Oficina de iniciação teatral – relato de uma experiência
Palavras-chave:
Iniciação teatral. Linguagens cênicas. Encenação não-profissional.Resumo
O objetivo deste trabalho é descrever o processo artístico-pedagógico desenvolvido com não-atores, alunos do projeto de extensão Oficina de Iniciação Teatral, coordenado por mim na Universidade Federal da Grande Dourados (MS), que resultou na dramatização do poema “Navio Negreiro”, de Castro Alves. A metodologia foi com prática de jogos teatrais, exercícios de conscientização corporal, improvisações, montagem de exercício cênico. Assim, conclui-se que a prática realizada reiterou a eficácia dos métodos acima no trabalho de iniciação artística e encenação não-profissional.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista aceitam as normas de publicação, bem como, concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil (CC BY-NC-SA 3.0 BR) que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material. A CC BY-NC-SA 3.0 BR considera os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.