Environmental education and youth leadership: sustainable projects as tools for transformation in Maranhão

Authors

DOI:

https://doi.org/10.30612/realizacao.v12i23.20136

Keywords:

Educação Ambiental, Sustentabilidade, Projetos Estudantis, Maranhão

Abstract

This study explores the relationship between environmental education and the development of sustainable projects by high school, technical, and higher education students in the state of Maranhão. The research analyzes how environmental courses and educational programs encourage the creation of innovative initiatives with social impact. Through a qualitative study based on bibliographic research and an analysis of locally and nationally recognized environmental projects, several initiatives developed by young people in Maranhão were identified. Among the highlighted projects are sustainable solutions for açaí waste, alternatives for wastewater treatment, and automated irrigation systems for community gardens. Additionally, the study maps the availability of extension, technical, and higher education courses in the environmental field, emphasizing their role in shaping environmentally conscious and engaged citizens. The results indicate that integrating environmental education with social engagement enhances student leadership in the pursuit of sustainable solutions. The study concludes that expanding public policies for environmental education and valuing student-led projects are essential to establishing a sustainability culture, preparing future generations to address environmental challenges in an innovative and responsible way.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Pedro Martins Junior, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul

Técnico em Contabilidade - UEMA (2014);Bacharel em Administração - UFMA (2016);Licenciado em Matemática - UNINTER (2020);Bacharel em Ciência Política - UNINTER (2022);Graduando em Direito - UEMA (em curso). Especializações: Gestão da Produção e Logística Empresarial - FAVENI (2018); Formação Docente para a EAD - UNINTER (2019);Metodologia do Ensino na Educação Superior - UNINTER (2019); Games e Gamificação na Educação - UNINTER( 2020);Educação e Novas Tecnologias - UNINTER (2021)Ensino de Matemática - IFMA (2022). Atualmente é Orientador Educacional da UNINTER e Professor de Matemática dos anos finais na Prefeitura de Paço de Lumiar.

Flávia Gonçalves Fernandes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul

Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul - Campus Dourados - Área: Informática/Desenvolvimento e Desenvolvimento Web/Design Gráfico. Bacharel em Engenharia da Computação com ênfase em Automação pela Universidade de Uberaba - UNIUBE (2014). Especialista em Formação Pedagógica na Educação Profissional, Científica e Tecnológica pelo IF Goiano (2021). Mestre em Engenharia Biomédica pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU, com linha de pesquisa voltada para Sistemas Computacionais e Dispositivos Aplicados à Saúde (2017). Doutora em Ciências Exatas e Tecnológicas pela Universidade Federal de Catalão (UFCAT), na área de concentração Metodologia da Ciência e Engenharia de Materiais e linha de pesquisa voltada para Métodos Teórico-Computacionais em Ciência de Materiais (2023).

References

ANHANGUERA. Técnico em Meio Ambiente. Disponível em: https://matricula.anhanguera.com/curso-tecnico/tecnico-em-meio-ambiente> Acesso em: 01 Dez 2024

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988.

IEMA. IEMA marca presença na 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia com projetos sustentáveis autorais. Disponível em: https://iema.ma.gov.br/?p=2626> Acesso em: 15 Set 2024

IFMA. Pesquisa do IFMA é selecionada para feira nacional de ciências. Disponível em: <https://portal.ifma.edu.br/2019/01/22/pesquisa-do-ifma-e-selecionada-parafeira-nacional-de-ciencias//> Acesso em: 01 Dez 2024.

IMIRANTE. Iniciativa maranhense utiliza a planta aguapé para produzir biogás e ajudar a comunidade local. Disponível em: https://imirante.com/noticias/penalva/2023/11/30/iniciativa-maranhense-utiliza-a-planta-aguape-para-produzir-biogas-e-ajudar-a-comunidade-local> Acesso em: 15 Set 2024

MARANHÃO. SEDUC. Feira de Ciência, Sustentabilidade e Inovação tem saldo positivo e se torna maior evento de fomento à pesquisa escolar do Maranhão. Disponível em: < https://www.educacao.ma.gov.br/feira-de-ciencia-sustentabilidade-e-inovacao-tem-saldo-positivo-e-se-torna-maior-evento-de-fomento-pesquisa-escolar-do-maranhao/>. Acesso em 02 Dez. 2024.

MARANHÃO. REMAR promove seminário sobre educação ambiental. Disponível em: https://www.ma.gov.br/noticias/remar-promove-seminario-sobre-educacao-ambiental/> Acesso em: 15 Set 2024

MARANHÃO. Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais. Disponível em: https://www.sema.ma.gov.br/programas-ou-campanhas/escola-ambiental-do-maranhao> Acesso em: 15 Set 2024

MARANHÃO. UEMA. Construindo um Instrumento de Gestão Municipal de Educação Ambiental. Disponível em: https://eskadauema.com/course/view.php?id=60> Acesso em: 15 Set 2024

MARANHÃO. UFMA. Curso de educação ambiental e sustentabilidade. Disponível em: https://sigaa.ufma.br/sigaa/public/curso/secao_extra_curso.jsf?lc=pt_BR&id=25357804&extra=276280550> Acesso em: 15 Set 2024

MARANHÃO. SENAC. Curso de educação ambiental e sustentabilidade. Disponível em: https://ma.senac.br/alunos-elaboram-projeto-para-minimizar-impactos-causados-no-rio-itapecuru/> Acesso em: 15 Set 2024

PELICIONI, Maria Cecília Focesi. Educação ambiental, qualidade de vida e sustentabilidade in Revista Saúde e Sociedade: 7 (2):19-31,1988. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/sausoc/a/szsPnKWNPM3ZZvjpFBZRLDj/?format=pdf&lang=pt>. Acesso em 20 Dez. 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-12901998000200003

PITANGA, Ângelo Francklin. Crise da modernidade, educação ambiental, educação para o Desenvolvimento sustentável e educação em química verde:

(re)pensando paradigmas in Revista Saúde e Sociedade: 7 (2):19-31,1988. Disponível em: < https://www.scielo.br/j/epec/a/5vvN5SkZ75sDHwRBw8G63sP/?format=pdf&lang=pt>. Acesso em 20 Dez. 2024.

SEBRAE. Projeto maranhense concorre na etapa nacional do Prêmio Educador Transformador. Disponível em: https://ma.agenciasebrae.com.br/inovacao-e-tecnologia/projeto-maranhense-concorre-na-etapa-nacional-do-premio-educador-transformador/. Acesso em: 01 Dez 2024.

SEDUC-MA. Escolas estaduais desenvolvem ações para proteger meio ambiente e conscientizar população. Disponível em: https://www.educacao.ma.gov.br/escolas-estaduais-desenvolvem-acoes-para-proteger-meio-ambiente-e-conscientizar-populacao/> Acesso em: 15 Set 2024.

UNINTER. Tecnologia em gestão ambiental. Disponível em: https://www.uninter.com/graduacao/a-distancia/tecnologia-em-gestao-ambiental/> Acesso em: 01 Dez 2024.

Published

2025-09-09

How to Cite

Martins Junior, P., & Fernandes, F. G. (2025). Environmental education and youth leadership: sustainable projects as tools for transformation in Maranhão. RealizAção, 12(23), e025003. https://doi.org/10.30612/realizacao.v12i23.20136