Apicultura na comunidade areias em sistemas agroecológicos e de produção orgânica
DOI:
https://doi.org/10.30612/re-ufgd.v4i7.7247Keywords:
Abelha. Assentados. Extensão universitária. Sustentabilidade ambiental.Abstract
Objetivou-se com este trabalho, compartilhar os resultados obtidos com o projeto de extensão: “Sistema orgânico e agroecológico de criação de abelhas na comunidade Areias”-PROEX/UFGD, assentamentolocalizado no Município de Nioaque,MS.O enfoque da ação esteve direcionado nas técnicas de manejo com abelhas, para a produção do mel, que fossem apropriadas para o êxito da atividade naquela região, lugar de área pantaneira. Com essa atividade, pretendeu-se à autosuficiência dos assentados, para futuramente, por meio da produção de mel, alcançar em melhoria alimentar e também geração de receita e renda. Durante a ação foram desenvolvidos, mensalmente, cursos práticos e teóricos, associados ao acompanhamento das atividades diversas, tendo, nesse processo, o cuidado de atentar para cada época do calendário de manejo apícola. O acompanhamento eo alcance dos objetivos programados foram avaliados a cada 30 dias. Após encerramento de cada etapa na escala de produção, os envolvidos foram reunidos para avaliar as atividades realizadas, mediante painel geral, para que assim os dados quantitativos e qualitativos, fossem colhidos de forma participativa. Desta maneira os produtores puderam fazer uma profunda reflexão dos encaminhamentos realizados durante todo o processo, identificando as possibilidades de êxito, bem como os problemas que ocorreram, favorecendo a construção de sistemas melhorados.Houve comprometimento de todos os envolvidos na execução desta prática, que após a primeira coleta de mel verificou-se um resultado satisfatório em relação ao aspecto econômico, bem como propiciou satisfação nas relações sociais comunitárias, pois as diversas reuniões e atividades desenvolvidas coletivamente uniram as famílias da comunidade. Isso promoveu o despertar de interesse em outras famílias do assentamento Areias, que passaram a manifestar o desejo em integrarem o grupo e atuarem com a apicultura.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista aceitam as normas de publicação, bem como, concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material. A Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional considera os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.