O trabalho com habilidades psicossociais: promoção de ressocialização para jovens em medidas socioeducativas
Palavras-chave:
Menores infratores, Prática em Psicologia, ReabilitaçãoResumo
Este artigo é fruto de um trabalho realizado com adolescentes menores infratoras, na Unidade Educacional de Internação (UNEI FEMININA – Esperança) de Dourados – MS, na disciplina de Estágio Supervisionado - Pesquisa e Prática em Psicologia. O estágio desenvolveu-se no segundo semestre de 2011 e tem como objetivo dar suporte psicológico na modalidade de atendimento grupal e individual a adolescentes em regime de medidas socioeducativas, bem como desenvolver atividades que contribuam em sua reabilitação e reintegração social. O projeto ofereceu atividades de oficinas, dinâmicas e discussões vinculadas ao tema de habilidades psicossociais bem como a sexualidade, estas atividades visaram a orientação a respeito de suas atividades cotidianas e desenvolvimento de habilidades psicossociais, para tanto, fizemos uso de um projeto de nossa autoria que nos auxiliou a desenvolver atividades terapêuticas grupais e educacionais.Downloads
Referências
BRASIL., Estatuto da Criança e do Adolescente. Lei nº 8.069 de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Brasília, DF, 1990.
ERICKSON, E. H. Identidade Juventude e Crise. Rio de Janeiro. Zahar 1972.
GOMIDE, P. I. C. A instituição e a identidade do menor infrator. Psicol. cienc. prof. [online]. 1988, vol.8, n.1, pp. 20-22. ISSN 1414-9893.
PACHECO, J . T. B. e TEIXEIRA, M. A. P. E GOME S, W. B. 1999., Estilos Parentais e Desenvolvimento de Habilidades Sociais na Adolescência - Mai-Ago, Vol. 15 n. 2, pp. 117-126 Psicologia: Teoria e Pesquisa ,Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
SCHOEN-FERREIRA, T. H.; AZNAR-FARIAS, M. e SIVARES, M. E. F. de. Uma Construção da Identidade los Adolescentes: Um Estudo exploratório. Estud. psicol.(Natal) [online]. 2003, vol.8, n.1, pp 107-115. ISSN 1413-294X.http://dx.doi.org/10.1590/S1413-294X2003000100012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Lígia Maria Ruel Cabreira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista aceitam as normas de publicação, bem como, concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material. A Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional considera os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.