https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/issue/feedEducação e Fronteiras2024-03-09T14:08:40+00:00Alessandra Cristina Furtadoalessandrafurtado@ufgd.edu.brOpen Journal Systems<p>A revista <strong><em>Educação e Fronteiras, Qualis CAPES</em></strong><em> A4 (2017-2020), </em>é uma publicação de caráter interinstitucional coordenada pela UFGD por meio dos grupos de pesquisa “História da educação, memória e sociedade”, “Política e gestão da educação” e “Educação e diversidade” em parceria com as seguintes instituições de ensino do estado de Mato Grosso do Sul e seus respectivos grupos de pesquisa: UFMS/CPAN, “Políticas, práticas institucionais e exclusão/inclusão social” e “Formação de educadores e diversidade”, e UEMS, “Linguagem, literatura, educação e sociedade” e “Teorias e práticas educacionais”.</p>https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/16859Experiência, trabalho e modos de vida2023-03-07T16:05:59+00:00Maria Isabel Batista Rodrigues r.mariaisabelbatistarodrigues@yahoo.com.brGilmar Pereira da Silvagpsilva@ufpa.br<p>Problematizamos a categoria <em>experiência</em> na definição dos territórios de povos e comunidades tradicionais, considerando seus modos de vida, lutas e resistências necessários para o processo de suas existências, em oposição ao modo de produção capitalista. Trata-se de investigação com abordagem qualitativa, por meio de pesquisa bibliográfica, dando condições para entender de forma crítica, interpretativa e analítica condicionantes da relação humana, no interior das contradições capital e trabalho, sobre modos de vida de povos e comunidades tradicionais. Inferimos que as <em>experiências</em> vividas e compartilhadas por sujeitos no contexto de comunidades e povos tradicionais expressam formas de luta e resistência contra sociabilidades, as quais intensificam desigualdades sociais e individualizam relações. Atestamos, por conseguinte, que a experiência pressupõe modos de vida, constituindo identidade peculiar e decorrente do território habitado, permitindo a homens e mulheres, mediados pela consciência social, refletirem sobre sua realidade e buscarem estratégias para modificá-la ou mantê-la.</p>2023-01-01T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Educação e Fronteirashttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/16524Diálogo sobre o aprender2022-11-16T20:49:22+00:00Dante Ogassavaraogassavara.d@gmail.comThais Silva-Ferreirathais.sil.fe@hotmail.comCintia Gonçalves de Mesquita Britescintiamesquita2716@gmail.comJeniffer Ferreira-Costacjf.jeniffer@gmail.comJosé Maria Montielmontieljm@hotmail.com<p>A aprendizagem é um processo que ocorre de maneira indissociável das vivências humanas e permeia diversos contextos, ambientes e características. Pautado na convergência entre o envelhecimento populacional e a vivência da aprendizagem durante toda a vida, este estudo objetivou compilar conhecimentos referentes à vivência do processo de envelhecimento, destacando os possíveis efeitos da aprendizagem não formal ao longo da vida sobre o indivíduo. Para tal, realizou-se uma investigação narrativa da literatura científica disponível nos bancos de dados Scielo e PubMed. Foi possível reconhecer que há organizações institucionais que se atentam para os benefícios da aprendizagem na velhice, estes, versando sobre os benefícios sociais e individuais, relacionando-se com a criação de redes de apoio, aumento da independência e sentimentos positivos como a autoestima. Conclui-se que a aprendizagem no processo de envelhecimento é uma importante fonte de impacto positivo de maneira multidimensional, favorecendo a qualidade de vida e o bem-estar na velhice.</p>2023-03-16T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Educação e Fronteirashttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/16893As Representações Sociais de inovação pedagógica na formação de professores2023-03-20T14:51:13+00:00Silvio Duarte Domingossilvio.duartte@gmail.comEdna Maria Querido de Oliveira Chamonedna.chamon@gmail.com<p>As pesquisas sobre formação e trabalho docentes dizem que os professores não têm sido preparados para o complexo contexto profissional contemporâneo que vem transformando a escola. Sugere-se que isso se deve a uma formação de professores tradicional. Para fazer frente a essas demandas, é indicada a inovação pedagógica. Assim, o objetivo foi explicar as representações sociais que professores da graduação em Pedagogia elaboram sobre inovação pedagógica. Para isso, implementou-se uma pesquisa qualitativa, tendo sido entrevistados 23 formadores. O material coletado foi tratado com o apoio do programa IRaMuTeQ e, posteriormente, submetido à análise temática de conteúdo. Os resultados indicam que há uma mudança nas representações: por um lado, quando referidas à Escola Básica, tencionam-se para “emprego de recursos”; por outro lado, quando referidas ao trabalho na graduação, objetivam-se em “tecnologias”, “metodologias ativas” e “melhoria pedagógica”. Conclui-se que essas representações referentes à Formação Superior se ancoram no quadro histórico da Educação Brasileira.