 2020 a 2022. Ele se justifica tanto pela importância do tema quanto pela ampliação das discussões oriundas do Fórum de Dirigentes de Extensão (FORDIREX), onde se chegou ao entendimento de que é imprescindível construir e sistematizar as atividades extensionistas na Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica (EPCT) e também pela necessidade de registrar, avaliar e destacar a relevância das atividades extensionistas na formação integral dos estudantes, missão precípua dessa Instituição, conforme destacado em seus documentos institucionais. O percurso metodológico foi cumprido através de pesquisa bibliográfica, aplicação de questionários estruturados junto aos estudantes extensionistas e análise das respostas apresentadas à luz dos documentos institucionais e do olhar de outros pesquisadores deste tema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valdineia Garcia da Silva, Instituto Ferderal de Educação, Ciência e Tecnologia do Mato Grosso do Sul

Professora do IFMS.

Referências

BRASIL. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Lei no 11.892, de 29 de dezembro de 2008.[Diário Oficial da União] de 30.12.2008. Brasília, 2008. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/ lei/l11892.htm

CONIF - Conselho Nacional das Instituições Federais de Educação profissional e Tecnológica. Extensão Tecnológica - Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Cuiabá (MT): CONIF/IFMT, 2013. Disponível em: https://portal1.iff.edu.br/extensao-e-cultura/arquivo/2016/extensao-tecnologica-rede-federal-

de-educacao-profissional-cientifica-e-tecnologica-2013.pdf

FERNANDES, Luciana Pinto Fernandes. A extensão no Instituto Federal Sul-Rio- Grandense: uma construção educativa e cultural na perspectiva das demandas sociais (2014- 2019). 2022. 236 fls. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, 2022. Disponível em: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/11849

FERREIRA, Fernanda Emanuela. A curricularização da extensão universitária frente os marcos legais no contexto de um Instituto Federal de Educação. 2020.130fls. Dissertação (Mestrado em Administração) – Universidade do Sul de Santa Catarina, Florianópolis, 2020.

GERALDO, Romário. O lugar da extensão na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica de Minas Gerais. 2015. 289 fls. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2015. Disponível em: https://repositorio. ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A7VPFX/1/tese_romario_julho_2015.pdf

LOPES, Régia Lúcia Lopes; ALMEIDA, Renato Tannure Rotta de. 10 anos de extensão de Rede Federal de Educação Profissional [recurso eletrônico]. Campos dos Goytacazes, RJ: Essentia, 2021.Disponível em: https://portal.ifrn.edu.br/extensao/livro-10-anos-de-extensao- na-rede-federal-de-educacao-profissional-1.

MATO GROSSO DO SUL. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Mato Grosso do Sul. Plano de Desenvolvimento Institucional 2019-2023.2019a. Disponível em: www.ifms.edu.br/centrais-de-conteudo/documentos-institucionais/planos plano-de-desenvolvimento-institucional-pdi-2019-2023.

MATO GROSSO DO SUL. Resolução n° 059, de 21 de julho de 2017. Aprova a Política de Extensão do IFMS. 2017. Disponível em: https://www.ifms.edu.br/centrais-de-conteudo/documentos-

institucionais/politicas/politica-de-extensao-do-ifms.pdf

MATO GROSSO DO SUL. Regimento Geral. Disponível em: www.ifms.edu.br/centrais-de-conteudo/documentos-institucionais/estatuto-e-regimentos/regimento-geral.pdf

MATO GROSSO DO SUL. Projeto Pedagógico de Curso Técnico Integrado em Informática. 20.12.2019b. Disponível: www.ifms.edu.br/centrais-de-conteudo/documentos-institucionais/projetos-pedagogicos/projetos-pedagogicos-dos-cursos-tecnicos/projeto-pedagogico-do-curso-tecnico-em-informatica-aquidauana.pdf

MELLO, Cleyson de Moraes; ALMEIDA NETO, José Rogério Moura de; PETRILLO,Regina Pentagna. Curricularização da Extensão Universitária. Rio de Janeiro: Editora Protesto, 2022. Disponível em: https:plataforma.bvirtual.com.br/Leitor/Publicacao/198121/

pdf/0?code= RH3/6F8j OLuyp/ELAvapDCz3DzsuncM7kPdGTOVWjZQYs8FGb8osqskgtyf

B6VqnOAX5zXftkJ4slNxyQ2A

MENDONÇA, Gisela de Barros Alves. Política de extensão nos institutos federais de educação, ciência e tecnologia: sentidos, práticas e dialogicidade. 2021. 556 f. Tese(Doutorado em Educação) - Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2021. Disponível em http://bibliotecaedeuninove.br/bitstream/tede/2469/2/Gisela%20de%20Barros%20Alves %20 Mendon%c3%a7a.pdf.

MONTEIRO, Giselda Lyra. Extensão e sustentabilidade social no Instituto Federal da Paraíba. 2022. 131 fls. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2022.

PERES, Aline Neves. Extensão na educação profissional e técnica de nível médio do Instituto Federal do Amazonas: formação humana integral e reflexo social. 2020. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2020. Disponível em: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/bitstream/4321/471/1/Extensao%20na%20educacao%20profissional%20e%20tecnica%20de%20nivel%20medio_Peres_2020.pdf

REIS, Rodrigo Balbinot. As ações dos projetos de extensão do Instituto Federal de Santa Catarina como inovação social. 2020. 113 fls. Dissertação (Mestrado em Administração) – Universidade do Sul de Santa Catarina, Florianópolis, 2020.

SOUSA, José Elieudo Nascimento de. Extensão universitária: o panorama do Instituto Federal do Ceará. 2018, 156 fls. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018.

SILVA, Grazielle Nayara Felício. O cotidiano dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia na perspectiva de articulação entre ensino, pesquisa e extensão: uma análise do(s) seus(s) “sentido(s) político(s)” a partir dos IFs da região de Campinas. 2021. 258 fls. Tese (Doutorado em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo: [s.n.], 2021. Disponível em: https://drive.ifsp.edu.br/s/QYW3Mjwekx3NfKr#pdfviewer

Downloads

Publicado

2023-07-31

Como Citar

Silva, V. G. da. (2023). Contribuições das atividades de extensão na formação dos estudantes do curso técnico integrado em informática do IFMS - AQ. RealizAção, 10(19), 42–58. https://doi.org/10.30612/realizacao.v10i19.17237

Edição

Seção

Artigos