Environmental education and youth leadership: sustainable projects as tools for transformation in Maranhão
DOI:
https://doi.org/10.30612/realizacao.v12i23.20136Keywords:
Educação Ambiental, Sustentabilidade, Projetos Estudantis, MaranhãoAbstract
This study explores the relationship between environmental education and the development of sustainable projects by high school, technical, and higher education students in the state of Maranhão. The research analyzes how environmental courses and educational programs encourage the creation of innovative initiatives with social impact. Through a qualitative study based on bibliographic research and an analysis of locally and nationally recognized environmental projects, several initiatives developed by young people in Maranhão were identified. Among the highlighted projects are sustainable solutions for açaí waste, alternatives for wastewater treatment, and automated irrigation systems for community gardens. Additionally, the study maps the availability of extension, technical, and higher education courses in the environmental field, emphasizing their role in shaping environmentally conscious and engaged citizens. The results indicate that integrating environmental education with social engagement enhances student leadership in the pursuit of sustainable solutions. The study concludes that expanding public policies for environmental education and valuing student-led projects are essential to establishing a sustainability culture, preparing future generations to address environmental challenges in an innovative and responsible way.
Downloads
References
ANHANGUERA. Técnico em Meio Ambiente. Disponível em: https://matricula.anhanguera.com/curso-tecnico/tecnico-em-meio-ambiente> Acesso em: 01 Dez 2024
BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988.
IEMA. IEMA marca presença na 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia com projetos sustentáveis autorais. Disponível em: https://iema.ma.gov.br/?p=2626> Acesso em: 15 Set 2024
IFMA. Pesquisa do IFMA é selecionada para feira nacional de ciências. Disponível em: <https://portal.ifma.edu.br/2019/01/22/pesquisa-do-ifma-e-selecionada-parafeira-nacional-de-ciencias//> Acesso em: 01 Dez 2024.
IMIRANTE. Iniciativa maranhense utiliza a planta aguapé para produzir biogás e ajudar a comunidade local. Disponível em: https://imirante.com/noticias/penalva/2023/11/30/iniciativa-maranhense-utiliza-a-planta-aguape-para-produzir-biogas-e-ajudar-a-comunidade-local> Acesso em: 15 Set 2024
MARANHÃO. SEDUC. Feira de Ciência, Sustentabilidade e Inovação tem saldo positivo e se torna maior evento de fomento à pesquisa escolar do Maranhão. Disponível em: < https://www.educacao.ma.gov.br/feira-de-ciencia-sustentabilidade-e-inovacao-tem-saldo-positivo-e-se-torna-maior-evento-de-fomento-pesquisa-escolar-do-maranhao/>. Acesso em 02 Dez. 2024.
MARANHÃO. REMAR promove seminário sobre educação ambiental. Disponível em: https://www.ma.gov.br/noticias/remar-promove-seminario-sobre-educacao-ambiental/> Acesso em: 15 Set 2024
MARANHÃO. Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais. Disponível em: https://www.sema.ma.gov.br/programas-ou-campanhas/escola-ambiental-do-maranhao> Acesso em: 15 Set 2024
MARANHÃO. UEMA. Construindo um Instrumento de Gestão Municipal de Educação Ambiental. Disponível em: https://eskadauema.com/course/view.php?id=60> Acesso em: 15 Set 2024
MARANHÃO. UFMA. Curso de educação ambiental e sustentabilidade. Disponível em: https://sigaa.ufma.br/sigaa/public/curso/secao_extra_curso.jsf?lc=pt_BR&id=25357804&extra=276280550> Acesso em: 15 Set 2024
MARANHÃO. SENAC. Curso de educação ambiental e sustentabilidade. Disponível em: https://ma.senac.br/alunos-elaboram-projeto-para-minimizar-impactos-causados-no-rio-itapecuru/> Acesso em: 15 Set 2024
PELICIONI, Maria Cecília Focesi. Educação ambiental, qualidade de vida e sustentabilidade in Revista Saúde e Sociedade: 7 (2):19-31,1988. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/sausoc/a/szsPnKWNPM3ZZvjpFBZRLDj/?format=pdf&lang=pt>. Acesso em 20 Dez. 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-12901998000200003
PITANGA, Ângelo Francklin. Crise da modernidade, educação ambiental, educação para o Desenvolvimento sustentável e educação em química verde:
(re)pensando paradigmas in Revista Saúde e Sociedade: 7 (2):19-31,1988. Disponível em: < https://www.scielo.br/j/epec/a/5vvN5SkZ75sDHwRBw8G63sP/?format=pdf&lang=pt>. Acesso em 20 Dez. 2024.
SEBRAE. Projeto maranhense concorre na etapa nacional do Prêmio Educador Transformador. Disponível em: https://ma.agenciasebrae.com.br/inovacao-e-tecnologia/projeto-maranhense-concorre-na-etapa-nacional-do-premio-educador-transformador/. Acesso em: 01 Dez 2024.
SEDUC-MA. Escolas estaduais desenvolvem ações para proteger meio ambiente e conscientizar população. Disponível em: https://www.educacao.ma.gov.br/escolas-estaduais-desenvolvem-acoes-para-proteger-meio-ambiente-e-conscientizar-populacao/> Acesso em: 15 Set 2024.
UNINTER. Tecnologia em gestão ambiental. Disponível em: https://www.uninter.com/graduacao/a-distancia/tecnologia-em-gestao-ambiental/> Acesso em: 01 Dez 2024.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Pedro Martins Junior, Flávia Gonçalves Fernandes

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista aceitam as normas de publicação, bem como, concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material. A Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional considera os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