</p>2023-03-16T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Educação e Fronteirashttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/16814Onde queremos chegar? 2023-02-17T17:38:36+00:00Natália Cristina Pupin Santosnatalia.pupin-santos@unesp.brLuciene Regina Paulino Tognettaluciene.tognetta@unesp.br<p>Sabemos que a educação é um dos setores mais importantes da sociedade e que demanda investimentos constantes de melhoria em sua estrutura curricular e pedagógica para a garantia de uma formação mais humanizada às nossas crianças e jovens para superação de suas mazelas e tenham, o direito de aprenderem a conviver, garantido. O presente artigo teórico é resultado da pesquisa intitulada “A descrição da construção coletiva do programa anti bullying em uma rede de ensino: para a convivência ética ter valor” e tem em vista apontar as principais características de uma política pública para a educação que possa atender à necessidade de investimento no combate ao bullying e na promoção de uma convivência para a paz nas escolas brasileiras. Para tal, estabelece-se uma comparação com as políticas educacionais de outros países que, há décadas, já vêm implementando tais ações e que têm nos mostrado uma grande importância da garantia de manutenção de ações que auxiliam no combate às violências institucionalizadas.</p>2023-03-21T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Educação e Fronteirashttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/16922O pensamento complexo de Edgar Morin e o ensino de física2023-03-25T18:08:31+00:00Aline Luz Mesquitalih_mesquita@yahoo.com.brIvan Fortunatoivanfrt@yahoo.com.brJosé Anderson Santos Cruzanderson.cruz@unesp.br<p>Este estudo apresenta um panorama das pesquisas desenvolvidas com a abordagem do pensamento complexo na área do ensino de Física, como contribuição teórica nesse tema. Foi produzido um estado do Conhecimento a partir da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDBT) para seleção dos trabalhos que atendem aos critérios elencados, etapa seguida de um processo de sistematização dos dados técnicos e analíticos que organizou as produções de acordo com os objetivos, metodologia, coleta de dados e principais resultados alcançados. Foram localizadas apenas uma tese e quatro dissertações, totalizando cinco (05) pesquisas mapeadas. Ao final, almeja-se uma aproximação entre o pensamento complexo, a ciência e o ensino para trazer uma visão mais ampla acerca do conhecimento e a reflexão diante dos atuais moldes educacionais, demonstrando um possível caminho à inovação pedagógica humanizada.</p>2023-03-29T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Educação e Fronteirashttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/16943Do currículo instituído ao currículo experienciado2023-03-31T23:30:59+00:00Ramon Roseno Alvesramonroseno16@gmail.comEmerson Augusto de Medeirosemerson.medeiros@ufersa.edu.br<p>Este estudo centra-se na Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo (LEDOC), habilitação em Ciências Humanas e Sociais, da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Refere-se a uma pesquisa acerca do currículo, mais especificamente debruça-se para o currículo instituído no Projeto Pedagógico de Curso (PPC) e o currículo experienciado pelos egressos da licenciatura. Como objetivo central, salienta-se refletir, na perspectiva de egressos, sobre os conteúdos curriculares da habilitação em Ciências Humanas e Sociais da LEDOC/UFERSA. O estudo fez uso da abordagem qualitativa, utilizando do questionário composto por seis questões abertas como técnica para a produção dos dados. Participaram da investigação, 10 egressos da LEDOC/UFERSA, os quais vivenciaram os processos formativos na referida licenciatura entre os anos de 2013 e 2019. Como considerações, os egressos sinalizaram que os conteúdos curriculares vividos na habilitação em Ciências Humanas e Sociais são insuficientes em relação à atuação profissional na Educação Básica, nas disciplinas que constituem a área da habilitação, quais sejam: História, Geografia e Sociologia. De toda forma, assinalaram a boa qualidade da formação inicial no curso, especialmente no que toca à formação pedagógica.