A gestão democrática e a sua aplicação no âmbito escolar

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.30612/eduf.v13i00.16945

Mots-clés :

Democracia, Gestão democrática, Educação básica, Gestão

Résumé

O objetivo deste artigo é identificar os trabalhos desenvolvidos nos últimos 5 anos sobre gestão democrática e suas subáreas e verificar as mais observadas pelos educadores. Buscamos por “democracia”, “gestão democrática” ou derivados, nos títulos e palavras-chave. Encontramos 27 artigos, porém, seis foram descartados, pois não estavam no escopo, relacionado à educação básica brasileira. Destarte, o novo modelo de gestão escolar propõe a construção de instituições autônomas, capazes de tomar decisões, elaborar projetos institucionais, administrar os recursos e escolher estratégias profícuas (BRASIL, 2006c, p. 19). Necessita-se focar na administração no aluno, considerando os indivíduos-alvo de sua ação, entendendo as atividades para além de exclusivamente administrativas ou pedagógicas. Assim, é fulcral pensar em uma gestão democrática e participativa, na qual a comunidade escolar participa, de maneira autônoma e descentralizada, das atividades e decisões. Logo, urge debater educação, uma vez esta não é preparação para a vida, mas é a própria vida.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Márcio Donizetti Rocha, Programa de Educação Continuada em Economia e Gestão de Empresas

Especialista em Gestão Escolar (PECEGE/ ESALQ/USP). Doutorado em Educação (UNESP).

 

José Anderson Santos Cruz, Programa de Educação Continuada em Economia e Gestão de Empresas

Professor Associado. Doutor em Educação Escolar, (FCLAr/Unesp). Editor Adjunto e Executivo da RIAEE. Editor da Editora Ibero-Americana de Educação. Editor e Assessoria Técnica para periódicos.

 

Références

AMARAL, D. P. do. A regulamentação da gestão democrática e a ação do Ministério Público: desdobramentos no estado do Rio de Janeiro. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, p. 9–30, 2018. DOI: 10.22633/rpge.v22.nesp1.2018.10781. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/10781. Acesso em: 26 jun. 2021.

ARAÚJO, A. B. Um legado de John Dewey para a administração escolar: uma leitura da obra vida e educação. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 23, n. 2, p. 356–369, 2019. DOI: 10.22633/rpge.v23i2.12378. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/12378. Acesso em: 26 jun. 2021.

BANDEIRA, M. Á.; MONTEIRO OLIVEIRA, N. C.; MILÉO, I. do S. de O. A eleição direta de diretor escolar: desafios na gestão democrática no município de Medicilândia – Pará. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. 2, p. 448–477, 2020. DOI: 10.22633/rpge.v24i2.13609. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/13609. Acesso em: 26 jun. 2021.

BERNADO, E. da S.; BORDE, A. M.; CERQUEIRA, L. M. Gestão escolar e democratização da escola: desafios e possibilidades de uma construção coletiva. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, p. 31–48, 2018. DOI: 10.22633/rpge.v22.nesp1.2018.10782. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/10782. Acesso em: 26 jun. 2021.

BITTENCOURT, B.; AMARAL, D. P. do. A gestão democrática no contexto do município de Queimados (RJ): a trajetória de eleição para diretores escolares. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 25, n. 1, p. 168–187, 2021. DOI: 10.22633/rpge.v25i1.13896. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/13896. Acesso em: 26 jun. 2021.

BOSCHETTI, V. R.; MOTA, A. B. da; ABREU, D. L. de F. Gestão escolar democrática: desafios e perspectivas. Gestão Escolar Democrática, Santa Maria, p. 1-9, 26 jun. 2021. DOI 10.5902/2318133822257. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/regae/article/view/22257. Acesso em: 25 jun. 2021.

CAFAGNA, V. Significado formativo e participação democrática: uma pesquisa sobre o ensino da história e da literatura. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 23, n. 1, p. 217–232, 2019. DOI: 10.22633/rpge.v23i1.12309. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/12309. Acesso em: 26 jun. 2021.

CARDOSO MACHADO, E. N.; FALSARELLA, A. M. Nova gestão pública, educação e gestão escolar. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. 2, p. 372–389, 2020. DOI: 10.22633/rpge.v24i2.13255. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/13255. Acesso em: 26 jun. 2021.

CORREIA, E. S.; ZOBOLI, F. A filosofia da educação de John Dewey: entre o pragmatismo e a democracia. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. 3, p. 1484–1497, 2020. DOI: 10.22633/rpge.v24i3.14093. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/14093. Acesso em: 26 jun. 2021.

DE PAULA, A. S. do N.; COSTA, F. J. F.; LIMA, K. R. R. A contradição gestão democrática x administração burocrática da escola: apontamentos para o debate. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 23, n. 2, p. 388–400, 2019. DOI: 10.22633/rpge.v23i2.12443. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/12443. Acesso em: 26 jun. 2021.

