Comunicando a ciência: as redes sociais como canais para compartilhar ações de extensão da UFGD
DOI:
https://doi.org/10.30612/realizacao.v10i20.17836Palavras-chave:
Redes sociais, Instagram, Extensão Universitária, Comunicação DigitalResumo
Este estudo analisa o impacto do uso da rede social Instagram na divulgação das atividades de extensão universitária na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Brasil. Em um mundo digital em constante evolução, onde plataformas como Instagram, Tiktok, X (antigo Twitter), Facebook e YouTube desempenham um papel de relevância na formação da opinião pública, as universidades enfrentam o desafio de adaptar suas estratégias de comunicação para alcançar um público mais amplo e diversificado. Este paper investiga como a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura/PROEC da UFGD utilizou a rede social Instagram para aumentar a visibilidade sobre suas ações de extensão, contribuindo para uma maior compreensão e valorização da universidade na sociedade. Adotando uma abordagem metodológica mista, o estudo analisou dados quantitativos extraídos das métricas de engajamento desta plataforma on-line, durante os anos 2022 a 2023 e realizando uma análise qualitativa de conteúdo das publicações. A análise dos dados revelou um crescimento constante no número de seguidores e um aumento significativo no engajamento do público com o conteúdo relacionado às ações de extensão universitária. O estudo conclui que as redes sociais oferecem um meio eficaz e de baixo custo para as universidades divulgarem suas atividades de extensão. A segmentação de conteúdo possibilitada pelas redes sociais, focando em diferentes aspectos do tripé universitário (ensino, pesquisa e extensão), emerge como uma estratégia promissora para melhorar a comunicação e fortalecer a imagem institucional. Recomenda-se um investimento contínuo em estratégias de comunicação digital e um monitoramento constante para adaptar as abordagens às mudanças nas plataformas e preferências do público.
Downloads
Referências
ALMEIDA, I. (Fevereiro de 2023). Instagram Reels pode ter duração máxima aumentada para 90 segundos. Fonte: Canaltech: https://canaltech.com.br/redes-sociais/instagram-reels-pode-ter-duracao-maxima-aumentada-para-90-segundos-208216/
CAFARDO, R. (26 de Novembro de 2021). Quase 40% dos brasileiros não sabem o que faz a universidade pública, aponta estudo. Acesso em 21 de Novembro de 2023, disponível em Terra: https://www.terra.com.br/noticias/educacao/quase-40-dos-brasileiros-nao-sabem-o-que-faz-a-universidade-publica-aponta-estudo,b50acbb7d6cba7eb76470441390eeb3egq4isg13.html
Data Senado. (10 de Dezembro de 2019). Acesso em 21 de Novembro de 2023, disponível em Senado Federal: https://www12.senado.leg.br/institucional/datasenado/materias/pesquisas/mais-de-80-dos-brasileiros-acreditam-que-redes-sociais-influenciam-muito-a-opiniao-das-pessoas
FORPROEX. (2012). Política Nacional de Extensão Universitária. Em F. D.-R. BRASILEIRAS, Coleção Extensão Universitária (Vol. 7). Porto Alegre: Gráfica da UFRGS.
FORPROEX, Fórum de Pró-reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras. (2007). Extensão Universitária: Organização e Sistematização (Vol. 6). Belo Horizonte: COOPMED.
G1. (Setembro de 2022). Instagram libera stories de até 60 segundos sem cortes. Fonte: G1: https://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2022/09/26/instagram-libera-stories-de-ate-60-segundos-sem-cortes.ghtml
HOTMART. (23 de Novembro de 2022). Linha editorial: entenda o que é e como escolher a sua! Acesso em 22 de Dezembro de 2023, disponível em Hotmart: https://hotmart.com/pt-br/blog/linha-editorial
INSTAGRAM. (s.d.). Acesso em 23 de 11 de 2023, disponível em https://business.instagram.com/instagram-feed?locale=pt_BR
KEMP, S. (12 de Fevereiro de 2023). Data Reportal. Acesso em 21 de Novembro de 2023, disponível em Digital 2023: Brazil: https://datareportal.com/reports/digital-2023-brazil
Núcleo José Reis . (21 de Novembro de 2023). Fonte: http://www.eca.usp.br/nucleos/njr
PORTO, C. d. (2011). Um olhar sobre a definição de cultura e de cultura científica. Em A. M. Cristiane de Magalhães Porto, Diálogos entre ciência e divulgação científica : leituras contemporâneas (p. 240). Salvador: EDUFBA.
SOUTO, R. (08 de 11 de 2022). Algoritmo do Instagram: entenda seu impacto e como funciona. Acesso em 24 de 11 de 2023, disponível em Hubspot: https://br.hubspot.com/blog/marketing/algoritmo-do-instagram
VOGT, C. (2006). Ciência, comunicação e cultura cientifica. Em C. Vogt, Cultura cientifica: desafios (pp. 19-26). São Paulo: Fapesp.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Willian Pagnoncelli, Alzira Salete Menegat, Fabiola Caldas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista aceitam as normas de publicação, bem como, concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material. A Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional considera os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.