Protagonismo Juvenil

Percepções de estudantes a respeito da formação cidadã e do controle social

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/eduf.v11iesp.1.16496

Palavras-chave:

Percepções, Ensino médio integrado, Protagonismo juvenil, Formação cidadã, Controle social

Resumo

Este artigo tem como objetivo partilhar experiências desde as rodas, danças e brincadeiras das culturas brasileiras, reconhecendo estes lugares enquanto espaços potentes para exercitarmos um projeto de educação que valorize e reconheça diferentes saberes. Então, fundamentadas nas nossas trajetórias, experiências e em diálogo com autores e autoras construiremos os caminhos para o diálogo neste trabalho. Sabendo que aprendemos e ensinamos a todo o tempo, em diferentes espaços, e que a vida é oportunidade de compartilhar saberes e experiências, apresentamos aqui algumas reflexões desde as nossas experiências em educação envolvendo temas como a ludicidade, coletividade, relações étnico-raciais e brincadeiras. Como resultados desta trama tecida a tantas cores, desenhos e possibilidades, desejamos ampliar caminhos para que cada vez mais possamos exercer com responsabilidade nosso fazer pedagógico e que este seja pluriversal, reconhecendo e respeitando a diversidade de saberes.

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Biografia do Autor

Assis Leão da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco

Docente e Pró-reitor de ensino do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco.

Maria Dayana Lopes de Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco

Auditora Interna do Instituto Federal de Pernambuco.

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Publicado

2021-10-30

Como Citar

SILVA, A. L. da; OLIVEIRA, M. D. L. de. Protagonismo Juvenil: Percepções de estudantes a respeito da formação cidadã e do controle social. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 11, n. esp.1, p. e021011, 2021. DOI: 10.30612/eduf.v11iesp.1.16496. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/16496. Acesso em: 19 abr. 2024.