</p>2023-03-31T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Educação e Fronteirashttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/16586Os caminhos abertos pela Lei 10.639/03 e a aplicação da educação antirracista nos currículos jurídicos2022-12-06T12:54:54+00:00Vanessa Cristina Lourenço Casotti Ferreira da Palmavanessa.palm@ufms.brEvelyn da Costa Souzaevelyn_costa-souza@hotmail.com<p>Dentre as lutas por reconhecimento travadas pelas vítimas do racismo, o campo jurídico se mostra desafiador. Além dos obstáculos na formulação e implementação de leis em prol da igualdade formal, a conduta dos profissionais do direito influência a efetividade dessas conquistas, revelando uma formação jurídica indiferente à desigualdade racial. Por outro lado, a Lei 10.639/03, ao estabelecer o ensino da história afro-brasileira, abriu caminho para medidas correlatas e a criação de um programa curricular antirracista. Nesse contexto, o presente estudo teve como objetivo analisar a aplicação da educação antirracista nos currículos jurídicos, utilizando uma abordagem hipotético-dedutiva e técnicas de pesquisa bibliográfica e documental. Ao final, constatou-se que a implementação das diretrizes curriculares antirracistas também possibilitou a criação de currículos jurídicos antirracistas.</p>2023-05-26T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Educação e Fronteirashttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/16575O consumo de drogas no ambiente acadêmico da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul2022-12-02T15:01:20+00:00Beatriz Costa Brauerbeatriz.brauer@ufms.brEmily Colle de almeida soaresemily.colle@ufms.brMaria Luísa Vieira Mello de Oliveiramaria.luisa.mello@ufms.brMell Mariane Lima dos Santosmell.mariane@ufms.brPâmela Iohana Nantes Moraespamelaiohanalsz@gmail.comCássio Pinho dos Reiscassio.reis@ufms.br<p>O uso de drogas causa diversos efeitos funestos ao organismo e à vida social, podendo afetar gravemente a saúde do usuário e causar até mesmo dependência. O objetivo deste estudo, é investigar o consumo de drogas entre os discentes da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, atentando ao fato de que os estudantes têm fácil acesso a entorpecentes na universidade e tem seu uso justificado desde a aceitação social até a fuga da realidade ou até mesmo para conseguir boas notas. A pesquisa revelou que a maioria das exposições ocorreu com homens e com maiores de 18 anos. A medida do tempo que o aluno está na universidade, aumenta o seu percentual de uso, sendo que o uso era para momentos de lazer, ou em momentos de semana de prova/final de semestre. Entretanto, muitos já tiveram vontade de usar drogas com o único objetivo de aumentar suas notas.</p>2023-05-26T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Educação e Fronteirashttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/9620Revivendo a escuta e a esperança2022-12-05T19:40:30+00:00Alexandre Cougo de Cougoalexandrecougo@yahoo.com.brCleuza Maria Sobral Diascleuzareitora@furg.br<p>O presente texto constitui um ensaio teórico que busca evidenciar um exercício reflexivo de aproximação político-pedagógica entre a educação de jovens e adultos (EJA) e a educação ambiental (EA), questionando, quais são as contribuições do campo da EA para a práxis pedagógica da EJA? Para isso, a leitura dialógica de referenciais que dialogam com a EA e a EJA em sua historicidade e práxis é essencial. Através deste estudo, foi possível refletir e compreender a importância das contribuições do campo da educação ambiental para a constituição de uma práxis na educação de jovens e adultos que reconheça as bases de uma educação popular problematizadora e emancipadora, voltada para homens e mulheres e consciente da responsabilidade compartilhada pelo cuidado com a vida planetária de todos, humanos e não humanos.