Contribuitions of extension a activities for siudents qualification at IFMS-AQ integrated technical course in computing
DOI:
https://doi.org/10.30612/realizacao.v10i19.17237Keywords:
Extension activities, Comprehensive training, Federal instituteAbstract
This work intends to present the contributions of extension activities for students qualification of the Technical Course in Informatics at Federal Institute of Mato Grosso doSul, campus Aquidauana, from 2020 to 2022. The theme and the expansion of discussions arose from the Forum of Extension Directors (FORDIREX), in which the understanding was reached that it is essential to build and systematize extension activities in the Federal Cientific and Technological Professional Education Network. Also, it is highly necessary to register, evaluate and highlight the relevance of extension activities for students ́full time qualification. which is the main mission of this Institution, as highlighted in its institutional documents. The methodological path was accomplished through bibliographical research, application of structured questionnaires for extension students and analysis of the answers presented in institutional documents. Besides, it was shown the perspective of other researchers of this theme.
Downloads
References
BRASIL. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Lei no 11.892, de 29 de dezembro de 2008.[Diário Oficial da União] de 30.12.2008. Brasília, 2008. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/ lei/l11892.htm
CONIF - Conselho Nacional das Instituições Federais de Educação profissional e Tecnológica. Extensão Tecnológica - Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Cuiabá (MT): CONIF/IFMT, 2013. Disponível em: https://portal1.iff.edu.br/extensao-e-cultura/arquivo/2016/extensao-tecnologica-rede-federal-
de-educacao-profissional-cientifica-e-tecnologica-2013.pdf
FERNANDES, Luciana Pinto Fernandes. A extensão no Instituto Federal Sul-Rio- Grandense: uma construção educativa e cultural na perspectiva das demandas sociais (2014- 2019). 2022. 236 fls. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, 2022. Disponível em: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/11849
FERREIRA, Fernanda Emanuela. A curricularização da extensão universitária frente os marcos legais no contexto de um Instituto Federal de Educação. 2020.130fls. Dissertação (Mestrado em Administração) – Universidade do Sul de Santa Catarina, Florianópolis, 2020.
GERALDO, Romário. O lugar da extensão na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica de Minas Gerais. 2015. 289 fls. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2015. Disponível em: https://repositorio. ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A7VPFX/1/tese_romario_julho_2015.pdf
LOPES, Régia Lúcia Lopes; ALMEIDA, Renato Tannure Rotta de. 10 anos de extensão de Rede Federal de Educação Profissional [recurso eletrônico]. Campos dos Goytacazes, RJ: Essentia, 2021.Disponível em: https://portal.ifrn.edu.br/extensao/livro-10-anos-de-extensao- na-rede-federal-de-educacao-profissional-1.
MATO GROSSO DO SUL. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Mato Grosso do Sul. Plano de Desenvolvimento Institucional 2019-2023.2019a. Disponível em: www.ifms.edu.br/centrais-de-conteudo/documentos-institucionais/planos plano-de-desenvolvimento-institucional-pdi-2019-2023.
MATO GROSSO DO SUL. Resolução n° 059, de 21 de julho de 2017. Aprova a Política de Extensão do IFMS. 2017. Disponível em: https://www.ifms.edu.br/centrais-de-conteudo/documentos-
institucionais/politicas/politica-de-extensao-do-ifms.pdf
MATO GROSSO DO SUL. Regimento Geral. Disponível em: www.ifms.edu.br/centrais-de-conteudo/documentos-institucionais/estatuto-e-regimentos/regimento-geral.pdf
MATO GROSSO DO SUL. Projeto Pedagógico de Curso Técnico Integrado em Informática. 20.12.2019b. Disponível: www.ifms.edu.br/centrais-de-conteudo/documentos-institucionais/projetos-pedagogicos/projetos-pedagogicos-dos-cursos-tecnicos/projeto-pedagogico-do-curso-tecnico-em-informatica-aquidauana.pdf
MELLO, Cleyson de Moraes; ALMEIDA NETO, José Rogério Moura de; PETRILLO,Regina Pentagna. Curricularização da Extensão Universitária. Rio de Janeiro: Editora Protesto, 2022. Disponível em: https:plataforma.bvirtual.com.br/Leitor/Publicacao/198121/
pdf/0?code= RH3/6F8j OLuyp/ELAvapDCz3DzsuncM7kPdGTOVWjZQYs8FGb8osqskgtyf
B6VqnOAX5zXftkJ4slNxyQ2A
MENDONÇA, Gisela de Barros Alves. Política de extensão nos institutos federais de educação, ciência e tecnologia: sentidos, práticas e dialogicidade. 2021. 556 f. Tese(Doutorado em Educação) - Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2021. Disponível em http://bibliotecaedeuninove.br/bitstream/tede/2469/2/Gisela%20de%20Barros%20Alves %20 Mendon%c3%a7a.pdf.
MONTEIRO, Giselda Lyra. Extensão e sustentabilidade social no Instituto Federal da Paraíba. 2022. 131 fls. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2022.
PERES, Aline Neves. Extensão na educação profissional e técnica de nível médio do Instituto Federal do Amazonas: formação humana integral e reflexo social. 2020. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2020. Disponível em: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/bitstream/4321/471/1/Extensao%20na%20educacao%20profissional%20e%20tecnica%20de%20nivel%20medio_Peres_2020.pdf
REIS, Rodrigo Balbinot. As ações dos projetos de extensão do Instituto Federal de Santa Catarina como inovação social. 2020. 113 fls. Dissertação (Mestrado em Administração) – Universidade do Sul de Santa Catarina, Florianópolis, 2020.
SOUSA, José Elieudo Nascimento de. Extensão universitária: o panorama do Instituto Federal do Ceará. 2018, 156 fls. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018.
SILVA, Grazielle Nayara Felício. O cotidiano dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia na perspectiva de articulação entre ensino, pesquisa e extensão: uma análise do(s) seus(s) “sentido(s) político(s)” a partir dos IFs da região de Campinas. 2021. 258 fls. Tese (Doutorado em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo: [s.n.], 2021. Disponível em: https://drive.ifsp.edu.br/s/QYW3Mjwekx3NfKr#pdfviewer
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Valdineia Garcia da Silva
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista aceitam as normas de publicação, bem como, concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material. A Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional considera os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.