v. 9 n. 27 (2019): Dossiê “Formação de Professores para a Infância: História, Políticas, Diversidade e Cultura”

					Visualizar v. 9 n. 27 (2019): Dossiê “Formação de Professores para a Infância: História, Políticas, Diversidade e Cultura”
Publicado: 2019-09-23

Apresentação

  • Apresentação

    Alessandra Cristina Furtado
    1-2
    DOI: https://doi.org/10.30612/eduf.v9i27.12605

Editorial

  • Editorial do Dossiê - Formação de Professores para a Infância: História, Políticas, Diversidade e Cultura

    Miria Izabel Campos, Larissa Wayhs Trein Montiel
    3-9
    DOI: https://doi.org/10.30612/eduf.v9i27.12606

Dossiê “Formação de Professores para a Infância: História, Políticas, Diversidade e Cultura”

  • Políticas de Formação Docente para a Educação Infantil

    Fabiana Silva Fernandes, Moysés Kuhlmann Jr.
    10-22
    DOI: https://doi.org/10.30612/eduf.v9i27.12608
  • Além de um Programa Curricular: a formação estética de professoras/educadoras das infâncias

    Luciana Esmeralda Ostetto, Maria Assunção Folque, Isabel Bezelga
    23-35
    DOI: https://doi.org/10.30612/eduf.v9i27.12609
  • Viagens escolares de crianças do campo: a construção da cultura de pares

    Giana Amaral Yamin, Marisa de Fátima Lomba de Farias, Juliane Ferreira Vieira
    36-46
    DOI: https://doi.org/10.30612/eduf.v9i27.12617
  • Políticas de formação de leitores no final da década de 1960: Nancy Larrick (1969) e as orientações para pais e professores

    Franciele Ruiz Pasquim, Vivianny Bessão de Assis
    47-58
    DOI: https://doi.org/10.30612/eduf.v9i27.12620
  • A Educação bilíngue para crianças surdas: surdez como experiência e infância como potência

    Lucyenne Matos da Costa Vieira-Machado, Keila Cardoso Teixeira
    59-68
    DOI: https://doi.org/10.30612/eduf.v9i27.12624
  • Os bebês e a Educação Infantil: concepções de pedagogas em processo de formação inicial

    Débora de Barros Silveira, Adriana Mendonça Pizatto
    69-80
    DOI: https://doi.org/10.30612/eduf.v9i27.12631
  • Formação continuada para a etapa da Educação Infantil: caminhos de reflexões e saberes

    Roseli Maria Rosa de Almeida, Felipe Silva Vedovoto
    81-88
    DOI: https://doi.org/10.30612/eduf.v9i27.12636
  • Gênero, Sexualidade e Educação Infantil: Memorial de Formação

    Miria Izabel Campos
    89-102
    DOI: https://doi.org/10.30612/eduf.v9i27.12646
  • As trajetórias de formação de professores no município de Naviraí (1960 – 2012)

    Larissa Wayhs Trien Montiel, Luciene Clea da Silva, Adriana Horta de Faria, Giseli Tavares de Souza Rodrigues
    103-117
    DOI: https://doi.org/10.30612/eduf.v9i27.12640

Artigos Demanda Contínua

  • A formação da normalista para atuar com crianças no México: experiências de mobilidade acadêmica

    María Cristina Lara Bada, María Guadalupe Ñeco Reyna, Vanessa Kusminski
    118-128
    DOI: https://doi.org/10.30612/eduf.v9i27.12775
  • Monitoramento e avaliação nos Planos Municipais de Educação de São Paulo

    Silvio Cesar Nunes Militão, Maria Alice de Miranda Aranda
    129-140
    DOI: https://doi.org/10.30612/eduf.v9i27.12643
  • Questões curriculares na era Vargas (1930-1945): o caso da Escola Étnica Japonesa Visconde de Cairu

    Stephanie Amaya, Jacira Helena do Valle Pereira Assis
    141-153
    DOI: https://doi.org/10.30612/eduf.v9i27.12644

Resenhas

  • Resenha do livro "Formação docente para a Educação Infantil: experiências em curso"

    Vivian Iwamoto
    154-156
    DOI: https://doi.org/10.30612/eduf.v9i27.12645