</p>2023-05-30T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Educação e Fronteirashttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/16348Educação Ambiental e Direitos da Natureza2022-09-22T14:22:43+00:00Verônica Maria Bezerra Guimarãesveroniguima@gmail.com<p>O presente artigo situa-se no campo das abordagens de ecopolítica, no contexto latino-americano, de crítica à Educação e ao Direito Ambiental e, propõe uma aproximação da Educação com os Direitos da Natureza, cuja base situa-se no reconhecimento da natureza como sujeito de direitos e das sociedades do bem viver. O estudo caracteriza-se como um ensaio teórico hipotético-dedutivo com revisão bibliográfica e análise de dados através de normas jurídicas. Tem como objetivo central indagar se o reconhecimento dos Direitos da Natureza pode contribuir para a construção de propostas teóricas e práticas de uma Educação Ambiental Crítica.</p>2023-10-03T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Educação e Fronteirashttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/16262Educação do campo nos marcos do direito constitucional2022-08-25T13:55:04+00:00Vanderlei Ambonivanderlei.amboni@unespar.edu.br<p align="justify">Este trabalho analisou as lutas sociais em prol da educação do campo como um direito humano-social, explorando como essas lutas levaram à conquista desse direito, as formas de resistências adotadas e a importância da existência material das escolas no campo como um direito constitucional. O trabalho partiu da hipótese de que somente através da luta é possível conquistar e garantir a existência legal das escolas no campo no âmbito da educação rural. O estudo se baseou em documentos produzidos por movimentos sociais, legislações conquistadas e na historiografia sobre a educação no campo. Para isso, adotamos o Materialismo Histórico-Dialético como método de investigação do objeto, permitindo uma compreensão mais profunda do processo histórico e dos fatores econômicos que desempenham um papel nas lutas de classes. Os resultados da pesquisa demonstraram que as lutas sociais são ressignificadas e estão em evolução para a conquista e ampliação dos direitos à educação no campo, crucial para a unificação e enriquecimento das comunidades rurais.</p>2023-10-03T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Educação e Fronteirashttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/17778Competências digitais na educação básica2023-12-06T15:22:05+00:00Heber Ceribelliheber.ceribeli@hotmail.comFrancislê Neri de Souzafns@ua.ptHelena Brandão Vianahbviana2@gmail.comRoberta Rodrigues de Oliveira Guimarãesrobertaguimaraes79@hotmail.com<p>A adoção do ensino híbrido, em muitas escolas, tem obrigado os professores a desenvolverem competências digitais para a integração das tecnologias da informação e comunicação (TIC). O objetivo desta pesquisa foi avaliar o nível de competências digitais dos professores de Ensino Médio numa rede de ensino privado. Trata-se de uma pesquisa de abordagem quali-quantitativa que utilizou o questionário <em>DigCompEdu check-in</em>, instrumento criado para compreender as expectativas, necessidades de formação em competências digitais e desafios com o ensino híbrido, em um grupo de professores do Ensino Médio do interior do Estado de São Paulo. Após a aplicação do instrumento, analisou-se os resultados utilizando o <em>software</em> IBM SPSS Statistics® 22.0 para análise estatística descritiva e inferencial das questões. Os resultados mostraram que os professores têm uma percepção de sua competência digital próxima da realidade, porém autoavaliaram-se em níveis um pouco acima do revelado pelo instrumento <em>DigCompEdu check-in</em>.</p>2023-12-06T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Educação e Fronteirashttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/17799Fanon, os filósofos e a questão do homem negro2023-12-11T23:49:25+00:00Paulo Andradepaulo.andrade@unesp.brRafael César Pittrafaelpittunifap@gmail.com<p>Partindo da teoria pós-colonial enquanto uma área de estudo interdisciplinar que se preocupa com as estruturas históricas, políticas, filosóficas, sociais, culturais, estéticas e seus discursos, este artigo propõe refletir sobre a questão do reconhecimento do sujeito colonial a partir do diálogo que Fanon estabelece com três filósofos (Karl Jaspers, Jean-Paul Sartre e Friedrich Hegel) em Pele negra, máscaras brancas (2008). Será dada atenção especial ao problema do reconhecimento a partir do contraponto que Fanon estabelece com Hegel e a Fenomenologia do espírito (2003), obra na qual o filósofo alemão aborda a lógica do reconhecimento, um dos pontos fulcrais do processo da dialética. Fanon adverte que o homem negro está fora do processo da história, porque é sempre apresentado dentro do circuito fechado da consciência-de-si ou “em-si” e jamais como o estágio da consciência crítica de um “ser-para-si”, uma vez que não lhe é dada a reciprocidade do reconhecimento.