Conceitos tecnológicos voltados a educação: as novas formas de aprender

Autores

  • Jean Roque Santos Lezme Unicesumar - Centro Univeristário Cesumar
  • Isabela Isabela Quaglia Unicesumar

Palavras-chave:

Rádio Web. PodCast. e‐Learning. MOOC. m‐Learning. Aplicativos educacionais.

Resumo

Esta pesquisa propôs como tema de estudo a inclusão dos novos conceitos tecnológicos voltados à educação, as novas formas de aprender e ensinar. O intuito deste trabalho foi o de verificar como a tecnologia esta inclusa no meio educacional, tecendo um paralelo entre seu conceito e sua aplicação. Para seu desenvolvimento foi feita uma revisão bibliográfica acerca de e-Learning, MOOC, Rádio Web, PodCast, m-Learning e aplicativos educacionais.. A metodologia adotada na pesquisa é exploratória, com a finalidade de promover maior familiaridade com o tema, tendo abordagem quantitativa. O trabalho teve como conclusão que a inclusão das tecnologias na educação não pode ser considerada como algo inovador, e sim uma adequação ao novo estilo de vida, no qual, a tecnologia tem como objetivo sanar necessidades dos novos tempos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jean Roque Santos Lezme, Unicesumar - Centro Univeristário Cesumar

Garduado em Administração, aluno do Programa de Pós-graduação em EAD e as Tecnologias Educacionais e  Engenharia de Produção da Unicesumar Centro Univeristário Cesumar. Atua como Professor de Graduação e como Tutor Online nos cursos de Graduação da Unicesumar.

Isabela Isabela Quaglia, Unicesumar

Mestre em Promoção da Saúde - (linha de pesquisa em Educação e Tecnologias na Promoção da Saúde), Especialista em Educação a Distância e as Tecnologias Educacionais, Graduada em Pedagogia com Bacharelado em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica; Licenciatura em Educação Infantil - anos iniciais do Ensino Fundamental e Disciplinas Pedagógicas do Ensino Médio pela UniCesumar - Centro Universitário Cesumar. Participa do grupo de pesquisa do CNPq Formação Docente (GPFD) e Comunicação no ambiente digital (COMAMDI) e é membro da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED). Atualmente é Assessora de Coordenação de Ensino de Graduação, Professora Orientadora e Professora Avaliadora dos Cursos de Pós-graduação em Educação do Núcleo de Educação a Distância (NEAD) da UniCesumar - Centro Universitário Cesumar e Tutora Orientadora de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) no Curso de Pedagogia (modalidade a distância) da Universidade Estadual de Maringá (UEM)Mestre em Promoção da Saúde - (linha de pesquisa em Educação e Tecnologias na Promoção da Saúde), Especialista em Educação a Distância e as Tecnologias Educacionais, Graduada em Pedagogia com Bacharelado em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica; Licenciatura em Educação Infantil - anos iniciais do Ensino Fundamental e Disciplinas Pedagógicas do Ensino Médio pela UniCesumar - Centro Universitário Cesumar. Participa do grupo de pesquisa do CNPq Formação Docente (GPFD) e Comunicação no ambiente digital (COMAMDI) e é membro da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED). Atualmente é Assessora de Coordenação de Ensino de Graduação, Professora Orientadora e Professora Avaliadora dos Cursos de Pós-graduação em Educação do Núcleo de Educação a Distância (NEAD) da UniCesumar - Centro Universitário Cesumar e Tutora Orientadora de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) no Curso de Pedagogia (modalidade a distância) da Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Referências

BUFARAH Jr, A. Rádio e Internet: desafios e possibilidades. In: XXVII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Porto Alegre, RS. 2003.

BOTTENTUIT, João Batista Jr. Podcast em educação: um contributo para o estado da arte. Instituto de Educação e Psicologia da Universidade do Minho – UMINHO, Braga, Portugal, 2007.

__________. Uso da Ferramenta Podcast e da Metodologia Webquest na Educação a Distância. Revista EducaOnline, Volume 7, Nº 3, Setembro/Dezembro, 2013.

__________. M‐Learning e Webquests: as novas tecnologias como recursos pedagógicos. Educação & Tecnologia, v.12, 2006.

CARVALHO, Paula M. Rádio na Internet: Um espaço de Experimentação, Educação e Comunicação. In: XXX Congresso Brasileiro de Ciências da

Comunicação, Santos, 2007.

GOMES, Maria João. Gerações de Inovação Tecnológica no Ensino a Distância. Revista Portuguesa de Educação, Braga, 2003.

ITZKOVITCH, Avi. Interactive eBook apps: The Reinvention of Reading and Interactivity. College for Creative Studies Graduate Programs‐UX Magazine, 2012.

LIMA, Jorge R. & CAPITÃO, Zélia. e‐Learning e‐Conteúdos: Aplicações das teorias tradicionais e modernas de ensino e aprendizagem à organização de e‐cursos. Centro Atlântico Ltda., Portugal, 2003.

LITTO, Frederic M. Educação a Distância: o estado da arte. São Paulo, SP: Person Education do Brasil, 2009.

MATTAR, João. Aprendizagem em ambientes virtuais: teorias, conectivismo e MOOCs. Teccogs. nº 7, p 156. Jan – Jun, 2013.

CRUZ, Maria. Educação na Grécia Antiga. Educação Pública. ISSN: 1984‐6290. CECIERJ, 2007.

MESQUITA, Isabel Chaves Araújo. A evolução gráfica do livro e o surgimento dos e‐books. In: X Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste – São Luis, MA – 12 a 14 de junho de 2008.

MORAN, José. Novas tecnologias já estão mudando radicalmente o ambiente escolar. Globo educação. Globo Comunicações e Participações S.A, 2013.

SANCHO, Juana María. Tecnologias para transformar a educação; tradução Valério Campos. Porto Alegre, RS: Artmed, 2006.

SIEMENS, George. Connectivism: Learning Theory or Pastime of the Self‐Amused? Elearspace, 2008.

TEIXEIRA, Marcelo M. & SILVA, Bento D. Rádio Web & Podcast: Conceitos e Aplicações no Ciberespaço Educativo. In: ICONO 14 – Nº 4, Madri, 2010.

TEDESCO, Juan Carlos. Educação e Novas Tecnologias: esperanças ou incerteza? – Tradução de Claudia Berliner, Silvana Cobucci Leite – São Paulo: Cote; Buenos Aires: Instituto Intenacional de Planejamento de la Educacion; Brasilia: UNESCO, 2004.

UNIVERSIA, Portugal. Infográfico: os desafios dos MOOCs. Universia Portugal, 2014.

Downloads

Publicado

2014-11-06

Como Citar

Lezme, J. R. S., & Quaglia, I. I. (2014). Conceitos tecnológicos voltados a educação: as novas formas de aprender. EaD & Tecnologias Digitais Na Educação, 2(3), 59–71. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/ead/article/view/3273

Edição

Seção

Artigos