Formação continuada para a etapa da Educação Infantil: caminhos de reflexões e saberes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/eduf.v9i27.12636

Palavras-chave:

Formação continuada. Educação Infantil. Ludicidade.

Resumo

Os avanços científicos, históricos e culturais passaram a considerar a criança como sujeito que tem sua própria singularidade. Isso trouxe novas configurações do brincar como ferramenta essencial para o desenvolvimento infantil. Para refletir sobre esses aspectos, o projeto de extensão universitária “Jogos, Brinquedos e Brincadeiras: a infância e sua singularidade”, desenvolvido na UFMS/Campus de Naviraí/MS, no período de junho a novembro de 2019, com carga horária de 40 horas para o público participante, inclui palestras, exposições de jogos, brinquedos, brincadeiras e oficinas de produção de materiais. O público-alvo é composto de professores/as da educação infantil, coordenadores/as e acadêmicos/as do Curso de Pedagogia. O objetivo geral do trabalho é o de implementar ações de formação de professores da etapa da educação infantil visando discutir, selecionar e produzir recursos pedagógicos que darão suporte à ação educativa em Centros Integrados de Educação Infantil de Naviraí/MS. Espera-se, com os objetivos específicos: a) discutir pesquisas sobre o brincar na educação infantil; b) analisar jogos, brinquedos, brincadeiras e as estratégias metodológicas para o trabalho com esses suportes na educação infantil; e c) produzir materiais para o uso em instituições de educação infantil.

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Publicado

2020-09-23

Como Citar

ALMEIDA, Roseli Maria Rosa de; VEDOVOTO, Felipe Silva. Formação continuada para a etapa da Educação Infantil: caminhos de reflexões e saberes. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 9, n. 27, p. 81–88, 2020. DOI: 10.30612/eduf.v9i27.12636. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/educacao/article/view/12636. Acesso em: 25 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê “Formação de Professores para a Infância: História, Políticas, Diversidade e Cultura”