</p>2023-12-11T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Educação e Fronteirashttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/17779Da ontologia à ecosofia do turismo2023-12-06T17:40:19+00:00Maria Luiza Cardinale Baptistamalu@pazza.com.br<p>O ensaio apresenta reflexões sobre a urgência de desenvolvimento epistemológico-teórico-prático de uma Ecosofia do Turismo, diante das demandas contemporâneas no cenário de caosmose de guerras múltiplas, pandemias, colapso climático e desafios de superação do Antropoceno. A fundamentação teórica é transdisciplinar e holística, envolvendo Epistemologia da Ciência e do Turismo, na composição de Ecossistemas Turístico-Comunicacionais-Subjetivos; Complexidade, Ecologia dos Saberes e Ecologia; Biologia Amorosa, do Conhecimento e Cultural. As estratégias metodológicas da Cartografia dos Saberes e das Matrizes Rizomáticas são processuais, complexas e plurimetodológicas no plano operacional, envolvendo dimensões: epistemológica, teórica, metódica e técnica. O texto traz, como resultados, reflexões sobre o Turismo e sua deriva histórica. Entre o funcionalismo pragmático desenvolvimentista e o acirramento da crítica do caráter capitalístico, a Ecosofia do Turismo pode nos ajudar a encontrar sinalizadores para o Turismo-Trama – o Turismo em sua dimensão complexa, ecossistêmica, holística – para o Mundo N’Ovo, o Mundo que precisamos ajudar a construir.</p>2023-12-20T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Educação e Fronteirashttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/17727Experiência Estética2023-11-21T06:09:35+00:00Leila Sampaio da Silvasampaio.leila@gmail.comMargaréte May Berkenbrock- Rositomargaretemay@uol.com.brKiara Maia de Oliveirakiaramaiah@gmail.comJuliana Cavalcanti Candeláriajulianacavalcanticandelária@gmail.com<p>A Curadoria Educativa e Experiência Estética apresentam uma lacuna. O presente estudo tem como objetivo compreender a experiência estética na curadoria educativa. Por meio de uma revisão bibliográfica acerca dos conceitos presentes nas produções remanescentes dos últimos 5 anos, foram consultados artigos em dois bancos de dados. A seleção abrangeu os artigos que mais se aproximam das temáticas em questão. Os dados foram organizados em um quadro para facilitar a análise. Na interpretação desses dados, adotou-se a hermenêutica filosófica. Nessa perspectiva, o pesquisador encontra limitações impostas por sua própria historicidade, revelando assim o horizonte histórico e o caráter da tradição. Os resultados obtidos indicam a necessidade de abordar a curadoria educativa alinhada a aspectos estéticos e éticos, visando o desenvolvimento da autonomia dos sujeitos. Além disso, surgem questionamentos acerca da consolidação da curadoria educativa nas formações iniciais e da sua importância nas formações continuadas dos educadores de Arte.</p>2023-12-20T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Educação e Fronteirashttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/15993O estágio supervisionado na formação do professor de educação infantil2024-02-15T00:16:51+00:00Isadora de Souza Nogueiraisa_s_n@hotmail.comEdvonete Souza de AlencarEdvoneteAlencar@ufgd.edu.brRosemeire Messa de Souza Nogueirarosemeirenogueira@ufgd.edu.br<p>Este artigo tem como objetivo refletir sobre o estágio na educação infantil e suas contribuições para a formação do futuro professor da primeira etapa da educação básica, com base no estágio realizado por um estudante do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Grande Dourados (UFGD) em 2019. A metodologia adota uma perspectiva crítica da educação e inclui os seguintes procedimentos: análise do relatório reflexivo elaborado para o componente curricular “Estágio Supervisionado em Ensino Infantil I”, o qual descreve um estágio realizado na creche de um Centro Municipal de Educação Infantil em Dourados (MS); o relatório inclui observação participativa e aplicação de um questionário semiestruturado para complementar os dados observacionais, além da elaboração e execução de um projeto de ação pedagógica voltado para bebês. Além disso, são realizados estudos bibliográficos e análise da legislação brasileira que fundamentam a reflexão. Como resultado, observa-se a construção de conhecimento na profissão docente que contribui para a formação do futuro professor durante o estágio.