Educación ambiental y protagonismo juvenil: proyectos sostenibles como herramientas de transformación en Maranhão

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30612/realizacao.v12i23.20136

Palabras clave:

Educação Ambiental, Sustentabilidade, Projetos Estudantis, Maranhão

Resumen

Resumen: Este artículo investiga la relación entre la educación ambiental y el desarrollo de proyectos sostenibles por parte de estudiantes de secundaria, técnica y universitaria en el estado de Maranhão. El estudio analiza cómo los cursos y programas educativos con enfoque ambiental fomentan la creación de iniciativas innovadoras y de impacto social. Mediante una investigación cualitativa basada en una revisión bibliográfica y el análisis de proyectos ambientales reconocidos a nivel local y nacional, se identificaron diversas iniciativas desarrolladas por jóvenes de Maranhão. Entre los proyectos destacados se encuentran soluciones sostenibles para los residuos de açaí, alternativas para el tratamiento de efluentes y sistemas de automatización para el riego de huertos comunitarios. Además, el estudio mapea la oferta de cursos de extensión, técnicos y universitarios en el ámbito ambiental, destacando su contribución al desarrollo de ciudadanos conscientes y comprometidos con la preservación ecológica. Los resultados indican que la integración de la educación ambiental y la práctica social potencia el liderazgo estudiantil en la búsqueda de soluciones sostenibles. El estudio concluye que la expansión de las políticas públicas de educación ambiental y la valoración de los proyectos estudiantiles son esenciales para consolidar una cultura de sostenibilidad, preparando a las nuevas generaciones para afrontar los desafíos ambientales de forma innovadora y responsable.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Pedro Martins Junior, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul

Técnico em Contabilidade - UEMA (2014);Bacharel em Administração - UFMA (2016);Licenciado em Matemática - UNINTER (2020);Bacharel em Ciência Política - UNINTER (2022);Graduando em Direito - UEMA (em curso). Especializações: Gestão da Produção e Logística Empresarial - FAVENI (2018); Formação Docente para a EAD - UNINTER (2019);Metodologia do Ensino na Educação Superior - UNINTER (2019); Games e Gamificação na Educação - UNINTER( 2020);Educação e Novas Tecnologias - UNINTER (2021)Ensino de Matemática - IFMA (2022). Atualmente é Orientador Educacional da UNINTER e Professor de Matemática dos anos finais na Prefeitura de Paço de Lumiar.

Flávia Gonçalves Fernandes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul

Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul - Campus Dourados - Área: Informática/Desenvolvimento e Desenvolvimento Web/Design Gráfico. Bacharel em Engenharia da Computação com ênfase em Automação pela Universidade de Uberaba - UNIUBE (2014). Especialista em Formação Pedagógica na Educação Profissional, Científica e Tecnológica pelo IF Goiano (2021). Mestre em Engenharia Biomédica pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU, com linha de pesquisa voltada para Sistemas Computacionais e Dispositivos Aplicados à Saúde (2017). Doutora em Ciências Exatas e Tecnológicas pela Universidade Federal de Catalão (UFCAT), na área de concentração Metodologia da Ciência e Engenharia de Materiais e linha de pesquisa voltada para Métodos Teórico-Computacionais em Ciência de Materiais (2023).

Citas

ANHANGUERA. Técnico em Meio Ambiente. Disponível em: https://matricula.anhanguera.com/curso-tecnico/tecnico-em-meio-ambiente> Acesso em: 01 Dez 2024

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988.

IEMA. IEMA marca presença na 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia com projetos sustentáveis autorais. Disponível em: https://iema.ma.gov.br/?p=2626> Acesso em: 15 Set 2024

IFMA. Pesquisa do IFMA é selecionada para feira nacional de ciências. Disponível em: <https://portal.ifma.edu.br/2019/01/22/pesquisa-do-ifma-e-selecionada-parafeira-nacional-de-ciencias//> Acesso em: 01 Dez 2024.

