Arquitetura Histórica e o Ensino de História
DOI:
https://doi.org/10.30612/frh.v21i38.11487Palavras-chave:
Linguagem arquitetônica. Arquitetura poaieira. Patrimônio Cultural. Ensino reflexivo. História do Brasil.Resumo
O artigo tem como objeto a relação entre a arquitetura e o ensino de história, com a proposta de utilizar a arquitetura como uma linguagem para o ensino de História. Desta forma, tem como objetivo apresentar uma construção histórica, denominada de “Arquitetura Poaieira”, como proposta para o ensino de história e, também como prática à educação patrimonial. Arquitetura poaieira é uma representação singular do patrimônio cultural edificado no Centro Oeste brasileiro, localizado à margem direita do Rio Paraguai, em Mato Grosso. A arquitetura resistente no tempo presente em interface com a pesquisa e o ensino de História dá visibilidade para a vida social e as relações de poder que ainda se constituem na localidade em estudo. Metodologicamente o texto foi construído tendo como referências estudos da história da arquitetura, da história e do ensino de história. O uso da arquitetura com linguagem para o ensino de história não se limita à edificação construída, mas em todo o processo de investigação que possibilite ao professor trabalhar com seus alunos de maneira reflexiva. Os passos metodológicos para o ensino de história, tendo a arquitetura histórica como referência devem ser construídos no diálogo que permita: a observação, a identificação, a comparação, a contextualização, a interpretação, e a análise da edificação estudada.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2019-12-18
Como Citar
Oliveira, C. E. de. (2019). Arquitetura Histórica e o Ensino de História. Fronteiras, 21(38), 90–103. https://doi.org/10.30612/frh.v21i38.11487
Edição
Seção
DOSSIÊ 16: HISTÓRIA, PATRIMÔNIO CULTURAL E PRÁTICAS EDUCATIVAS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autoras e autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autoras e autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autoras e autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online, como em repositórios institucionais ou em páginas pessoais, a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).