</p>2023-12-21T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Educação e Fronteirashttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/18140O Mobral (Movimento Brasileiro de Alfabetização) no município de Londrina (1970–1983)2024-03-09T14:08:40+00:00Tainã Aparecida Teixeira da Silvataina.teixeira@uel.brTony Honoratotonyhonoratu@gmail.comCarolina Martincaromartin@uol.com.br<p>O foco deste artigo reside na análise do Movimento Brasileiro de Alfabetização (MOBRAL) no contexto do município de Londrina durante o período de 1970 a 1983. Esse programa nacional de alfabetização de jovens e adultos foi implementado durante o período da Ditadura Civil-Militar, que abrangeu os anos de 1967 a 1985. Assim, o objetivo está em analisar a implantação e desenvolvimento do Mobral em Londrina (1970-1983), com o intuito de compreender como foi organizado nos diferentes espaços municipais. Os procedimentos metodológicos se baseiam em pesquisa bibliográfica e análise documental de legislações e fontes disponíveis no Museu Escolar de Londrina (MEL), estas últimas, por sua vez, delimitaram o recorte temporal. Os resultados revelam que os municípios foram os grandes protagonistas do Mobral. Em Londrina, por um lado, é inegável que foi dada uma oportunidade de escolarização a muitas pessoas, por outro lado, houve obstáculos na organização, planejamento, recursos humanos e didáticos, financiamento e infraestrutura, principalmente nas periferias e áreas rurais.</p>2023-12-21T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Educação e Fronteirashttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/17801Estado do conhecimento2023-12-12T00:40:37+00:00Karina Pessoa de Queirozqueiroz.karina@hotmail.comCiclene Alves da Silvaciclenealves@uern.br<p>Este trabalho objetiva descrever e sistematizar as pesquisas realizadas dos anos de 2011-2021, que apresentam discussão em torno do IDEB e a busca por resultados quantitativos e/ou qualitativos da educação. Os dados foram analisados através de duas categorias, a partir da Análise do Discurso (AD) de Foucault (2008), por meio do método arquegenealógico, sendo elas: regularidades discursivas e a dispersão. Identificou-se, como regularidades discursivas, a fragilidade do IDEB como indicador da qualidade do ensino nas escolas públicas, além de uma concepção de qualidade voltada para o mercado de trabalho e empregabilidade. Ademais, a maquinaria do IDEB influencia na busca por resultados que representam o quantitativo no âmbito educacional. Quanto à dispersão, constatou-se que, embora o IDEB não seja um reflexo preciso da qualidade da educação, não foram identificadas atitudes de resistência em relação ao índice, pois as ações destinadas a alcançar resultados considerados satisfatórios continuam sendo desenvolvidas.</p>2023-12-21T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Educação e Fronteirashttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/17639O sentido da Formação do Pedagogo2023-10-16T23:09:51+00:00Simone de Magalhães Vieira Barcelossimone.barcelos@ueg.brGed Guimarãesged.guimaraes@ueg.brPaulo Henrique da Costa Moraispaulohenrique2598@hotmail.com<p>O artigo revisita a participação efetiva da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (FE/UFG) no movimento de resistência e ruptura ao modelo de Curso de Pedagogia por habilitações. Este trabalho é um resultado parcial da pesquisa interinstitucional “A história da educação superior em Goiás entre os anos de 1980 e 1993: o sentido da formação do pedagogo”, e destaca os desdobramentos do projeto de sociedade fundamentado na tendência produtivista. A resistência e ruptura da FE/UFG às habilitações e a epistemologia que a sustentava se expressou na defesa de uma formação com base na docência no Curso de Pedagogia. Em 1984, o professor Ildeu Moreira Coêlho protagonizou essa defesa a partir da FE/UFG e, juntamente com intelectuais como Paulo Freire, Marilena Chauí, Carlos Rodrigues Brandão, dentre outros, compuseram os debates. É histórica a discussão em torno do Curso de Pedagogia, debate perpassado por uma correlação de forças, disputas e interesses que extrapolam o campo da educação. Desse modo, é contundente a necessidade de considerar as mais recentes discussões apresentadas pelas diretrizes curriculares que se pretendem ver implantadas para os cursos de Pedagogia, em uma forma de adequar os cursos de formação de professores à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Assim, o debate sobre o sentido da formação do pedagogo permanece fundamental.