O Patrimônio Cultural no Ensino de História: entre teoria e prática

Autores

  • Maria Helena Pinto Universidade do Porto (UP)

DOI:

https://doi.org/10.30612/frh.v21i38.11478

Palavras-chave:

Educação Patrimonial. Educação Histórica. Pensamento Crítico. Consciência Patrimonial.

Resumo

O ensino de história, se transmitir um conhecimento histórico factual e acabado, baseado numa narrativa única e numa identidade nacional exclusiva, pode produzir inúmeros obstáculos à construção da compreensão e consciência históricas dos alunos. A investigação em Ensino de História, em Educação Histórica e em Educação Patrimonial, realizada nas últimas décadas com professores e estudantes, tem procurado promover o ensino e a aprendizagem de conteúdos substantivos e conceitos disciplinares, o questionamento e discussão sobre diferentes fontes e o desenvolvimento do pensamento analítico e crítico. Estes objetivos apoiaram estudos de investigação, de natureza qualitativa, sobre a utilização do património cultural em aulas de história, e como este auxilia ou restringe o desenvolvimento de uma consciência patrimonial e a compreensão das interpretações históricas. De entre as conclusões principais da investigação relatada, destacam-se as vantagens da exploração do meio local, a partir de problemas próximos interesses dos alunos, analisando diversas fontes, materiais e imateriais, questionando, levantando hipóteses e construindo interpretações baseadas em evidências.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Helena Pinto, Universidade do Porto (UP)

Doutora em Ciências da Educação (História e Ciências Sociais) pela Universidade do Minho, Portugal. Professora da Universidade do Porto - Faculdade de Letras - CITCEM - Centro de Investigação Transdisciplinar «Cultura, Espaço e Memória»: Porto, Portugal.

Publicado

2019-12-18

Como Citar

Pinto, M. H. (2019). O Patrimônio Cultural no Ensino de História: entre teoria e prática. Fronteiras, 21(38), 10–28. https://doi.org/10.30612/frh.v21i38.11478

Edição

Seção

DOSSIÊ 16: HISTÓRIA, PATRIMÔNIO CULTURAL E PRÁTICAS EDUCATIVAS