IMIRANTE. Iniciativa maranhense utiliza a planta aguapé para produzir biogás e ajudar a comunidade local. Disponível em: https://imirante.com/noticias/penalva/2023/11/30/iniciativa-maranhense-utiliza-a-planta-aguape-para-produzir-biogas-e-ajudar-a-comunidade-local> Acesso em: 15 Set 2024

MARANHÃO. SEDUC. Feira de Ciência, Sustentabilidade e Inovação tem saldo positivo e se torna maior evento de fomento à pesquisa escolar do Maranhão. Disponível em: < https://www.educacao.ma.gov.br/feira-de-ciencia-sustentabilidade-e-inovacao-tem-saldo-positivo-e-se-torna-maior-evento-de-fomento-pesquisa-escolar-do-maranhao/>. Acesso em 02 Dez. 2024.

MARANHÃO. REMAR promove seminário sobre educação ambiental. Disponível em: https://www.ma.gov.br/noticias/remar-promove-seminario-sobre-educacao-ambiental/> Acesso em: 15 Set 2024

MARANHÃO. Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais. Disponível em: https://www.sema.ma.gov.br/programas-ou-campanhas/escola-ambiental-do-maranhao> Acesso em: 15 Set 2024

MARANHÃO. UEMA. Construindo um Instrumento de Gestão Municipal de Educação Ambiental. Disponível em: https://eskadauema.com/course/view.php?id=60> Acesso em: 15 Set 2024

MARANHÃO. UFMA. Curso de educação ambiental e sustentabilidade. Disponível em: https://sigaa.ufma.br/sigaa/public/curso/secao_extra_curso.jsf?lc=pt_BR&id=25357804&extra=276280550> Acesso em: 15 Set 2024

MARANHÃO. SENAC. Curso de educação ambiental e sustentabilidade. Disponível em: https://ma.senac.br/alunos-elaboram-projeto-para-minimizar-impactos-causados-no-rio-itapecuru/> Acesso em: 15 Set 2024

PELICIONI, Maria Cecília Focesi. Educação ambiental, qualidade de vida e sustentabilidade in Revista Saúde e Sociedade: 7 (2):19-31,1988. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/sausoc/a/szsPnKWNPM3ZZvjpFBZRLDj/?format=pdf&lang=pt>. Acesso em 20 Dez. 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-12901998000200003

PITANGA, Ângelo Francklin. Crise da modernidade, educação ambiental, educação para o Desenvolvimento sustentável e educação em química verde:

(re)pensando paradigmas in Revista Saúde e Sociedade: 7 (2):19-31,1988. Disponível em: < https://www.scielo.br/j/epec/a/5vvN5SkZ75sDHwRBw8G63sP/?format=pdf&lang=pt>. Acesso em 20 Dez. 2024.

SEBRAE. Projeto maranhense concorre na etapa nacional do Prêmio Educador Transformador. Disponível em: https://ma.agenciasebrae.com.br/inovacao-e-tecnologia/projeto-maranhense-concorre-na-etapa-nacional-do-premio-educador-transformador/. Acesso em: 01 Dez 2024.

SEDUC-MA. Escolas estaduais desenvolvem ações para proteger meio ambiente e conscientizar população. Disponível em: https://www.educacao.ma.gov.br/escolas-estaduais-desenvolvem-acoes-para-proteger-meio-ambiente-e-conscientizar-populacao/> Acesso em: 15 Set 2024.

UNINTER. Tecnologia em gestão ambiental. Disponível em: https://www.uninter.com/graduacao/a-distancia/tecnologia-em-gestao-ambiental/> Acesso em: 01 Dez 2024.

Publicado

2025-09-09

Cómo citar

Martins Junior, P., & Fernandes, F. G. (2025). Educación ambiental y protagonismo juvenil: proyectos sostenibles como herramientas de transformación en Maranhão. RealizAção, 12(23), e025003. https://doi.org/10.30612/realizacao.v12i23.20136