</p>2023-12-21T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Educação e Fronteirashttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/17584Políticas educacionais para a Educação Básica em região de fronteira2023-09-29T23:09:16+00:00Mara Lucinéia Marques Correa Buenomara.marques@ufms.brGabriela Pereira dos Santosgabi97369@gmail.com<p>O presente artigo tem por objetivo principal analisar os planos de educação sancionados válidos para a década de 2014 a 2024, desde o nacional até chegar à realidade municipal, buscando compreender de que forma os mesmos se posicionam quando se fala da especificidade em região de fronteira. A metodologia escolhida foi de caráter qualitativo, partindo para análise documental e bibliográfica, possuindo como foco os Planos de Educação, buscando responder ao questionamento “qual a necessidade de políticas públicas educacionais específicas para a etapa da educação básica em região de fronteira?”. O artigo dividiu-se em três seções, salvo a introdução e conclusão, a primeira discorre sobre políticas públicas educacionais que se desenvolveram com o tempo e qual sua importância. Já a segunda seção realiza uma análise do Plano Nacional de Educação e do Plano Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul. Por fim, na terceira seção, faz-se uma análise do Plano Municipal de Educação de Ponta Porã (MS). Como resultado, foi possível observar que políticas públicas são essenciais para que ações ocorram no cenário educacional, e, que regiões fronteiriças necessitam de maior atenção e desenvolvimento de programas específicos que contemplem suas especificidades.</p>2023-12-22T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Educação e Fronteirashttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/17156Estímulos para o desenvolvimento das habilidades éticas2023-05-31T22:24:37+00:00José Paulo dos Santos Rosas de Castropaulocastroslz@gmail.comRita de Fátima da Silvarita.fatima@ufms.br<p>A educação fundamental é um momento crucial na construção dos valores em que se assentam os comportamentos sociais dos indivíduos. Assim, julga-se oportuno proporcionar uma triangulação entre os saberes que abordam o desenvolvimento das habilidades éticas e os dados obtidos no âmbito desta investigação. Reconhece-se que este acoplamento teórico poderá permitir inferências que desenvolvam novos modelos pedagógicos, que edifiquem uma sociedade mais justa e democrática. Surge assim problemática principal da pesquisa: A educação fundamental acolhe os estímulos para o desenvolvimento das habilidades éticas de seus educandos? Teve-se como objetivos específicos da pesquisa: observar, registrar e analisar, as práticas pedagógicas e os conhecimentos dos docentes sobre a ética e o desenvolvimento das habilidades éticas nas crianças. Para cumprir tais objetivos, iniciou-se com uma pesquisa bibliográfica e documental para substanciar as inferências, fizeram-se entrevistas com profissionais em efetiva docência buscando identificar os conceitos, os conhecimentos e as práticas deste grupo sobre as temáticas principais da pesquisa e refletiu-se sobre os dados obtidos, ao longo das diversas etapas, de forma analítica e metodológica. Diante da análise se chegou à conclusão de que a educação escolar pública, dentro do recorte específico, acolhe, em suas atividades pedagógicas, os estímulos para o desenvolvimento de habilidades éticas.</p>2023-12-22T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Educação e Fronteirashttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/17629O gestor escolar frente aos desafios da escolarização dos alunos com deficiência visual2023-10-11T00:50:49+00:00Patrícia Teixeira Moschen Lievoreprofpatriciamoschen@gmail.comDouglas Christian Ferrari de Melodochris.ferrari@gmail.com<p>O presente <em>artigo</em> é a apresentação dos resultados da análise de dados da <em>dissertação de Mestrado “O gestor escolar frente aos desafios da escolarização dos alunos com deficiência visual”</em>, cujo objeto foi analisar a importância da atuação do gestor escolar na articulação das políticas públicas educacionais direcionadas aos estudantes com deficiência visual, investigando os desafios e mostrando algumas possibilidades. A metodologia escolhida para a realização da pesquisa foi a Etnografia. Os sujeitos desta pesquisa foram os gestores escolares de duas escolas do município de Colatina (ES), sendo uma escola estadual e outra municipal. Para se chegar aos resultados pretendidos, foram utilizados os instrumentos: observação participante e entrevistas semiestruturadas. Como resultado, foi possível observar que os gestores escolares enfrentam muito desafios para a escolarização dos alunos com deficiência visual, entretanto a maior dificuldade, diz respeito à formação dos professores e dos próprios gestores escolares e a Gestão Democrática é muito importante para o processo de escolarização dos alunos público da Educação Especial.