DEWEY, J. Como pensamos: Como se relaciona o pensamento reflexivo com o processo educativo: uma reexposição. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1979.

DOURADO, L.F.; OLIVEIRA, J.F.; SANTOS, C.A. A qualidade da educação: conceitos e definições. Série Documental: Textos para Discussão, Brasília, v. 24, n. 22, p. 5-34, 2007.

FERREIRA, E. B.; POCHMANN, M. Escolarização de jovens e igualdade no exercício do direito à educação no brasil: embates do início do século XXI. Educ. Soc., Campinas, v. 37, n. 137, p. 1-27, 26 jun. 2021.

LIBÂNEO, J. C. et al. Educação Escolar: políticas, estrutura e organização. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2007. (Coleção Docência em Formação).

LIMA, L. C. A gestão democrática das escolas: do autogoverno à ascensão de uma pós-democracia gestionária? Educação e Sociedade, v. 35, n. 129, p. 1067-1083, 2014.

LIMA, L. C. O ensino e a investigação em administração educacional em Portugal: situação e perspectivas. In: CONGRESSO DA SPCE, 1., 1991, Porto. Actas [...]. Porto: Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, 1991. p. 91-117. Tema: Ciências da educação em Portugal: Situação atual e perspectivas.

LÜCK, H. (org.). Gestão escolar e formação de gestores. Em Aberto, v. 17, n. 72, p. 1-195, fev./jun. 2000.

MASSON, M. A. C.; VAN ACKER, M. T. V. Educação escolar e gestão democrática do ensino: perspectivas. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 22, n. esp. 1, p. 84-104, 2018. DOI: 10.22633/rpge.v22.nesp1.2018.10785. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/10785. Acesso em: 26 jun. 2021.

MENEZES, J. S. da S.; BRASIL, R. S. Gestão democrática na escola: a participação no contexto da prática de um programa de educação em tempo integral. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 22, n. esp. 1, p. 137–158, 2018. DOI: 10.22633/rpge.v22.nesp1.2018.10787. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/10787. Acesso em: 26 jun. 2021.

MOTA, P. F. A gestão democrática e a materialização da Meta 6 do Plano Nacional de Educação: possibilidade de educação em tempo integral na região metropolitana do Estado do Rio de Janeiro. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 22, n. esp. 1, p. 351–364, 2018. DOI: 10.22633/rpge.v22.n.1.2018.10703. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/10703. Acesso em: 26 jun. 2021.

NASCIMENTO, L. F. do; CAVALCANTI, M. M. D. Gestão democrática na educação infantil. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v, 21, n. 1, p. 190–214, 2017. DOI: 10.22633/rpge.v21.n1.2017.9991. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/9991. Acesso em: 26 jun. 2021

OLIVEIRA, W. S.; BORGES, E. H. N. O ensino de música e o desafio da democratização no “chão da escola”. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 21, n. 3, p. 1448-1463, set./dez. 2017. ISSN: 1519-9029. DOI: 10.22633/rpge.v21.n3.2017.10196. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/10196. Acesso em: 26 jun. 2021

PENA, N.; CASTILHO, A. E. C. A.; BORGES, P. A. S. A gestão democrática escolar no contexto da Nova Gestão Pública (NGP): um enfoque no PNE (2014-2024). Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 25, n. 1, p. 223–239, 2021. DOI: 10.22633/rpge.v25i1.14019. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/14019. Acesso em: 26 jun. 2021.

SANTANA, V. R. Gestão democrática nas escolas. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 22, n. 2, p. 524–533, 2018. DOI: 10.22633/rpge.v22.n2.maio/ago.2018.11281. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/11281. Acesso em: 26 jun. 2021.

SANTOS, T. T. B. dos; SOUZA, R. E. de; CARVALHO, H. A. de. O desafio da construção democrática do currículo: experiência do município de Almirante Tamandaré/PR. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 25, n. 1, p. 123–137, 2021. DOI: 10.22633/rpge.v25i1.14028. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/14028. Acesso em: 26 jun. 2021.

SANTOS, W. da S. Reflexões históricas e sociológicas para uma gestão democrática da escola no Brasil. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. 3, p. 1333–1349, 2020. DOI: 10.22633/rpge.v24i3.13550. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/13550. Acesso em: 26 jun. 2021.

SAVIANI, D. Educação: do senso comum à consciência filosófica. 19. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 1980.

Publiée

2023-12-22

Comment citer

ROCHA, M. D.; SANTOS CRUZ, J. A. A gestão democrática e a sua aplicação no âmbito escolar. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 13, n. 00, p. e023023, 2023. DOI: 10.30612/eduf.v13i00.16945. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/16945. Acesso em: 22 mai. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos Demanda Contínua

Articles les plus lus par le même auteur ou la même autrice

Articles similaires

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée de similarité pour cet article.