</p>2023-12-22T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Educação e Fronteirashttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/16945A gestão democrática e a sua aplicação no âmbito escolar2023-04-01T13:39:22+00:00Márcio Donizetti Rochamarcionews@gmail.comJosé Anderson Santos Cruzanderson.cruz@unesp.br<p>O objetivo deste artigo é identificar os trabalhos desenvolvidos nos últimos 5 anos sobre gestão democrática e suas subáreas e verificar as mais observadas pelos educadores. Buscamos por “democracia”, “gestão democrática” ou derivados, nos títulos e palavras-chave. Encontramos 27 artigos, porém, seis foram descartados, pois não estavam no escopo, relacionado à educação básica brasileira. Destarte, o novo modelo de gestão escolar propõe a construção de instituições autônomas, capazes de tomar decisões, elaborar projetos institucionais, administrar os recursos e escolher estratégias profícuas (BRASIL, 2006c, p. 19). Necessita-se focar na administração no aluno, considerando os indivíduos-alvo de sua ação, entendendo as atividades para além de exclusivamente administrativas ou pedagógicas. Assim, é fulcral pensar em uma gestão democrática e participativa, na qual a comunidade escolar participa, de maneira autônoma e descentralizada, das atividades e decisões. Logo, urge debater educação, uma vez esta não é preparação para a vida, mas é a própria vida.</p>2023-12-22T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Educação e Fronteirashttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/16928As publicistas no século XIX2023-06-13T12:51:48+00:00Fernanda Daniella de França Bezerrilfernandafrancacs@gmail.comCharliton José dos Santos Machadocharlitonlara@yahoo.com.brFabiana Senafabianasena@yahoo.com.brIsabela Nathália Nunes Tristão ristaoisabela@gmail.com<p>Este trabalho tem como objetivo apresentar a escrita de mulheres nos jornais das províncias da Paraíba e Pernambuco, onde as mulheres deram início ao processo de criação do espaço público feminino para suas ideias republicanas. Para tanto, este estudo está inscrito na abordagem teórico-metodológica da Nova História Cultural. Os jornais pesquisados para este trabalho se encontram no Instituto Histórico e Geográfico da Paraíba, localizado no Centro da cidade de João Pessoa. Estes foram compreendidos como objeto da cultura escrita de um determinado tempo e lugar, atentando para suas práticas de que são provenientes. Assim, a participação das mulheres nos jornais do XIX mostra como essas publicistas trabalhavam no propósito de emancipar as mulheres dos limites patriarcais. A imprensa lhes serviu como espaço de tribuna, lugar onde é possível compreender uma comunidade de leitoras, dando visibilidade ao que escreviam ou pensavam em uma determinada época e lugar.</p>2023-12-23T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Educação e Fronteirashttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/17859Competências do profissional de psicologia para atuação no âmbito docente2024-01-02T17:29:02+00:00Eveline Ernica Borgeseve_borges@outlook.comFelipe Maciel dos Santos Souzafelipesouza@ufgd.edu.br<p>Compreender as competências no âmbito docente é um fator primordial para uma atuação profissional eficaz. Com isso, a imersão de um psicólogo clínico como docente expõe a necessidade de amplificar outras habilidades, no qual, fará com que o profissional consiga se desenvolver em meio ao ambiente docente. Objetivo desse estudo é investigar qual são as competências que se fazem necessárias para atuação na área de docência, expondo as competências principais do profissional de psicologia, visando compreender a importância da formação continuada. Diante disso, por meio da revisão integrativa, foi observado que o desenvolvimento de competências no âmbito educacional, tornou-se um constante aprendizado para a aquisição e o desenvolvimento de habilidades, através de experiência profissional e da formação continuada.</p>2023-12-23T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Educação e Fronteiras